Pele oleosa: você tem esse tipo de pele? Normlamente, esse tipo de pele também costuma sofrer com poros dilatados, cravos e espinhas.

Todas essas características são reflexo do excesso de oleosidade no rosto. Se este for o seu caso, sabe que precisa redobrar os cuidados com a rotina de skincare para prevenir a oleosidade excessiva, o entupimento dos poros, e as lesões de acne, como cravos e espinhas.

Ou seja, é sim possível domar seguindo uma rotina de skincare adequada e outros cuidados importantes para a pele oleosa. Mas como?

É simples, basta adotar uma rotina de limpeza de pele profunda e regrada, usando produtos específicos para controlar esses incômodos, além de investir em um hidratante específico que não deixe a região com aquele aspecto pesado.

Publicidade

Quer saber mais? Leia esse artigo completo sobre pele oleosa e aprenda a lidar com essa condição no seu dia a dia!

 pele oleosa

Mulher morena de coque, sorrindo. Crédito da foto: Freepik

O que é a pele oleosa?

Primeiramente, a pele oleosa leva este nome devido à alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Essa condição se torna mais comum durante a adolescência por conta das alterações hormonais – quando os jovens começam a ter um aumento da testosterona, que estimula a glândula sebácea a produzir mais oleosidade, facilitando a formação e o aparecimento de cravos e espinhas.

Quais são as características da pele oleosa?

  • Brilho intenso;
  • Sensação pegajosa;
  •  Tendência à acne, espinhas e cravos;
  • Poros dilatados e irregulares.

O que causa oleosidade na pele oleosa?

  • Lavar o rosto muitas vezes ao dia;
  • Usar um produto contraindicado para a pele oleosa;
  • Fazer a limpeza de pele com as mãos sujas;
  • Usar água quente para lavar o rosto, causando o efeito rebote;
  • Falta de hidratação na pele;
  • Poluição;
  • Alimentos gordurosos;
  • Se expor ao sol excessivamente e sem proteção.

Pele oleosa durante a menopausa

Durante a menopausa, muitas mulheres notam que a pele fica mais opaca e ressecada. Por outro lado, também existe a possibilidade das mulheres apresentarem uma pele mais oleosa durante esse período.

Isso acontece devido à queda do estrogênio, que proporciona a acentuação de outro hormônio que não cai na mesma velocidade: a testosterona – do qual pode levar ao aumento de pelo, da oleosidade e até mesmo a acne.

Publicidade

A pele negra é mais oleosa?

Da mesma forma, a pele negra possui características únicas, como uma fibra de colágeno mais densa e uma proteção solar natural.

Mas, além disso, quem possui este fototipo, também apresenta glândulas sebáceas maiores, que produzem mais sebo e, consequentemente, fazem aumentar a oleosidade.

Por isso, a pele negra possui uma grande tendência à oleosidade.

Vitamina C para o rosto: quem tem a pele oleosa pode usar?

Assim também, a vitamina C pode ser usada em qualquer tipo de pele, pois o ativo é hidrossolúvel e não está presente apenas nos dermocosméticos com textura oleosa.

O que difere o seu uso é o veículo, o textura, para não aumentar a carga oleosa da pele – quanto mais leve, mais adequado para quem tem mais oleosidade.

Ativos indicados para a pele oleosa

  • Ácido salicílico: agente químico que induz a renovação celular, regula a oleosidade da pele e possui ação anti-inflamatória. Tem a capacidade de permeação nos poros ajudando na remoção da camada queratinizada, sendo indicado para a desobstrução dos poros;
  • LHA: é um derivado do ácido salicílico. Possui ação queratolítica, que ajuda a impedir a formação de cravos, sem provocar irritação. É uma substância suave que pode ser usada em qualquer tipo de pele, sendo as oleosas mais beneficiadas;
  • Nicotinamida: é uma vitamina essencial do complexo B. Sua substância é capaz de reduzir o ressecamento e melhorar a textura da pele, além de ter ação anti-inflamatória. O ativo ajuda a evitar o surgimento de cravos e espinhas;
  • Zinco: o mineral é responsável diminuir a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. A substância também ajuda a regular o excesso de brilho e, consequentemente, a formação de cravos e espinhas.

