Seu filho gosta de jogar video game? Você já calculou quantas horas por dia ele passa com o dispositivo? E na semana?

Se você tem um pequeno jogador em casa, provavelmente essas questões (e talvez até preocupações) tenham surgido. A ponto de você se perguntar: será que há um limite de horas diárias consideradas seguras para o jogo?

Pois um estudo recente realizado na Espanha mostrou que há, de fato, uma diferença comportamental entre as crianças que fazem uso do video game por poucas e por muitas horas semanais.

Foram analisadas 2.400 crianças, entre meninos e meninas, de 7 a 11 anos. E veja só: a pesquisa concluiu que aquelas que faziam uso moderado do jogo, brincando por volta de 4 horas semanais, demonstraram inclusive reações mais rápidas e melhores notas na escola do que as que não jogavam.

Publicidade

Quando o video game passa a ser usado por mais tempo

Por outro lado, as horas de video game não alteraram o desempenho das crianças em outras habilidades, como a memória e a capacidade de manter a atenção.

E fica o alerta: aquelas que jogavam por mais de nove horas na semana demonstraram não só a perda dos benefícios do video game usado com menos intensidade, como também uma maior tendência a problemas sociais e de comportamento. Ou seja, foram notadas menor capacidade de interação com outras crianças, ou condutas problemáticas de forma geral.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mais um problema observado no estudo é que, quanto maior o número de horas gastas no video game, geralmente menor o número de horas que a criança passa dormindo.

Assim, fica fácil de entender uma possível relação entre o uso de games e o mau comportamento, por falta de sono adequado.

Segundo o  Dr. Jesus Pujol, que liderou a pesquisa, “parece ser seguro afirmar que o uso de 1 a 9 horas semanais de video game por semana é seguro”.

Assim, o ideal seria que a criança jogasse por até 1 hora de segunda a sexta, e gastasse mais, no máximo, duas horas diárias durante o fim de semana.

Publicidade

Vale, portanto, a pena acompanhar o tempo que seu filho passa jogando durante a semana, e analisar se isso não vem interferindo em suas horas de sono. Se o equipamento fica 100% do tempo à disposição da criança é fácil que os excessos aconteçam.

E se você identificar que o pequeno está com modificações em seu temperamento, e que isso pode estar ligado ao uso demasiado do video game, combine regras de uso.

Dessa forma, em alguns anos seu filho agradecerá por ter mais tempo para descansar e para praticar atividades ao ar livre, por ter reduzido o tempo gasto com tela.

Veja também: Seu filho vê muita TV? Estudo mostra que ele pode se tornar um adulto pouco saudável