A constipação na gravidez é um fenômeno que atinge quase todas as mulheres grávidas. Vamos tentar entender juntos as causas, os remédios naturais e o que fazer nos casos mais graves.

A constipação na gravidez é uma condição causada pelas mudanças hormonais normais em primeiro lugar e pelas mudanças do corpo feminino. Esse fenômeno atinge cerca de 50% das gestantes, mas é irritante e é preciso se alimentar de maneira mais saudável, beber mais água e fazer movimentos corretos.

Normalmente, com esses cuidados, a constipação na gravidez melhora, mas é importante saber quando é necessário consultar o médico e por que aparece esse problema intestinal.

Constipação na gravidez: porque isso acontece?

mulher no banheiro

Mulher com mão na barriga de vestido azul – Foto: Freepik

Publicidade

A constipação na gravidez é causada por um hormônio chamado progesterona e tem como função prevenir as contrações uterinas inoportunas nos primeiros 7 a 8 meses de gestação.

Essa ação relaxante muscular, no entanto, não afeta apenas a área genital, mas também se estende a outros músculos do corpo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Justamente por causa dessa ação inibitória, aparecem também outros distúrbios típicos da gravidez, como azia e ácido gástrico, refluxo, a já citada constipação e também varizes, retenção de líquidos e hemorroidas.

Além da dificuldade de defecar, as próprias fezes mudam nesse período e ficam mais duras, desidratadas e compactas. Mas existem remédios naturais e truques simples a serem implementados para melhorar muito esse desconforto.

Causas da constipação

Mulher com vontade de ir ao banheiro

Mulher com vontade de ir ao banheiro – Foto: Freepik

Quanto à constipação geral, portanto não estritamente ligada à gravidez, existem causas contribuintes que induzem o seu aparecimento. Aqui estão algumas delas:

Publicidade
  • Nutrição inadequada;
  • Má ingestão de água;
  • Movimento deficiente;
  • Mudança nos hábitos alimentares;
  • Mudança nas horas de sono e sua qualidade;
  • Tomar medicamentos ou outros suplementos dietéticos;
  • Estresse e nervosismo.

Estas são algumas das causas contribuintes que certamente não irão melhorar esse desconforto durante a gravidez, mas podem, ao contrário, torná-lo crônico ou agravá-lo.

Justamente por isso é importante levar um estilo de vida saudável e em geral para a boa saúde do feto e da gestante e para qualquer sinal físico anormal ou doloroso é bom entrar em contato com o seu médico ou ginecologista imediatamente.

Remédios naturais para constipação na gravidez

Bebendo água de coco

Bebendo água de coco – Foto: Freepik

A constipação na gravidez pode ser combatida mudando facilmente os seus hábitos alimentares e também administrando a si próprio um excedente de vitaminas e benefícios adicionais.

Entre os remédios naturais para combatê-la estão água e fibras. Então bastará beber pelo menos 2 litros de água natural todos os dias, consumir alimentos ricos em fibras e, porque não, fazer mais algumas caminhadas.

O movimento, de fato, junto com uma alimentação saudável, estimula o intestino e com a aplicação desses três truques, os resíduos e as toxinas que o corpo acumula naturalmente também serão eliminados.

Publicidade

Principalmente durante a gravidez é fundamental tentar manter o corpo o mais limpo possível, também para evitar o aparecimento de outros distúrbios como sonolência, fadiga, irritabilidade, alergias, etc.

Alimentos contra a constipação na gravidez

constipação na gravidez

Mulher grávida de regata branca com um grande pedaço de bolo vermelho nas mãos. Foto: Freepik

Além de beber mais água e consumir mais alimentos ricos em fibras, aqui está uma lista específica de alimentos para combater a constipação durante a gravidez na mesa todos os dias.

Todos são fáceis de encontrar e podem tornar-se os ingredientes principais de vários pratos tradicionais e ainda mais originais, dependendo do seu gosto. No entanto, é recomendado comer de várias maneiras e, possivelmente, ser seguido por seu ginecologista ou nutricionista de confiança para uma dieta personalizada e direcionada, especialmente se você tiver intolerâncias e alergias específicas. Os alimentos contra a constipação na gravidez são:

  • leguminosas;
  • grãos inteiros, como aveia ou cevada;
  • vegetais ricos em água e fibras: alface, espinafre, pepino, tomate, alcachofra, abobrinha em primeiro plano;
  • frutas ricas em fibras como kiwis, ameixas e figos;
  • frutas ricas em água como melancia, melão, maçã ainda melhor se cozidas e comidas quentes.

Quais são os alimentos a evitar e potenciais adjuvantes da constipação? Aqui estão alguns:

  • salame e frios;
  • queijos muito maduros;
  • creme e manteiga;
  • as batatas fritas;
  • alimentos industrializados como lanches e embalados com alto teor de conservantes;
  • açúcar branco;
  • alimentos picantes ou muito salgados;
  • molhos gordurosos.

Constipação e laxantes na gravidez

constipação na gravidez

Grávida com cólica – Foto: Freepik

A constipação na gravidez é uma condição normal, mas também pode causar um desconforto significativo e exigir orientação médica.

Via de regra, a prisão de ventre passa por si só, principalmente se você observar uma maior prudência na alimentação e nos movimentos regulares, mesmo leves, mas constantes. No entanto, se também sentir dores abdominais, hemorroidas que não desaparecem e não defecar há pelo menos uma semana, é melhor contatar o seu ginecologista ou médico.

Esses especialistas serão capazes de dar conselhos direcionados. Porém, nunca é o caso de se alarmar e se você não defecar uma vez por dia não precisa se preocupar porque antes de tudo não é uma regra de boa saúde.