Introdução alimentar e bebê com intestino preso são uma combinação um tanto comum. Logo que comecei a dar alimentos sólidos para a Catarina, sua frequência intestinal mudou bastante e ela passou por um período de constipação que chegava a incomodar – lembrando que bebês podem ficar um bom tempo sem fazer cocô sem que isso seja um problema. Como, no caso da minha pequena, havia sinais de que a prisão de ventre estava causando desconfortos (fezes ressecadas e barriguinha endurecida), nessa época, me empenhei em um dar uma forcinha para o funcionamento do intestino dela. Nas minhas pesquisas, descobri quais alimentos são benéficos para a dieta do bebê com intestino preso e quais devem ser evitados porque prendem ainda mais o que já está difícil de sair. A seguir, compartilho com vocês o que descobri sobre o assunto. Tomara que ajude por aí! Em casa, senti que ajudou um bocado.
Imagem: 123RF
Bebê com intestino preso: alimentos que ajudam a soltar o intestino
- Ameixa: você pode fazer uma papinha com a fruta ou cortar a ameixa em pedaços e deixar de molho de um dia para o outro em água filtrada/fervida. Aí você pode dar essa água para o bebê.
- Mamão: com a Catarina era pá pum! Sentia muita diferença nos dias em que ela comia e não comia mamão.
- Abacate: ótimo para fazer papinha doce, após os 8 meses de idade (como é uma fruta rica em gordura, vale a pena introduzi-la depois de ter ofertado outras papinhas de frutas mais leves).
- Laranja: principalmente com bagaço.
- Pêssego
- Mexerica
- Damasco
- Kiwi
- Manga
- Verduras em geral: soltam o intestino porque são ricas em fibras.
- Azeite
- Aveia
Bebê com intestino preso: alimentos que prendem o intestino
- Batata: como, em geral, é um dos primeiros alimentos a entrar nas papinhas salgadas, o bebê pode ficar com o intestino preso mesmo. Para equilibrar, escolha uma fruta que solte.
- Mandioquinha
- Inhame
- Cará
- Biscoitos de água e sal e maisena
- Pão
- Arroz
- Maçã: por também ser ácida, evite se seu filho tem refluxo. Aliás, o refluxo tende a piorar se o intestino está preso.
- Goiaba
- Caqui
- Banana-maçã e banana-prata (já a banana nanica não tem esse efeito)
- Macarrão
Outras dicas para ajudar a soltar o intestino
- Elevar o consumo de água. Às vezes, só aumentando essa ingestão, o problema já se resolve. Outro líquido que também ajuda é o leite materno.
- Evitar dar sucos de frutas batidos e coados. Lembra que a gente precisa garantir uma boa ingestão de fibras? Então, dê frutas sem batê-las, combinado?
- Equilibrar a oferta de fibras e de água. Se você começa a dar muitas frutas e legumes in natura e água de menos, por exemplo, o resultado não é bom. Observe se essa balança está equilibrada!
- Não peneirar ou bater a papinha no liquidificador. Quando batidos, os alimentos perdem as fibras, que são tão importantes para o bom funcionamento intestinal.
Caso a constipação persistir mesmo com as alterações na dieta e se houver alguns destes sinais, consulte o pediatra: indícios de dor abdominal, sangue nas fezes, fezes muito escuras ou quase brancas.
Mas nada de ficar alarmada em excesso! Se a prisão de ventre também tem afetado o seu bebê na introdução dos sólidos, fique tranquila. Isso não quer dizer que ele terá intestino preso sempre. Hoje o intestino da minha filha funciona normalmente. Dê tempo ao tempo que eles, na maioria das vezes, se adaptam!
___
Quer ler mais sobre alimentação do bebê? Clique aqui.