Quais produtos para a pele oleosa é ideal usar?

São eles:

Publicidade
  • Gel de limpeza;
  • Hidratante para pele oleosa;
  • Solução micelar;
  • Spray com zinco;
  • Tratamento antiacne;
  • Protetor solar com toque seco.
 pele oleosa

Moça loira, de cabelo curto, sorrindo, com algumas espinhas no rosto. Crédito da foto: Freepik

5 hábitos simples que vão melhorar a sua pele oleosa

Se você deseja controlar essa situação, separamos 5 hábitos simples que vão mudar sua pele para melhor. Veja só o que fazer:

1. Lavar o rosto duas vezes ao dia

Lavar o rosto é muito mais que uma etapa na rotina de cuidados com a pele oleosa!. Entre os benefícios, a limpeza da pele ajuda a remover resíduos, restos de produto, maquiagem e o excesso de oleosidade.

Sendo assim, mesmo estando em casa, lave o rosto duas vezes ao dia um sabonete líquido que limpa profundamente e elimina a oleosidade sem agredir a pele.

2. Aplicar umprotetor hidratanteapós a limpeza

Depois de lavar o rosto com sabonete líquido, é importante passar um protetor hidratante para prevenir o efeito rebote da oleosidade e também proteger o rosto contra os raios UVA e UVB.

Se você não quer que o excesso de brilho ocorra novamente, aposte em um produto com textura matte, além dos ativos que controlam a oleosidade,como a vitamina C, que ajuda a uniformizar e reduzir as manchas na pele.

Além do produto tradicional, você também pode investir em um protetor hidratante com cor, fora todos os benefícios já citados, o cosmético protege o rosto da luz visível, emitida por aparelhos eletrônicos, janelas e lâmpadas.

Sem falar que proporciona uma cobertura incrível com de uma base, que ajuda a cobrir manchas, olheiras, cicatrizes de acne e lesões de espinhas.

3. Remover a maquiagem antes de dormir

Dormir com maquiagem é uma péssima escolha para a saúde da pele, principalmente a oleosa. Isso porque os resíduos dos cosméticos obstruem os poros, favorecendo o aumento da oleosidade, podendo refletir na formação de cravos e espinhas.

Para não correr esse risco, tenha o hábito de remover a make com água micelarantes de ter uma boa noite de sono.

4. Dormir 8 horas por dia

Além de ser um excelente remédio para amenizar a aparência das olheiras e o inchaço das pálpebras, dormir 8 horas ajuda a diminuir a oleosidade da pele. Esse problema causa um aumento da produção de cortisol (hormônio liberado em períodos de estresse), resultando no aumento da produção de sebo.

5. Ter uma alimentação saudável

Evitar a ingestão de alimentos gordurosos, como o chocolate, também evita o aumento da oleosidade na pele. Adote uma alimentação mais saudável e balanceada à base de legumes, frutas, verduras e carboidratos na medida certa. Você vai ver como a sua pele vai mudar para melhor.

 pele oleosa

Mulher de cabelos castanhos, olhos fechados, sorrindo, com a mão no rosto. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Rotina de skincare da pele oleosa:

Que tal fazer uma rotina de skincare todas as manhãs? Com certeza, você irá sentir diferença na qualidade da sua pele! Veja só o passo a passo que criamos para você realizar todos os dias:

De manhã:

  • Lave o rosto com um sabonete ou gel de limpeza próprio para a pele oleosa;
  • Aplique um antioxidante, como a vitamina C;
  • Use um protetor solar facial com amplo espectro, textura oil free e toque seco;

À tarde:

  • Reaplique o filtro solar para manter a eficácia do produto e a pele protegida;
  • Use um spray antioleosidade para controlar o excesso de brilho;

De noite:

  • Retire a maquiagem e outras impurezas acumuladas no rosto com uma solução micelar;
  • Lave o rosto para evitar o excesso de oleosidade durante à noite;
  • Aplique um hidratante facial para a pele oleosa a fim de repor os nutrientes da região e preservar as fibras de colágeno.

