Criança bateu a cabeça: Um dos acontecimentos que mais assusta as mães é quando a criança bate a cabeça. Em alguns casos, as crianças escapam com um inchaço e vermelhidão na área, outras vezes a situação parece um pouco mais grave porque o inchaço provoca uma lesão.

Na verdade, deve-se levar em conta que a pele do couro cabeludo é muito suprida de vasos sanguíneos e a pele da cabeça, portanto, mesmo um pequeno golpe, mas no lugar certo, pode causar sangramento até abundante.

O que fazer se a criança bateu a cabeça?

Bebê chorando

Bebê chorando – Foto: Freepik

Quando esses incidentes acontecem, a primeira coisa a fazer é manter a calma para que você possa se comportar da melhor maneira.

Publicidade

Avalie a situação

Quedas não são todas iguais: bater a cabeça no tapete enquanto dá os primeiros passos é diferente do que bater com força ao cair de um trocador ou escorregar de uma banheira.

No primeiro caso, o bebê provavelmente chorará, mas depois de alguns minutos – ou mesmo segundos- ele terá voltado às tentativas de se levantar. É sempre melhor ficar de olho nele nas próximas horas, mas é improvável que algo incomum apareça.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Bebê pequeno chorando no colo da mãe. Foto: Freepik

Em outros casos – ou em situações um pouco mais incertas, como uma queda da cama, que está a uma altura média – é melhor prestar mais atenção.

Na menor dúvida, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o médico ou ir ao pronto-socorro: os especialistas vão definir o que fazer, se é uma indicação para manter a criança sob controle em casa, um curto período de observação na sala de emergência ou hospitalização.

Use gelo

Se não houver cortes e sangramento, imediatamente pegue um pouco de gelo e coloque-o na área dolorida.

Publicidade

Se você não tem gelo pronto em casa, até um produto de comida gelada serve, o importante é que a área afetada seja tratada imediatamente para limitar a formação do hematoma. Mais tarde, se a criança reclamar de dor, você pode passar um creme para traumas nela.

Criança bateu a cabeça

Bebê chorando com fome – Foto: Freepik

Se o golpe causou um ferimento, a área deve ser limpa com uma gaze embebida em soro.

Em geral, se a lesão não for particularmente profunda, o sangramento tende a diminuir e então parar em alguns minutos. Assim que o sangramento parar, coloque um curativo para evitar que o corte infeccione.

Criança bateu a cabeça: Se sangrar vá ao hospital

Se vir, no entanto, que o sangramento não para ou que o corte na cabeça é bastante profundo, é melhor entrar em contato com o pronto-socorro pediátrico porque, muito provavelmente, será necessário fazer alguns pontos.

Depois que o ferimento ou inchaço estiver curado, você precisará monitorar a criança para descartar se o golpe causou algo mais grave.

Publicidade

Meu filho caiu da cama e bateu a cabeça: o que fazer?

As quedas da cama estão entre as mais comuns e frequentes, geralmente não representam um risco, embora muito dependa de que lado caiu. Na maioria das vezes, porém, é uma queda que só provoca muito medo, até porque o bebê acorda de repente e chora muito.

Mais preocupantes são as quedas do trocador ou da banheira, em locais mais altos do que a grade da cama.

bebê chorando de fome

Bebê chorando de fome – Foto: Freepik

Você deve preocupar-se se a criança:

  • Fica muito pálida;
  • Sentir enjoo ou vômito;
  • Sentir sono ou ficar inconsciente.

Sintomas como esse podem ser sinais de uma concussão, um evento que requer atenção médica rapidamente. A criança deve, portanto, ser levada com urgência para o pronto- socorro.

Nesse ínterim, não devemos oferecer-lhe comida porque ela vomitará. Você não deve nem oferecer água, pois isso também pode fazer com que a criança vomite.

Criança bateu a cabeça: Traumatismo craniano: como identificar

Os sinais neurológicos mais óbvios de um traumatismo craniano são:

  • comportamento anormal, como andar ou falar confusamente;
  • sonolência;
  • vômito;
  • dor de cabeça intensa;
  • convulsões;
  • perda de consciência;
  • sangramento nos ouvidos ou nariz.

Se após acertar a cabeça pelo menos um desses sinais aparecer, é aconselhável levar a criança ao pronto-socorro para fazer as verificações necessárias e afastar a possibilidade de haver hematoma interno ou fratura do crânio.

Porém, tenha cuidado, se o vômito ocorrer logo após o acidente e o bebê estiver chorando muito, pode ser apenas por causa do choro alto.

Criança bateu a cabeça

Menino chorando – Foto: Freepik

è importante manter o bebê sob controle por 24 horas, mesmo que o acidente pareça normal assim que ocorrer, pois os sintomas não necessariamente ocorrem de imediato.

Mesmo quando o bebê está dormindo, ele precisa ser monitorado, então acorde-o a cada três horas para se certificar de que ele acorda facilmente e reage normalmente ao chamado.

Em qualquer caso, é aconselhável que a criança não durma logo após o acidente, melhor mantê-la acordada e ativa.

Em todo caso, mantenha sempre a calma. Quando as crianças são pequenas, especialmente situações como esta também podem acontecer com frequência.