A menstruação cessa e a barriga começa a crescer. Esses são os principais sinais que indicam uma gravidez, não é mesmo? Porém, naturalmente, outras mudanças ocorrem no corpo que se prepara para receber um bebê. E uma delas acontece em uma região que será muito requisitada no início da vida do bebê: as mamas. Por isso, é natural que surja a dúvida: os seios mudam na gravidez? O que acontece com eles?

De fato os seios mudam na gravidez, como resultado dos hormônios que estão aumentados no período (estrógeno, progesterona, prolactina) e do aumento do fluxo sanguíneo na região. Aos poucos, as mamas se transformam para produzir o leite materno que irá alimentar o bebê.

Para saber quais alterações são mais comuns nos seios nesse período, confira as informações a seguir:

seios mudam na gravidez
Imagem: 123RF

Eles crescem

Como o fluxo de sangue e a quantidade de tecido gorduroso aumentam na região das mamas para auxiliar no crescimento dos dutos de leite e das glândulas mamárias, os seios mudam na gravidez e acabam ficando maiores e mais pesados. Mais uma explicação para essa mudança é a retenção de líquido característica da gravidez, consequente do aumento dos hormônios progesterona e estrogênio. Nesse novo formato, os seios também ficam mais sensíveis e podem doer.

Publicidade

Aparecem veias e estrias

Mais uma consequência do aumento do fluxo sanguíneo nos seios é o aparecimento de veias azuladas ou esverdeadas na região. E, decorrente do aumento delas, ainda podem aparecer estrias, por conta do esticamento da pele.

Eles coçam

Tem mulheres que relatam que descobriram a gravidez por conta de coceira nos seios. E isso faz sentido, porque, por causa das estrias, os seios podem coçar durante a gestação. À medida que elas crescem, a coceira aumenta.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mamilos e aréolas escurecem

Isso ocorre devido aos altos níveis de estrogênio. A aréola (área circular que envolve o mamilo) também fica mais larga e as glândulas presentes na região (aquelas pequenas bolinhas, chamadas de glândulas de Montgomery) passam a produzir óleos, que protegem os mamilos e as aréolas de ressecamento e rachaduras.

Eles podem vazar

Há mulheres que começam a produzir leite ainda durante a gestação. Algumas já no segundo trimestre sentem vazar um líquido esbranquiçado e viscoso dos seios – trata-se do colostro, rico em proteínas e anticorpos e que será o primeiro alimento do bebê.

E o que pode ajudar?

Se algum desses sintomas estiver te incomodando, procure usar sutiãs confortáveis, com um copo maior e alças mais largas, para suportar o peso extra. Os modelos de algodão podem ser melhores, pois são respiráveis e os seios estarão sensíveis durante a gravidez. Há modelos específicos para a gestação que costumam reunir essas características (e, caso se sinta melhor, vista para dormir também). Mais uma dica é, no banho, optar por sabonete hipoalergênico para evitar possíveis irritações.

Veja também: O livro de gravidez do ano!

Publicidade