Corrimento líquido como água é algo totalmente normal, mas algumas mulheres ficam em dúvida sobre isso ser ou não normal.
O corrimento vaginal acompanha as mulheres durante a vida inteira, sobretudo ao longo da vida reprodutiva, ou seja, entre os 12 e 50 anos aproximadamente.
Esse líquido nada mais é do que uma proteção do organismo à vagina, para que ela se mantenha sempre saudável e protegida de infecções.
Mulher segurando plaquinha de sorriso em frente ao seu abdômen. Foto: Freepik
Entretanto, ele nem sempre é igual, alterando-se com frequência, dependendo da etapa do ciclo menstrual, idade, pH e, também na presença de algumas doenças.
O aumento do volume pode ocorrer, por exemplo, durante o período fértil ou em caso de infecções na área.
É muito importante ser capaz de identificar os tipos de corrimento. Então, nesse texto você saberá mais sobre o corrimento líquido como água.
Saiba o que pode ser o corrimento líquido como água
Leucorreia é a nomenclatura médica para quando a mulher está com excesso de corrimento vaginal, aquoso ou não.
Isso é muito comum em qualquer mulher e, pode ter causa fisiológica normal ou ocorrer devido a uma infecção.
Em geral, o corrimento líquido como água ocorre por causas fisiológicas, mas se você desconfiar de que possa ser algo mais grave, deve buscar por ajuda médica o mais rápido quanto for possível.
Mulher segurando um protetor diário. Foto: Freepik
Somente o médico pode eliminar a possibilidade de que seja alguma causa importante. E caso haja algum problema, o profissional de saúde recomendará o tratamento mais adequado.
O corrimento vaginal está associado diretamente também aos hábitos de higiene. Mas não pense que apenas a higiene ruim é prejudicial.
Na verdade, o excesso de limpeza e aplicação de sabonetes pode eliminar os microrganismos que protegem a área e, então provocarem doenças que levem ao aumento das secreções vaginais.
Outra questão importante de se pontuar logo de início é que, em geral, o corrimento devido a infecções e outros problemas ocorre geralmente em conjunto com outros sintomas, como dor pélvica, irritação na vulva e coceira vaginal.
Principais causas do corrimento líquido como água
Mulher com dores abdominais ao sentar-se no banheiro. Foto: Freepik
Se você estiver com corrimento líquido como água, precisa descobrir a causa de isto estar acontecendo. Então, veja a seguir os principais motivos para isso acontecer:
Alimentação inadequada
Uma alimentação equilibrada e saudável proporciona ao organismo todos os nutrientes de que ele necessita.
Qualquer problema relacionado a isso pode alterar consideravelmente várias questões, inclusive em relação à saúde vaginal.
Para manter em dia a saúde da vagina e evitar o aparecimento de corrimentos indesejados, é essencial reduzir o consumo de açúcar, gordura, carboidratos e alimentos processados. Tudo para que o organismo não precise eliminar toxinas por meio do corrimento.
Sobrecarga de trabalho
corrimento rosa – Foto: Freepik
Em jornadas de trabalho muito extensas, com o tempo podem fazer com que você apresente corrimento vaginal abundante.
Isso se intensifica ainda mais em mulheres que passam boa parte do dia sentadas, sobretudo se as roupas forem apertadas. O organismo interpreta isso como uma necessidade de aumentar o volume de fluidos.
Estresse
O estresse é mais um dos fatores que contribuem para o aumento do corrimento líquido como água ou também de outros tipos.
Na verdade, a sobrecarga interfere em todo o seu organismo de maneira geral. E você tende a apresentar corrimento líquido como água mais abundante quando se sente agoniada e sob pressão.
Período fértil
Corrimento líquido como água pode indicar que o dia da sua ovulação está se aproximando.
Logo após a menstruação você vai notar que a vagina tende a ficar mau úmida e, quanto a ovulação estiver mais próxima, esse corrimento vai se modificando, adquirindo uma consistência mais gelatinosa.
Isso é resultado da preparação do seu organismo para receber a fecundação. Se a causa for essa, você vai perceber esse corrimento todos os meses mais ou menos na mesma época.
Uso de remédios
Corrimento rosa – Foto: Freepik
Alguns medicamentos alteram significativamente a umidade vaginal, podendo fazer com que apareça o corrimento líquido como água.
O uso de pílulas anticoncepcionais, por exemplo, pode fazer com que isso ocorra. Mas é sempre bom consultar o seu médico caso você tenha dúvidas sobre isso, mesmo que o aumento da umidade não seja um problema.
Infecções
O uso de roupas apertadas, de tecido sintético ou também a higiene íntima inadequada são alguns dos principais motivos para o surgimento de infecções vaginais.
Esses processos infecciosos podem levar ao aparecimento ou aumento do corrimento líquido como água. Mas geralmente, nesse caso, isso vem acompanhado de outros sinais, como:
- Irritação e vermelhidão;
- Dor ou ardência ao urinar;
- Prurido vaginal;
- Mudanças no aspecto e no cheiro;
Isso pode indicar a presença de microrganismos patogênicos que provocam doenças como Candidíase, Vaginose bacteriana ou Tricomoníase.
Nesses casos é preciso que um médico avalie a situação e, então prescreva o tratamento mais adequado.
Corrimento parecendo água pode ser gravidez?
Se você fizer uma busca na internet, vai perceber que o corrimento líquido como água pode ser um dos primeiros sinais indicativos de gravidez.
Isso pode ocorrer porque os níveis de estrógeno aumentam consideravelmente nessa fase da vida, assim como a irrigação sanguínea na região da vagina.
Mas é claro que você não deve levar isso como indicativo de gestação, visto que podem haver muitas outras causas para o aumento da umidade vaginal.
No entanto, se você teve relações desprotegidas durante o período fértil, a sua menstruação estiver atrasada e você estiver com corrimento líquido como água, então deve desconfiar de que possa ser sinal de gravidez.
Se esse for o seu caso, procure ajuda médica e faça um teste de gravidez confiável. Caso o resultado seja positivo, inicie o pré natal imediatamente.
Conclusão
O corrimento líquido como água pode aparecer em várias situações e ter causas bastante distintas.
Geralmente isso ocorre por motivos simples e que não devem gerar nenhum tipo de preocupação.
Mas é preciso compreender cada uma delas para que você consiga identificar o que está acontecendo no seu caso.
Nesse texto você viu uma série de informações sobre o corrimento líquido como água, mas isso não substitui uma consulta médica, ok? Caso você suspeite de que algo não vai bem, deve marcar uma consulta o mais rápido possível.