O Significado do nome Helena é “Reluzente”, ou até mesmo “Resplandecente” e possui sua origem na Grécia Antiga.

Seu significado se deve ao nome grego “heláne” e significa “tocha”. Segundo estudiosos da linguística grega, o nome Helena vem do nome tocha e conota um sentido de iluminação.

História do nome Helena

Bebê

Bebê enrolado no lençol vermelho – Foto: Freepik

Oriundo da Grécia Antiga, o nome Helena é bastante mencionado em histórias da mitologia grega, onde é tratada a história de Helena, filha de Zeus. Portanto, com o título de “mulher mais bonita do mundo”, Helena era casada com o rei Menelau que era um espartano.

Publicidade

Mas segundo relatos gregos, Helena havia sido sequestrada pelos troianos, e por questões econômicas e também para resgatar Helena.

Os gregos entraram em guerra contra Troia, e após a grande estratégia do “Cavalo de Troia”, os gregos puderam vencer.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Após isso, Helena fugiu para Rodes a fim de morar com a rainha Polixo, que acabou mandando suas servas enforcarem Helena para ter sua vingança.

Variações do nome Helena

Menina linda

Menina linda engatinhando – Foto: Freepik

Alguns dos nomes próprios possuem seu significado como sendo uma variação do nome Helena e que possuem o mesmo significado do nome. Mas dentre eles estão alguns dos nomes mais comuns:

  • Elaine
  • Helen
  • Helenice
  • Eleonora

Personalidade do nome Helena

significado do nome Helena

Bebê bonita – Foto: Freepik

Publicidade

Algumas características do nome Helena são predominantes na maioria das pessoas que possuem este nome. Desse modo, algumas dessas características estão citadas abaixo:

Romântica

A Helena da Grécia antiga se mostrou por muitas vezes como uma pessoa romântica.

Assim, os relatos dessa característica são citados na história dos Espartanos, onde Helena se apresenta como “a esposa romântica” e que isso muito agradava seu marido Menelau de Esparta.

Soberba

Em alguns momentos de sua vida, Helena se mostrou soberba, gabando-se de sua beleza que era invejada por todas as moças da região, e isso teria motivado o seu assassinato.

Inteligente

Mas a beleza não era a única atribuição de Helena. Pois ela teria ajudado na engenhosa estratégia “cavalo de troia”, e também sabia ser astuta para conseguir o que queria.

Porque escolher o nome Helena

significado do nome Helena

Menina sentada – Foto: Freepik

Publicidade

O nome traz consigo significados de iluminação, e este significado é muito importante para quem a busca.

Mas segundo tradições antigas, a iluminação é descrita como a evolução do homem carnal para o homem espiritual, onde a iluminação é bastante associada ao sentido da vida.

Curiosidades sobre o significado do nome Helena

significado do nome Helena

Bebê sorrindo – Foto: Freepik

O nome “heláne”, ou “tocha” é muito atrelado pelos gregos ao sentido de “tornar o desconhecido em conhecido”, e esse conceito foi bastante difundido entre os cristãos da idade média, que buscavam tornar conhecido todo o conhecimento que havia se perdido.

Além disso, o significado do nome Helena é bastante popular entre os brasileiros, que costumam optar por nomes antigos que tenham um bom significado.

Assim, segundo a plataforma mundial babycenter.com, o nome Helena foi um dos mais escolhidos para bebês brasileiros no ano de 2019, e isto se deve à influências de filmes e novelas.

Mas outra curiosidade deste nome é que ele passou a ser mais conhecido depois da morte de Santa Helena, que foi mãe do Imperador Católico Constantino.

Santa Helena morreu no ano de 338 depois de Cristo e teve mais de 100 igrejas construídas em sua homenagem na Inglaterra.