Muito populares nos Estados Unidos, os donuts vêm ganhando seu espaço no Brasil. Também pudera: de massa levinha e coberturas coloridas e saborosas, o doce agrada crianças e adultos. Enquanto os pequenos se encantam especialmente pelas cores do quitute, não há adulto que resista a donuts acompanhados de um café. Por isso é muito comum surgir a vontade de saber como fazer donuts caseiros de forma fácil.

Antes que você ache que não é possível preparar os donuts em casa com facilidade, já adiantamos que é possível sim! Aliás, a receita não tem execução complicada, e você pode até convidar as crianças para ajudar no preparo.

A seguir, aprenda como fazer donuts caseiros de forma fácil, além de dicas de coberturas deliciosas. Receita especial para o próximo lanche em família!

como fazer donuts caseiros

Imagem: 123RF

Publicidade

Receita fácil de donuts caseiros

Massa de donuts

Com esta receita, você prepara cerca de 8 unidades de donuts. Veja só como fazer: misture 2 colheres (de sopa) de açúcar, 2 copos de farinha de trigo, uma pitada de sal e 5 g de fermento biológico seco. Acrescente à mistura 2 colheres (de sopa) de manteiga (em temperatura ambiente), 1 ovo, meio copo de leite e 1 colher (de chá) de essência de baunilha.

Sove a massa por cerca de 5 minutos. Aqui as crianças podem ajudar, colocando literalmente a mão na massa! Se precisar, vá adicionando mais farinha até que a massa desgrude das mãos. Se você tem o costume de fazer pão, observe que a massa deve ficar mais macia que a de pão, mas não grudenta. Cubra e deixe descansar até que ela dobre de volume.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Em seguida, sove a massa novamente (em uma superfície enfarinhada) e então a abra com a ajuda de um rolo e corte no formato desejado (você pode usar copos para cortar). Lembre-se de cortar também o meio do donut, para dar aquele formato específico. Coloque os donuts em uma assadeira rasa untada com óleo e deixe crescer em lugar abrigado até que, mais uma vez, dobrem de volume, como massa de pão. Frite em óleo abundante e não muito quente, virando para que doure dos dois lados.

Cobertura

Escolha a sua preferida e coloque por cima dos donuts, depois de frios. Quem quiser, pode recheá-lo também com doce de leite, brigadeiro, goiabada… Para completar, granulados são bem-vindos na cobertura!

De chocolate: uma dica é derreter 180 g de chocolate meio amargo em banho-maria. Depois, mergulhe em um dos lados da rosquinha.

De leite condensado: sem tempo para preparar uma cobertura? Coloque então leite condensado por cima. Fica molhadinho e saboroso!

Publicidade

De churros: mais uma dica prática é salpicar açúcar e canela por cima do doce.

Cor de rosa: quer preparar o famoso donut rosa dos Simpsons? Para esta cobertura, misture 35 g de manteiga (em temperatura ambiente) com 200 g de açúcar de confeiteiro. Acrescente 1/2 colher (de chá) de suco de limão e bata até ficar uma mistura lisa. Adicione gotinhas de corante alimentício rosa até chegar ao tom desejado.

Agora, se a sua ideia é fazer um donut assado e não frito, essa receita a seguir é deliciosa!