Ensinar a criança a andar de bicicleta faz parte dos ensinamentos da infância que muitos pais sonham em passar aos filhos.

Geralmente, por volta dos quatro anos, os pequenos estão preparados para esse novo aprendizado. Mas, mesmo “grandinhos”, é necessário ter cuidado, pois o equilíbrio sob duas rodas requer atenção.

Se está chegando o momento de ensinar o filhote a andar de bike, confira a seguir algumas dicas para garantir segurança a esse momento e, claro, fazer dele algo muito especial e verdadeiramente inesquecível. Vem ver!

andar de bicicleta
Imagem: 123RF

6 dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta

Tenha os itens necessários

Escolher uma boa bicicleta é fundamental para garantir o equilíbrio durante o passeio. O modelo ideal para seu filho será aquele em que ele consiga apoiar os pés no chão, para se sentir seguro. Portanto, a bicicleta deverá ser adaptada à altura da criança (assim como o selim, ou seja, o assento) e estar alinhada.

Publicidade

Também é necessário utilizar equipamentos de segurança: capacete, joelheiras e cotoveleiras (afinal, muitos tombos devem acontecer!). As luvas são outros acessórios importantes, pois protegem os punhos da queda e ajudam a aliviar os músculos do antebraço.

Em relação à roupa, dê preferência a peças compridas, pois são uma proteção a mais em caso de quedas. Já os sapatos devem ser fechados e, se possível, sem cadarços, para não enroscar na corrente.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja também: Regras e dicas importantes para transportar crianças em moto e bicicleta

Escolha um bom lugar

Locais amplos, planos e sem obstáculos são os melhores para as primeiras aulas. Prefira aqueles mais tranquilos, sem muito movimento de pessoas. Lembre que quando a criança “embala” na bicicleta, a conquista do equilíbrio vem depois de percursos mais longos.

Explique as primeiras lições

Antes de começar a ensinar na prática, explique à criança como deve ser o movimento que ela irá fazer: ela deverá forçar uma perna de cada vez, e ir repetindo esse gesto. Também diga que ela deve se sentar corretamente e olhar para a frente enquanto segura no guidão, com muita atenção.

Mais um ensinamento importante é em relação aos freios. Explique inicialmente de uma maneira mais geral, para depois detalhar como usá-los (pois também não adianta encher a criança de informações de uma só vez). Ensine que, caso seja necessário utilizar os freios, o pequeno deve apertar levemente os dois de uma só vez, e nunca acioná-los em curvas.

Publicidade

Tire as rodinhas

As rodinhas podem ser úteis para um primeiro contato da criança com a bicicleta, mas encoraje o filhote a tirá-las, pois elas, por outro lado, inibem o aprendizado.

Segure no selim

Nas primeiras pedaladas, vale segurar no selim (na parte de trás dele) da bicicleta. Isso irá oferecer segurança ao seu filho. Mas quando notar que ele conquistou o equilíbrio, solte – a criança nem irá sentir!

Encoraje, sempre!

No momento de ensinar a criança a andar de bicicleta, a preocupação excessiva deve ser deixada de lado. Paciência, pique e muito incentivo são fundamentais para transmitir a sensação de segurança ao pequeno e fazê-lo acreditar que ele pode andar sob duas rodas. Prepare-se para os tombos, que farão parte do processo, e garanta o bom humor!

E você? Tem alguma dica que funcionou na sua casa para ensinar o seu filho a andar de bicicleta? Conta nos comentários!