Você já ouviu dizer por aí que a mudança de lua pode influenciar no trabalho de parto? É muito comum que isso seja dito às gestantes sobretudo no final da gravidez.

Apesar de não haver comprovações científicas que evidenciem essa questão, muitas mulheres garantem que pariram na mudança da lua.

Isso ocorre sobretudo durante a lua cheia e, alguns profissionais de saúde chegam até a relatar que há aumento no número de nascimentos nesse período.

Durante toda a história da humanidade a lua foi relacionada a diversos fenômenos e por isso existem inclusive lendas e crenças que relacionam as suas fases a acontecimentos do quotidiano.

Publicidade

Por outro lado é sabido que a lua influencia sobre fenômenos naturais como é o caso das marés e isso não pode simplesmente ser descartado.

Então o que acontece? Será que a mudança de lua influencia o parto? E as tempestades? Se você ficou curioso em descobrir mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Será que a mudança de lua influencia o trabalho de parto?

Foto: Freepik

De acordo com o médico ginecologista Dr. Sang Choon Cha quando ocorre a mudança de lua para cheia ocorre um aumento no número de nascimentos. Apesar de notar essa questão, o médico não associa os aumentos às fases da lua, mas esse fato é realmente intrigante, não é mesmo?

Mas uma questão não pode ser deixada de lado de forma alguma: a influência que a lua possui sobre diversos fenômenos naturais.

A lua cheia é capaz de alterar por exemplo a maré e, da mesma maneira poderia provocar alterações no corpo da mulher. Então se caso a Lua realmente fosse capaz de induzir as contrações do útero, poderia dar inicio ao trabalho de parto.

Publicidade

Entretanto é preciso analisar a questão do ponto de vista mais lógico e racional também, visto que não nascem bebês somente na lua cheia. Por isso essa crença não pode ser comprovada. Mas por via das dúvidas, se você estiver nas últimas semanas de gravidez, fique atenta às mudanças de fases da lua!

Crenças sobre a lua e os partos

Foto: Freepik

Apesar de o nascimento dos bebês não ser algo previsível, existem indícios que apontam para um aumento dessa taxa 7 dias antes e 7 dias após a mudança de lua para cheia.

Em muitas culturas existe a crença de que a lua influencie a movimentação do líquido amniótico da mesma forma como influencia as marés, aumentando a probabilidade de o parto ocorrer nesse período.

De acordo com histórias folclóricas, os bebês que nascem um dia após a mudança de lua para cheia são mais fortes e obtém mais sucesso em suas vidas. Por outro lado existem enfermeiras e parteiras que relatam aumento no número de partos durante a lua nova.

Apesar de haver muitas crenças populares acerca desse assunto, não existem pesquisas científicas que comprovem nenhuma relação entre as mudanças de lua e os nascimentos.

Publicidade

O que a ciência diz sobre isso?

Foto: Freepik

As discussões de profissionais de saúde com relação a estabelecer uma conexão real entre a mudança de lua e os nascimentos são comuns. No entanto até hoje nenhum estudo foi capaz de obter conclusões concretas sobre esse assunto que está sempre presente tanto entre as gestantes quanto entre os profissionais.

É preciso levar em consideração que muitas vezes as pessoas fazem a observação de um evento isolado e passam a considerar isso como verdade universal. E é justamente isso que acontece com esse tipo de crença que vai passando de uma mulher para a outra mesmo sem ter uma explicação científica plausível.

Mas se você quer saber o que os especialistas afirmam sobre esse assunto, existe um artigo publicado pelo Dr.Phillips Heine no ano de 2013 na revista Duke Health. Nele o médico que é especialista em medicina materno-fetal diz que a crença na influencia que a lua possui sobre os acontecimentos faz com que as pessoas tentem relacionar tudo às mudanças de lua.

No mesmo artigo a diretora da Duke Midwifery Services, Amy MacDonald acrescenta também que ao redor do mundo existem muitas culturas que creem na relação da lua com a fertilidade feminina.

Entretanto apesar do relacionamento que todos temos com a lua, de acordo com a ciência as suas fases não possuem nenhum tipo de relação com os nascimentos. Ou pelo menos nenhuma associação foi descoberta até agora.

E as tempestades, podem afetar os partos?

Foto: Freepik

É sabido que a pressão tem forte influência sobre o funcionamento do organismo humano. Em regiões mais altas a pressão é mais baixa e o corpo se comporta de uma maneira. Por outro lado quando se aumenta a pressão o funcionamento do organismo também é alterado. Esse mesmo conceito é muitas vezes aplicado para o parto.

De acordo com enfermeiros e médicos há aumento no número de nascimentos em dias de tempestades. Tempestades ocorrem quando há a formação de uma região de baixa pressão atmosférica, que provoca mudança na movimentação de nuvens e correntes de ar.

Entretanto, assim como ocorre com as mudanças de lua, a ciência ainda não conseguiu comprovar a relação entre a baixa pressão e os nascimentos. Até hoje os dados obtidos por meio das observações ainda são muito inconsistentes.

Conclusão

Ao longo da história do ser humano existem muitas evidências de que a lua inspira muita curiosidade devido à sua influencia sobre os fenômenos naturais. Portanto, com o tempo foram sendo construídas diversas crenças acerca disso, relacionando inclusive a fase da lua aos casamentos e partos.

Muitas lendas e histórias folclóricas foram sendo disseminadas e assim passou-se a crer que existe uma relação estreita entre a lua e os acontecimentos naturais da vida. Mas avaliando-se essas questões cientificamente não são encontrados dados concretos que possam associar a mudança de lua aos nascimentos.

Mas mesmo nada sendo comprovado, alguns profissionais de saúde chegam a relatar aumento do número de nascimentos tanto na mudança de lua quanto em tempestades.

Sendo assim, se você está no finalzinho de sua gravidez é melhor acompanhar o calendário lunar e as previsões meteorológicas e se preparar para o parto que pode iniciar a qualquer momento.