Você já foi surpreendida por um pedido do seu filho para tomar café? Esse fato não é incomum já que as crianças, observadoras, estão sempre de olho nos nossos hábitos para querer repeti-los. No entanto, é só depois de uma determinada idade que o consumo de café é liberado para as crianças pelos pediatras, sabia? Antes, existem contra indicações para a bebida. Nesse post eu conto melhor sobre esse assunto, venha conferir!

Imagem: 123RF

Em que idade o café começa a ser liberado para as crianças?

Para começo de conversa, é sempre importante ressaltar que, nos primeiros seis meses de vida, a recomendação para o bebê é a amamentação exclusiva. Ou seja, durante esse período, o único alimento que a criança deve ingerir é o leite materno. Depois é que começa a introdução de novidades, contudo o café não deve fazer parte do novo cardápio tão cedo. Aliás, enquanto o bebê mama, a recomendação é que até a mãe reduza o consumo do café, pois parte da cafeína passa para o bebê por meio da amamentação (como você pode ver nesse post aqui).

Publicidade

Por conta da cafeína, o café é considerado uma bebida estimulante, e, portanto, não é recomendado para crianças antes dos dois anos. Porém, ao atingir essa idade, o consumo ainda deve ser extremamente restrito, em pequenas quantidades. Por exemplo: se o seu filho vive te perguntando se ele pode tomar café, aos dois anos ele já pode permitir experimentar a bebida. Contudo, para o consumo diário, os pediatras indicam no máximo meia xícara de café (e preferencialmente misturado ao leite, sem ser expresso).

Depois dos seis anos

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O filhote curtiu o gosto de café? A partir dos seis anos ele pode te acompanhar com uma xícara (pequena) por dia. Porém, no mesmo esquema de antes: preferencialmente café coado e com leite (sendo uma proporção com mais leite do que café). Outra opção bacana é oferecer a versão descafeinada.

Dicas

Vale lembrar que, mais do que a cafeína, o café contém ingredientes bacanas, como vitaminas, minerais e antioxidantes. O ideal, para aproveitar esse benefícios, é não exagerar na quantidade oferecida ao filhote e, ainda, escolher o horário certo para tomar. Opte pela manhã, já que à noite, por ser estimulante, a bebida pode atrapalhar o sono. Depois do almoço também não é a melhor opção, porque o café pode atrapalhar a absorção de ferro.

Veja também: Ideias de cardápio de café da manhã e lanche saudáveis (para facilitar a vida das mães)

Publicidade