Confira os principais mitos e verdades:

Se a pele do rosto é oleosa, a do corpo também será.

Mito. O rosto é a área que possui maior concentração de glândulas sebáceas, por isso, quem possui a pele do rosto oleosa não necessariamente terá esse aspecto no corpo. Porém, existem muitas regiões corporais que possuem certo excesso de oleosidade, como o colo, as costas e os ombros.

A pele oleosa não precisa de hidratação.

Mito. A pele oleosa também deve ser hidratada. Até porque, em alguns casos, o excesso de oleosidade pode acontecer por conta da falta de hidratação na pele.

Funciona como uma defesa natural: se a região está ressecada ou sensibilizada, um mecanismo natural de compensação pode estimular a produção de sebo para balancear o filme hidrolipídico e auxiliar na formação da barreira de proteção da pele. A isso se chama “efeito rebote”.

É possível preservar a maquiagem na pele oleosa.

Verdade. Entretanto, para manter a maquiagem na pele oleosa intacta ao longo do dia, é importante praticar alguns cuidados, como: lavar o rosto antes, aplicar um hidratante ou primer com efeito matificante, usar uma bate com toque seco, apostar no pó compacto e finalizar com um spray antioleosidade.

Com esses truques, é possível preservar a make por bastante tempo sem derreter.

Existe um protetor solar específico para a pele oleosa.

Verdade. Escolher um produto específico para este tipo de pele ajuda a controlar a oleosidade, melhorar a aparência dos poros e diminuir a acne. O protetor precisa ter toque seco, que se torna imperceptível e não deixa sensação de pele pesada.

Além disso, é importante que a composição do produto tenha silício, ácido salicílico e niacinamida, que ajudam no controle da oleosidade.

 pele oleosa

Mulher passando máscara facial caseira, sorrindo. Fundo rosa. Crédito da foto: Freepik

Receitas de máscaras faciais caseiras para pele oleosa

Confira a seguir receitas caseiras para diminuir a oleosidade na pele:

1. Esfoliante caseiro com fubá

Fazer uma esfoliação com fubá é uma excelente forma de eliminar as células mortas da pele, facilitando a sua renovação. Para isso basta:

  1. Lavar o rosto com água fria e sabonete neutro;
  2. Como o rosto ainda com espuma, esfregar o fubá em todo o roso, principalmente na testa nariz e queixo, que são as regiões de maior oleosidade;
  3. Enxaguar com água fria e secar com uma toalha macia.

O fubá possui a consistência ideal para a esfoliação caseira, pois não se desfaz durante o uso e consegue remover as células mortas e o excesso de oleosidade da pele.

2. Máscara facial com argila para pele oleosa

A máscara facial com argila deve ser aplicada a seguir à esfoliação, pois absorve toda a gordura da pele, tendo também um efeito calmante e regenerador da pele.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de argila verde;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Acima de tudo, misturar os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
  2. Depois, aplicar na pele e deixar atuar durante 10 minutos.
  3. Para retirar, enxaguar, secar e aplicar um creme hidratante para pele oleosa.

Este tratamento caseiro deve ser feito somente 1 vez por semana, pois se for feito mais vezes, a pele pode ficar ainda mais oleosa.

Para este tratamento recomenda-se comprar a argila verde numa loja que venda produtos naturais ou de estética.

Por sua vez, A argila encontrada no meio ambiente não é recomendada, pois possui microrganismos nocivos para o corpo.

