Comer frutas durante a gravidez é muito importante. Mas podemos beber água de coco na gravidez? Vamos descobrir quais são as propriedades e se existem contra-indicações.

Futuras mães grávidas prestam muita atenção aos alimentos, tentando assimilar todas as propriedades nutricionais necessárias para o desenvolvimento correto e saudável do bebê. Entre os alimentos recomendados pelos médicos para serem incluídos na dieta durante a gravidez também está o coco e a água de coco.

É seguro beber água de coco na gravidez?

Água de coco na gravidez – Foto: Freepik

O consumo regular de água de coco durante a gravidez ajuda com alguns problemas. Durante a gravidez, extrema cautela deve ser exercida durante a dieta e é preciso ter um estilo de vida saudável.

Publicidade

A exaustão durante a gravidez é uma característica comum e drena o nível de energia da mulher por algum tempo. Para superar a sensação de cansaço durante a gravidez, recomenda-se consumir um copo de água de coco todos os dias, pois contém os minerais necessários de que uma mulher grávida precisa.

A melhor hora para beber água de coco durante a gravidez é de manhã, porque seus nutrientes e eletrólitos são facilmente absorvidos pelo estômago vazio.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como a bebida é rica em calorias, as mulheres que tendem a ganhar peso devem ter cuidado. Como também é considerada diurética para mulheres grávidas, pode ser necessário visitar o banheiro com mais frequência. É rica em potássio, fibra de sódio, possui açúcar moderado, vitaminas e proteínas. As mulheres que estão sob a influência de medicamentos para pressão alta devem ser cautelosas.

Devido ao alto teor de fibras, um copo de água de coco pela manhã pode ajudar a aliviar a constipação.

Benefícios da água de coco para mulheres grávidas

Água de coco – Foto: Freepik

Os benefícios da água de coco para mulheres grávidas são enormes.

Publicidade
  1. Protege a mãe e o filho, aumentando o nível de imunidade da futura mãe, pois é rico em vitaminas e antioxidantes.
  2. Ajuda a aliviar a constipação devido ao alto teor de fibras.
  3. Por ser um diurético natural, ele nivela o nível de ácido úrico no corpo, libera toxinas e limpa o trato urinário.
  4. A presença de magnésio, potássio e outros minerais ajuda a aumentar a produção de urina, o que é importante durante a gravidez, reduzindo assim o risco de pedras nos rins.
  5. Ela também fornece os eletrólitos necessários para evitar a desidratação, que pode ser causada por diarreia e vômito devido a enjoos matinais.
  6. A presença de potássio e fósforo aumenta os níveis de energia.
  7. Tem colesterol baixo. Também ajuda a remover o colesterol ruim do corpo, impedindo que a gordura se acumule no corpo. Portanto, é um substituto ideal para bebidas doces e não saudáveis.
  8. O nível de pH do corpo é controlado. Alterações hormonais durante a gravidez podem causar azia, que pode ser regulada pela água de coco.
  9. Baixo teor de açúcar reduz o risco de diabetes gestacional
  10. A água de coco hidrata o corpo, o que aumenta a elasticidade da pele e reduz as estrias formadas durante a gravidez.

Existem efeitos colaterais de beber água de coco durante a gravidez?

Bebendo água de coco – Foto: Freepik

Basicamente, a água de coco não prejudica a maioria das mulheres grávidas. No entanto, deve ser tomada em doses moderadas, porque a água de coco contém sódio, o que deve ser evitado se uma mulher grávida sofre de pressão alta e exagera na dose.

A água de coco diminui a pressão arterial e é aconselhável conversar com seu médico antes do consumo, se você tiver problemas com a pressão arterial. Como também pode interferir na pressão sanguínea durante e após a cirurgia, é melhor evitar consumir água de coco pelo menos duas semanas antes do parto.

Quanta água de coco você deve beber durante a gravidez?

A quantidade de água de coco consumida durante a gravidez é discutível. Mas a ingestão ideal deve ser limitada a um copo por dia; pois essa quantidade é ideal para mulheres grávidas e pode fornecer nutrientes diários essenciais. É melhor evitar a água de coco se você não gostar do sabor para evitar vômitos ou uma sensação desagradável.

Como escolher o coco certo?

Coco verde – Foto: Freepik

Para aproveitar os vários benefícios da água de coco, você deve saber como selecioná-los adequadamente. Essas dicas podem ajudá-la a comprar coco fresco.

Publicidade

Um coco fresco será leve e doce e não conterá carne de coco, a substância branca, carnuda e macia. Um maduro ou velho vai estar azedo.

  • Seleção: Escolha cocos de tamanho médio, limpos e verdes, pois contêm grandes quantidades de água. Não escolha cocos com cascas duras e manchas cinzas, pois indicam que estão maduros.
  • Água: Agite vigorosamente o coco perto do ouvido para verificar se ele tem água. Selecione aqueles que produzem um bom som de água chacoalhando. Um coco fresco conterá quase um copo de água.
  • Armazenamento do coco: Se você deseja armazenar cocos em casa, mantenha-os em uma área fresca.

Benefícios do coco

Coco – Foto: Freepik

  1. Leite materno: Acredita-se que o consumo regular da polpa do coco durante a gravidez melhore a oferta de leite materno após o parto. No entanto, não existem estudos clínicos que possam associar o consumo da polpa do coco e o aprimoramento do suprimento de leite materno.
  2. Melhora a circulação sanguínea: O volume de sangue dobra durante a gravidez, causando inchaço nos pés e pernas. A má circulação do sangue agrava a condição. Assim, acredita-se que o consumo da polpa do coco possa melhorar a circulação sanguínea e prevenir o inchaço e a dor nas pernas. No entanto, não existem estudos clínicos para provar isso.
  3. Ajuda na digestão: A polpa de coco é nutritiva e rica em fibras. É devido ao seu conteúdo rico em fibras, que a polpa do coco é considerada eficaz no controle da constipação, uma preocupação comum durante a gravidez.

Quantas calorias o coco tem?

Cerca de 354 kcal por 100 gramas. É um alimento muito calórico e, portanto, deve ser consumido com moderação se você estiver grávida. Sempre lave bem o coco antes de consumi-lo, para evitar o risco de toxoplasmose, uma infecção muito perigosa na gravidez.

Espero que você tenha todas as informações sobre a água de coco durante a gravidez. Se você tiver algo a acrescentar, deixe nos comentários abaixo!