Os primeiros meses do bebê são um verdadeiro teste de memória para a mãe (que, aliás, já não está das melhores, com tantas mudanças hormonais e demandas novas a se acostumar!). Eu, por exemplo, tinha que fazer uma listinha para organizar a bolsa de Catarina, do contrário fatalmente esquecia alguma coisa importante! Certa vez, esqueci a carteira indo ao pediatra, pode? Assim, no post de hoje, eu compartilho com vocês a minha lista do que levar na bolsa do bebê. Ah, e aceito palpites, porque em bolsa de bebê e coração de mãe, sempre cabe mais um!

Bolsa do bebê – o que levar:
Para trocar o bebê
– 4 fraldas (para um passeio de 3 horas; aumente a quantidade se for passar mais tempo longe de casa). Exagero? Juro que já cheguei a usar 3 fraldas nesse intervalo de tempo, por isso considero 4 a quantidade com margem de segurança!
– Lenços umedecidos (nos primeiros meses de Catarina eu também levava uma garrafinha de água e um pouco de algodão, pois não gostava de usar só o lenço – ela acabava assando; depois, com o tempo, apenas o lenço era suficiente).
– Saquinho plástico para fralda suja
– Álcool gel para limpar as mãos
– Trocador dobrável
– 2 mudas de roupa (com body, calça e macacão) + 1 par de meias. Se seu bebê não sujar tanta roupa (como a minha, que regurgitava demais!), pode ser que apenas 1 muda de roupa baste!
– Saquinho para roupa suja
Para amamentar:
– 1 fralda de pano grande (para colocar no ombro)
– 3 paninhos de boca
– Protetor de mamilos, se você usar
– Mamadeira, se não estiver em amamentação exclusiva. Leve a água já medida dentro dela, e misture com o leite em pó (levado à parte) apenas na hora de dar ao bebê.
– Porta leite em pó com a fórmula já medida
Se o bebê já come:
– Fruta (maçã, pera, uvas são fáceis de levar)
– 1 faquinha para descascar ou cortar
– 1 mamadeira ou copinho com água
– Papinha (se feita em casa, leve em recipiente térmico para assegurar que estará própria para o consumo; as industrializadas também quebram o galho se usadas eventualmente!)
– Talheres para o bebê
– Suco (que deve ser levado em recipiente térmico, ou colocado no compartimento com proteção térmica da bolsa do bebê)
– Biscoitinho (se seu bebê já for um pouco mais velho, e principalmente se você for gastar um tempão no trânsito!)
Outros:
– Chupeta e porta-chupeta
– Protetor solar e repelente, se o bebê tiver mais de 6 meses e sempre com orientação do pediatra
– Chapéu
– Casaquinho mais quente e gorrinho nos dias frios
– Mantinha
– Remédios
– Brinquedos
Para a mãe (sim, você também precisa de cuidados!):
– Kit de sobrevivência básico: carteira, lixa de unha, batom (e um rímel, que juntos levantam qualquer visual! Até de mãe de recém-nascido!) e pinça
Ufa! Agora a fase dois do desafio é conseguir colocar tudo isso na bolsa do bebê! Boa sorte!