Gases no bebê: aprenda como aliviar o desconforto do seu filho

Por 0 Comentários


Com um sistema digestório ainda imaturo, é comum os bebês sentirem gases. O desconforto costuma ser recorrente como as cólicas, mas algumas medidas podem contribuir para aliviá-lo. A seguir, você confere mais informações sobre como identificar gases no bebê e dicas para ajudar o filhote. Vem ver!

gases no bebê
Imagem: 123RF

O que provoca gases no bebê?

A alimentação costuma ser o principal motivo relacionado à produção de gases no bebê. Como o sistema digestivo dos pequeninos ainda está em desenvolvimento, não são todos os alimentos que caem bem a eles. Por esse motivo, também, é que o leite materno é ainda mais recomendado: ele contém a composição ideal para o organismo naquele momento.

Mais uma causa dos gases pode estar relacionada ao uso da mamadeira. Bebês que mamam na mamadeira costumam sofrer mais de gases em relação aos que são alimentados no peito. Isso porque, no peito, a criança consegue controlar melhor a saída de leite, se alimenta mais devagar e em quantidades menores e permanece em uma posição mais ereta – com isso, ela engole menos ar durante a mamada.

Por esses motivos, para prevenir gases no bebê, deve-se sempre priorizar o aleitamento materno. Caso haja recomendação de fórmulas, elas devem ser devidamente prescritas pelo pediatra e é importante observar se o filhote apresenta desconfortos após as mamadas, o que pode indicar gases.

Mais uma medida importante é colocar o bebê para arrotar após as mamadas. O ato faz o pequeno eliminar o ar que ele acaba engolindo ao mamar; do contrário, o ar engolido pode provocar gases e dor.

Como aliviar o incômodo?

Você pode estimular a liberação dos gases com alguns movimentos. Uma dica é, com a criança deitada de barriga para cima, dobrar as pernas dela (trazendo os joelhos para a barriga), e depois movimentá-las, imitando o pedalar de uma bicicleta.

Uma massagem na barriguinha do filhote também pode ajudá-lo. Faça movimentos com as mãos na região – assim, irá contribuir para eliminar o que estiver acumulado.

Veja também: 7 dicas fundamentais para aliviar desconfortos na barriga do bebê

Quando procurar o pediatra?

Observe a frequência com que seu filho apresenta gases. Se for algo recorrente, é importante consultar o pediatra, que irá avaliar a causa do incômodo e indicar o tratamento mais adequado. Jamais automedique seu filho.


 



Arquivado em: Cuidados diários Tags:

Deixe seu comentário