Para uma criança de 9 anos, sua aparência está se tornando cada vez mais importante. Assim, você ouvirá mais perguntas sobre sua aparência.
Mas o que mais está acontecendo no desenvolvimento da crianças de 9 anos? Confira!

Criança feliz

Criança com jaqueta e de ôculos – Foto: Freepik

Desenvolvimento social e pessoal em criança de 9 anos

Os pais ainda são a referência e a confiança mais próxima e importante da criança de 9 anos. No entanto, nesta idade, meninas e meninos estão cada vez mais seguindo seus próprios caminhos, reivindicando mais liberdade e querendo assumir mais responsabilidades.

Ao mesmo tempo, o contato social com pessoas da mesma idade está se tornando cada vez mais importante e o sexo oposto também está se tornando cada vez mais interessante.

Publicidade

As crianças de 9 anos querem passar a maior parte do tempo livre com os amigos e não mais com os pais ou irmãos.

A criança de 9 anos também é extremamente curiosa e faz muitas perguntas, independente do assunto. Além da escola, a sede de conhecimento pode ser satisfeita com livros de não ficção adequados à idade, entre outras coisas, e o que já foi aprendido pode ser consolidado.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Menina com celular

Menina com celular – Foto: Freepik

Nessa idade, as crianças se tornam cada vez mais conscientes de seus próprios corpos, e meninas e meninos agora estão preocupados com sua aparência. Até recentemente, as crianças não se importavam muito com o que os outros pensavam sobre sua aparência.

Enquanto isso, entretanto, a opinião dos colegas conta cada vez mais e não apenas a própria aparência, mas também a aparência de outras crianças é vista de forma crítica.

Nesse processo, a desconfiança também aumenta entre as crianças de 9 anos e elas começam a desenvolver medos ou mesmo dúvidas sobre si mesmas. Algumas crianças também lutam com alterações de humor de vez em quando, o que pode já ser devido às alterações hormonais.

Publicidade

Leia também sobre o desenvolvimento da criança de 5 anos.

O mundo emocional da criança de 9 anos

Nessa idade, tanto meninas quanto meninos de 9 anos são facilmente vulneráveis, pelo que os sentimentos costumam ser expressos espontaneamente.

Em algumas situações, as crianças podem reagir agressivamente ou até mesmo ficarem violentas. No entanto, pessoas da mesma idade costumam se dar bem rapidamente após uma discussão anterior.

Menina de nove anos

Menina sorrindo – Foto: Freepik

Antes do início da puberdade, as crianças costumam ser muito abertas e confiar rapidamente em seu ambiente social. Ao mesmo tempo, os filhos ainda buscam atenção, segurança e cuidado dos pais.

É importante que vocês, como pais, elogiem seu filho sem avisar ou pedir, e honrem e enfatizem suas habilidades. Desta forma, você fortalece a autoconfiança de seu filho de forma sustentável.

Publicidade

A criança de 9 anos têm memórias emocionais muito boas. Isso significa que o que foi experimentado é armazenado emocionalmente e permanece na consciência.

Assim, tanto as experiências emocionais boas quanto as ruins têm impacto na vida futura da criança. Além disso, os modelos de comportamento estão se tornando cada vez mais importantes nesta idade.

Educação sexual para criança de 9 anos

A criança de 9 anos já deve ser informadas sobre as funções dos órgãos genitais internos e externos, pois esse é um tema quente de conversa na escola e entre seus pares.

Se uma criança nessa idade ainda não sabe, pode ser motivo de riso, o que por sua vez pode levar ao bullying. Além disso, a televisão ou o uso da mídia em geral dão uma contribuição significativa para que o tema da sexualidade seja abordado pelas crianças.

Menina feliz

Menina com casaco rosa – Foto: Freepik

Como as coisas estão progredindo rapidamente com meninos e meninas de 9 anos em termos de desenvolvimento físico, agora você pode abordar com cautela alguns tópicos.

Por exemplo, você pode preparar seu filho para as primeiras mudanças físicas, que incluem aumento da transpiração, odor corporal, sensibilidade nos seios ou o surgimento de pelos púbicos ou nas axilas e lidar com eles.

Dica: Crianças de 9 anos costumam achar embaraçoso conversar com os pais sobre desenvolvimento físico ou sobre o sexo oposto. Por esse motivo, livros apropriados para a idade sobre o assunto da educação de crianças pré-púberes são ideais.

Mudanças de humor em crianças de 9 anos

Criança estressada

Criança estressada – Foto: Freepik

Até certo ponto, a dúvida, a frustração e o mau humor são uma fase de desenvolvimento perfeitamente normal em meninos e meninas de 9 anos.

Mas o clima pode mudar em apenas alguns minutos: apenas um momento atrás você estava brincando feliz e de repente seu filho entra em casa gritando e praguejando.

Mas por que as oscilações de humor são tão comuns entre crianças de 9 anos?

O desenvolvimento nem sempre é fácil, por isso mesmo as crianças pequenas lutam contra a agressão, explosões de raiva e frustração.

O estresse, um ambiente desconhecido ou o nascimento de um irmão pode levar à superação da frustração.

menina com as mãos na cabeça

Menina com as mãos na cabeça – Foto: Freepik

As crianças de nove anos muitas vezes sentem que estão sob pressão adicional da escola. Em casa, nas quatro paredes seguras, a raiva e a incerteza reprimidas são então liberadas, o que, claro, exige muita paciência dos pais em sua educação.

Além disso, uma mudança hormonal ocorre gradualmente nas crianças de 9 anos, que por sua vez, lenta mas seguramente, anuncia a puberdade.

Mudanças de humor podem se manifestar com os seguintes sinais típicos:

  • Agressão e desafio (especialmente em relação aos pais ou irmãos);
  • Tristeza e choro;
  • Medo e reclusão;
  • Problemas para adormecer e problemas gerais de sono;
  • Inquietação e desamparo;
  • Pouco apetite;
  • Mais argumentativo do que o normal.
Menina estressada

Menina gritando – Foto: Freepik

No entanto, ter mudanças de humor de vez em quando é um processo completamente normal e faz parte do desenvolvimento saudável de qualquer criança.

No entanto, se os altos e baixos dos sentimentos forem pronunciados e as mudanças de humor persistirem por um período mais longo, é aconselhável consultar um médico.

Dicas sobre mudanças de humor

Criança fazendo karatê

Menina fazendo karatê – Foto: Freepik

  • Crie um ritmo diário: As crianças precisam de uma rotina diária regular, por isso faz sentido fazer as refeições no mesmo horário possível e estabelecer horários do dia fixos para os deveres de casa e lazer.
  • Estabeleça regras: Regras, limites e acordos claros são inevitáveis ​​quando se trabalha em conjunto e oferecem uma estrutura na qual seu filho pode se mover livremente. Para que seu filho não se sinta ignorado ou tratado injustamente, você deve estabelecer algumas regras fixas junto com toda a família, às quais não apenas seu filho, mas também vocês, como pais, devem aderir.
  • Exercício suficiente: Com bastante exercício, seu filho pode criar um equilíbrio para a escola e, geralmente, parecer mais saudável, o que tem um efeito positivo nas mudanças de humor.