“Com quantos anos meu filho começa a andar?”. Essa é uma dúvida muito frequente dos pais de primeira viagem.

Levantar e andar são marcos divertidos e emocionantes para os bebês. Ficar em pé é, geralmente, um prelúdio para passear e caminhar e significa que seu bebê está prestes a se tornar muito mais móvel.

Mas afinal, quando o bebê começa a andar? Embora você já tenha ouvido falar sobre uma caminhada super-precoce de um bebê de 6 meses, a maioria dos bebês geralmente atinge o marco da caminhada entre 9 e 18 meses.

Continue lendo para aprender os sinais de que o bebê andará em breve e as estratégias de como incentivar o bebê a andar.

Publicidade

Sinais de que um bebê vai começar a andar

quando o bebê começa a andar

Foto: Freepik

O bebê não atinge o marco da caminhada da noite para o dia. Para desenvolver as habilidades necessárias, os bebês precisam progredir em uma série de outros marcos, antes que possam sequer pensar em dar os primeiros passos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Seu bebê começará a exibir sinais de que está pronto para andar a partir dos 6 meses de idade.

  • 6-9 meses: Seu bebê aprenderá a sentar-se sem ajuda e começará a se arrastar. Alguns bebês deixam de engatinhar e vão direto para a caminhada, mas geralmente voltam e começam a engatinhar também. Este é o marco infantil logo antes de caminhar, por isso é importante notar. Se seu filho já estiver sentando e engatinhando, ele poderá estar perto de começar a andar.
  • 9 a 12 meses: Seu bebê começará a ficar em pé enquanto segura os móveis. Ele será capaz de permanecer sem ajuda por alguns segundos e começará a descobrir como se sentar novamente.
  • 12 a 18 meses: Seu bebê pode andar, embora provavelmente seu caminhar seja muito instável. Se seu filho não estiver andando por volta dos 15 meses, converse com seu pediatra. Isso ainda está dentro do intervalo normal, mas é um bom momento para resolver qualquer problema com antecedência, caso ele exista. Lembre-se de que algumas crianças são naturalmente mais cautelosas que outras e podem esperar para caminhar até estarem realmente prontas.

Como ajudar o bebê a andar

A boa notícia é que você não precisa de nenhum equipamento sofisticado para ajudar o bebê a desenvolver as principais habilidades necessárias para começar a andar.

Aqui estão algumas dicas sobre como incentivar o bebê a andar:

  1. Gaste menos tempo carregando o bebê: Sabemos que você adora abraçar e carregar o bebê, mas passar muito tempo segurando o bebê é uma das razões para o atraso da caminhada nas crianças. O bebê nunca será motivado a se mover sozinho, se nunca tiver a chance. Ao ensinar o bebê a andar, dê-lhe bastante tempo todos os dias para explorar e desenvolver suas habilidades por conta própria, para que ele se torne mais interessado em atingir o marco da caminhada.
  2. Pule o andador: Embora eles sejam populares com os pais, os andadores retardam o processo de aprender a andar.
  3. Deixe o bebê andar descalço: Embora você possa calçar o bebê com sapatos adoráveis ​​assim que ele começar a andar, a maioria dos especialistas recomenda deixar o bebê andar descalço no início, pois isso permite que ele use os dedos dos pés para ajudar no equilíbrio. Quando você for comprar sapatos para seu novo bebê ambulante, escolha sapatos com solados leves e flexíveis para evitar riscos de tropeçar e permitir que os músculos e ossos nos pés do bebê se desenvolvam adequadamente.

Dominar as habilidades da caminhada: quando o bebê começa a andar sozinho?

quando o bebê começa a andar

Foto: Freepik

Publicidade

Ao pensar em quando o bebê começa a andar, aqui está uma visão do que você pode esperar:

Uma vez que os primeiros passos do bebê acontecem, geralmente é uma questão de semanas, mais ou menos, até que ele comece a dar passos mais confiantes e firmes por conta própria. Depois disso, correr leva mais 6 meses pelo menos!

Nesse ponto, você deve estar se perguntando: quando meu bebê deve começar a subir e descer escadas? Como você pode imaginar, subir e descer escadas é uma habilidade mais difícil para o bebê enfrentar, embora seja uma habilidade que ele estará ansioso para desenvolver.

Logo após o bebê começar a andar com mais firmeza, você pode deixá-lo tentar subir as escadas segurando o corrimão. A prática aqui é fundamental. A maioria das crianças consegue subir escada sem ajuda quando faz 2 anos.

Quando procurar o pediatra?

Obviamente, qualquer preocupação com a demora na caminhada de bebês deve ser relatada ao pediatra, para que você possa descobrir se é necessário fazer testes de diagnóstico.

Mas lembre-se, especialistas dizem que alguns bebês podem simplesmente andar mais tarde. Se o bebê estiver demonstrando um bom desenvolvimento em outros marcos, ele provavelmente começará a andar.

Publicidade

Aproveite o agora, porque quando o bebê decolar por conta própria, você estará desejando ter de volta os dias em que não estava correndo atrás dele 24 horas por dia, 7 dias por semana!