3. Tônico de limpeza natural

Uma excelente solução caseira para pele oleosa é a loção de iogurte, suco de limão e alecrim, que pode ser usada para limpar a pele antes de ir dormir.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural magro;
  • 1 colher (chá) de suco de limão;
  • 1 gota de óleo essencial de alecrim.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, misturar todos os ingredientes em um recipiente até obter uma pasta homogênea.
  2. Depois, é fundamental umedecer o rosto com um algodão antes de aplicar a loção.
  3. Em seguida, o próximo passo é aplicar a loção no rosto com as pontas dos dedos, massageando durante um minuto e removendo a loção com água morna.

Indicamos repetir esse procedimento todas as noites antes de dormir.

Além disso, os ingredientes dessa loção caseira formam uma solução simples para retirar o excesso de óleo da pele, deixando-a com uma aparência mais bonita e saudável.

Foto de alguns abacates em uma cesta. Crédito da foto: Freepik

Receitas de máscaras faciais caseiras para pele oleosa

4. Máscara de mamão ou abacate para hidratar

Bem como, uma ótima máscara caseira para pele oleosa é pode ser feita com apenas 1/2 mamão ou abacate.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, abrir o mamão ou o abacate, retirar a(s) semente (s) e amassar a polpa com um garfo.
  2. A seguir, lavar o rosto com água e sabonete próprio para pele oleosa e depois aplicar a polpa do mamão ou do abacate e deixar atuar por cerca de 20 a 30 minutos.
  3. Depois é só lavar o rosto com água fria ou morna.

5. Esfoliante caseiro de aveia

Aliás, uma outra excelente receita caseira de esfoliante para pele oleosa pode ser feita com esses três ingredientes: aveia, arnica e própolis.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de aveia;
  • 6 gotas de própolis;
  • 6 gotas de arnica;
  • 4 colheres (sopa) de água.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, adicionar todos os ingredientes em um recipiente e mexer bem até obter uma mistura homogênea.
  2. Em seguida, aplicar a loção caseira na pele, massageando suavemente com movimentos circulares.
  3. Depois, deixar a loção secar por 20 minutos e retirar com água corrente.

6. Máscara de iogurte e argila

A máscara facial de pepino para pele oleosa é uma receita caseira simples indicada especialmente para a pele oleosa.

Em suma, o pepino limpa e hidrata a pele, a argila absorve o excesso de oleosidade e o zimbro e a alfazema atuam normalizando a produção de óleo pela pele.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de chá) de iogurte natural desnatado;
  • 1 colher (de sopa) de polpa de pepino;
  • 2 gotas de essência de alfazema;
  • 1 gota de essência de zimbro;
  • 2 colheres (de chá) de argila para uso cosmético;

Modo de preparo:

  1. Misturar o iogurte, o pepino, a alfazema e o zimbro e só no final adicionar a argila.
  2. Depois, passar no rosto e deixar atuar por 15 minutos.

Esta máscara facial de pepino para pele oleosa deve ser feita 2 vezes por mês ou sempre que sentir a pele muito oleosa.

Mulher negra sorrindo, com máscara facial de argila. Fundo azul. Crédito da foto: Freepik

7. Máscara de argila e alfazema para pele oleosa

Por fim, uma outra excelente máscara para pele oleosa pode ser feita com argila e óleo essencial de alfazema e tea tree. A argila quando combinada com esses óleos essenciais absorve as toxinas, impurezas e diminui a oleosidade da pele.

Essa é uma ótima maneira de manter a pele com um aspecto bonito, jovem e saudável sem gastar muito.

Ingredientes:

  • 10 mg de argila;
  • 1 gota de óleo essencial de alfazema;
  • 1 gota de óleo essencial de tea tree.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, colocar a argila em um recipiente, adicionar os óleos essenciais e misturar até obter a consistência desejada.
  2. Depois, aplicar a máscara caseira no rosto.
  3. Por fim, deixá-la agir por aproximadamente 15 minutos.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre pele oleosa. Continue acompanhando o nosso blog Mil Dicas de Mãe.

Aproveite para ler também: