A alimentação infantil é algo que pode gerar bastante preocupação aos pais, pois tudo o que querem é garantir que o pequeno consuma todos os nutrientes essenciais para garantir uma vida saudável. Confira agora 5 ideias de café da manhã infantil.

Uma forma de incentivar a criança a consumir o café da manhã é procurando entender quais são os tipos de alimentos que ela mais gosta, se prefere doce ou salgado. 

A apresentação do prato também pode incentivar o consumo da refeição, procure aqueles cortadores de biscoitos em formas divertidas para cortar as frutas e pães e sempre procure acrescentar alimentos coloridos para chamar atenção do pequeno. 

Aproveite a hora do café para reunir todos os membros da família, assim a criança vai ter vários exemplos para seguir. 

Publicidade

Para evitar que o cardápio do café da manhã fique repetitivo e até para incentivar que o pequeno faça essa refeição, selecionamos algumas dicas de café da manhã nutritivo para incluir no cardápio da criança.  

1 – Panqueca de banana e pasta de amendoim orgânica 

panqueca de banana

panqueca de banana – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Panqueca é um dos alimentos que os pequenos adoram. Ele é bastante versátil e pode ser feito tanto na versão doce como salgada. Por isso é uma ótima ideia de café da manhã infantil.

Essa é uma receita com banana como recheio, mas pode ser substituída por outra fruta do gosto da criança. A pasta de amendoim também pode ser substituída por mel ou creme de avelã.  

Ingredientes para a massa: 

  • 1 ovo 
  • 200 ml de leite  
  • 10 colheres de sopa de massa de trigo integral 
  • 2 colheres de sopa de massa de trigo branca 
  • 1 colher de sopa de azeite  

Modo de preparo: 

Publicidade
  1. Misture o ovo, o leite e o azeite. 
  2. Depois dos ingredientes serem batidos, misture a massa de trigo até obter uma consistência homogênea. 
  3. Agora é só esquentar uma frigideira antiaderente ou untada com um pouquinho de azeite e despejar a massa até assar os dois lados. 
  4. Depois de pronto é só rechear passando um pouco de pasta de amendoim orgânica e coloque a banana cortada em rodelas. 
  5. Se a criança for mais chegada à alimentos salgados, você pode trocar o recheio por um frango desfiado ou um queijo com espinafre.  

2 – Iogurte natural com frutas e granolas 

iogurte natural

iogurte natural – Foto: Freepik

Esse é um prato bem coringa para garantir uma alimentação simples mais com todo os tipos de alimentos ideais para um café da manhã infantil. 

O bom de usar o iogurte natural é que evita adoçantes e corantes artificiais, por isso sempre prefira o iogurte natural. 

Para fazer essa receita é simples, só misture o iogurte com alguma fruta preferida da criança, acrescente um pouco de mel e granolas sem adição de açúcar.  

3 – Torradas com ovos mexidos e suco de fruta 

café da manhã infantil

torrada com ovos – Foto: Freepik

Essa é uma refeição completa e que a garotada vai adorar no café da manhã infantil. É aquele clássico, mas com todos os nutrientes necessários para manter a criança com energia para começar o dia.  

Publicidade

Para fazer a torrada você só vai precisar de pão e manteiga. 

  1. Depois de cortar o pão em rodela e passar manteiga em cada um desses pedaços é só colocar no forno durante 5 minutos e “voilá” sua torrada está pronta. 
  2. Os ovos também são bem simples e se a criança aceitar você pode acrescentar espinafre ou salsa. 
  3. Complemente essa refeição com um copo de sulco de fruta natural (nada de sulco de caixinha). 

4 – Pão de queijo de frigideira para o café da manhã infantil

café da manhã infantil

pão de queijo – Foto: Freepik

Pão de queijo faz a alegria dos pequenos e a versão de frigideira é uma ótima opção para quem precisa ganhar tempo. Para fazer essa receita você vai precisar de: 

  • 4 colheres de sopa de tapioca 
  • 1 ovo 
  • 1 colher de sopa de requeijão 
  • 1 colher de chá de chia 
  • Queijo muçarela e parmesão a gosto 
  • Sal a gosto 

Modo de preparo: 

  • Misture todos os ingredientes 
  • Aqueça uma frigideira antiaderente ou então unte com um pouco de azeite 
  • Despeje a mistura na frigideira e depois vire para assar o outro lado 
  • Se preferir pode acrescentar um pouco de queijo em cima para finalizar 
  • Sirva o pão de queijo de frigideira com um copo de suco de fruta 

5 – Pão integral com queijo

café da manhã infantil

pão com queijo – Foto: Freepik

É sempre bom incluir ainda na infância alimentos integrais, então para evitar consumir muita massa branca refinada dê preferência para as integrais. 

Um cardápio que vai agradar a criançada é o tão popular pão, mas procure na versão integral. Sirva o pão com queijo, se a criança preferir fazer em uma versão de misto-quente, aquele assado na sanduicheira. 

Para completar a refeição sirva alguma fruta cortada como manga ou morango.  

Dicas sobre café da manhã infantil

Mas quem convive com crianças sabe que não é tão simples assim garantir que elas consumam todos os tipos de alimentos, principalmente aquelas crianças que estão na fase de seletividade.  

É muito importante prestar uma atenção redobrada durante a alimentação da criança, já que uma com deficiência nutritivas e com a presença de alimentos processados podem prejudicar e ser um dos principais fatores para problemas como a obesidade. 

Uma boa alimentação também tem grande importância para garantir que a criança tenha um bom desenvolvimento e cresça saudável.  

Por isso, quando o assunto é alimentação infantil sempre leve à sério, uma dieta equilibrada pode ser uma forma de proteger o seu filho de várias doenças. 

E falando sobre a alimentação infantil, o café da manhã é uma das principais refeições e as crianças devem se alimentar com uma dieta bem nutritiva para recarregar as energias.  

Importância do café da manhã 

O café da manhã infantil é a primeira refeição depois de um longo período sem se alimentar. 

Depois de passar 8 horas dormindo, o corpo humano precisa restabelecer as energias perdidas durante o sono. Por esse motivo, não se deve “pular” essa refeição, pois o corpo precisa desse combustível para começar o dia.  

Os pequenos estão passando por grandes transformações no corpo, eles vão precisar de uma dieta que corresponda com todos os nutrientes necessários para uma vida saudável

Para saber se o café da manhã da criança está sendo distribuído de forma correta é só seguir essa base de sempre ter um alimento à base de trigo ou outros cereais, um alimento derivado de leite e um fruto ou copo de suco.