Mudanças no umbigo na gravidez são uma das modificações corporais que as grávidas mais relatam. E não se preocupe, elas são normais! A alteração no formato do umbigo é um reflexo da distensão abdominal, ou seja, do crescimento da barriga para acomodar o bebê, conforme ele vai crescendo. Trata-se de mais uma mudança no corpo decorrente da gestação, que geralmente aparece quando a barriga fica mais aparente. Mas, se ainda assim, o “umbigo para fora” te incomoda, saiba que não precisa se preocupar: depois do parto, o umbigo volta a ser como era (ou muito próximo disso, por experiência própria).

Embora muitas pessoas achem que o umbigo da mãe está diretamente ligado ao umbigo do bebê pelo cordão umbilical, isso não é verdade. Na mulher o cordão umbilical está inserido na placenta, e não no umbigo. Já no bebê realmente ele está no umbigo, e é pelos vasos sanguíneos que passam ali que a mãe envia oxigênio de nutrientes ao feto. Ou seja, as mudanças no umbigo na gravidez não têm relação com o cordão umbilical.

Não é preciso ter qualquer cuidado especial com o umbigo durante a gravidez. Os cuidados serão necessários só mais tarde, depois do nascimento. Porém eles serão voltados ao umbigo do bebê, que exigirá higienização adequada depois de cortado (veja quais são esses cuidados aqui).

mudanças no umbigo na gravidez

Imagem: 123RF

Publicidade

A mudança no umbigo acontece sempre na gravidez?

Pode ser que algumas mulheres não aparentem mudanças no umbigo na gravidez. Isso vai depender da anatomia da região. Em geral, os umbigos que mais “saltam” são aqueles que não têm muita profundidade. Logo, conforme a pele estica em decorrência do crescimento da barriga, esse umbigo mais raso acaba “saindo pra fora”.

Mas vale saber que não é apenas a gestação que desencadeia a característica. Quadros de hérnia também podem ocasionar essa saliência do umbigo. Se a mulher já tiver hérnia umbilical antes da gestação, o aumento da barriga na gravidez pode deixá-la maior e mais aparente. Nesses casos, a avaliação de um médico é muito importante.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Meu umbigo não voltou ao normal depois do parto, e agora?

Como o útero reduz o seu tamanho, até voltar ao habitual, depois da gestação, a consequência é que o umbigo regrida à forma como era antes da gravidez. Porém, caso o seu umbigo, mesmo depois do nascimento do bebê, continue saltado, vale procurar um médico. Pode se tratar de um caso de hérnia, com possível indicação de cirurgia.

Veja também: