Todo mundo sabe que situações de emergência acontecem. Mas é verdade é que no nosso dia a dia não paramos para pensar nelas, até escutarmos uma história impactante. Já ouviu, por exemplo, que uma amiga perdeu o filho num lugar público, e felizmente ele sabia seu celular para avisar onde estava? Nessa hora você se pergunta: “será que meu filho estaria preparado para fazer o mesmo?”.

Como nunca sabemos quando uma situação de emergência acontecerá, o ideal é reforçar com seu filho algumas medidas importantíssimas e que devem ser colocadas em prática num momento como esse. Assim, se ele se perder, presenciar alguém passando mal ou mesmo situações mais graves, saberá a quem recorrer (e também o que deve ser evitado).

Claro que o primeiro cuidado é evitar que uma situação desse tipo ocorra. Para isso, ensine seu filho a não falar com estranhos, não dar informações sobre ele e a família a pessoas que não conhece, não aceitar caronas de desconhecidos etc. Mas se ainda assim algo sair do controle, confira a seguir uma lista de cuidados sobre como proceder nessas situações de emergência.

emergência com criança
Imagem: 123RF

Faça o pequeno decorar seu número de celular

Crianças pequenas, por volta de 5 ou 6 anos, conseguem decorar números. Ensine ao seu filho o número do seu celular e garanta que ele decore a sequência de cabeça. Cacá tem 8 anos, e há dois aprendeu meu número (meu marido criou uma música para que ela memorizasse, e funcionou muito bem. Fica a dica!). Deixe-o avisado para ligar em situações em que se sinta inseguro, e também ensine que, se ele não tiver como ligar, deve abordar alguém (em um estabelecimento comercial, por exemplo, que seja movimentado. Ou pedir ajuda a um policial) e pedir para fazer a ligação. Se achar necessário, você também pode deixar seu número em um local de fácil acesso, como anotado em um papel no bolso da roupa da criança, por exemplo. Essa medida é especialmente útil quando você está com a criança em grandes aglomerações, como num jogo de futebol, ou num parque de diversões.

Publicidade

Ensine a ele os números de emergência

Além de saber seu celular de cabeça, é importante que seu filho saiba os números de emergência, da polícia (190) e dos bombeiros (193). Ensine a ele quais situações se encaixam como emergência para entrar em contato com esses serviços, e deixe bem claro que a ligação deve ser feita somente nesses casos. Para facilitar, você pode dizer que ele só deve ligar a esses locais se a mamãe ou o papai pedirem, se algum deles desmaiar e o pequeno não conseguir acordá-los, se houver fogo na casa sem um adulto presente ou se ele presenciar um acidente em que as pessoas pareçam estar feridas. Também é importante que a criança saiba o endereço de casa de cabeça para solicitar atendimento (crianças de 6 ou 7 anos já são capazes de decorar).

Tenham um lugar de escape

Outra tática útil que você pode ensinar à criança é definir um lugar seguro para que se encontrem caso ocorra uma situação de emergência. Pode ser um local público, como um parque ou uma praça próximos de casa, e que servirá de ponto de encontro no caso de um assalto. Essa é também uma medida comum em alguns países sujeitos a desastres naturais, como terremotos. Em Mendoza, na Argentina, por exemplo, vi praças espalhadas pela cidade e fiquei sabendo que elas são ponto de encontro dos moradores em casos de tremores de terra.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Correr ou se esconder

Falando sobre uma situação de assalto em casa, é útil que você e sua família tenham combinado um local de escape dentro da residência. Deve ser um cômodo seguro com telefone (para ligar e pedir ajuda) e que possa ser trancado com facilidade. Vocês podem combinar um código para ser usado caso alguém perceba que a casa está sendo invadida, indicando que todos devem ir ao cômodo. Além de trancar a porta, coloque móveis e itens pesados atrás dela para impedir a entrada de intrusos, e permaneçam em silêncio até a ajuda chegar. Mas, dependendo das circunstâncias, ensine ao seu filho que ele pode correr caso se sinta ameaçado (por isso definir um lugar de escape fora de casa também é útil).

Não descuide do pequeno em lugares públicos

Fora de casa o perigo também existe, nós sabemos! Por isso, sempre que estiver com seu filho em um lugar público, especialmente os muito movimentados, não tire os olhos da criança! A importância desse cuidado já foi abordada nesse post (ali, nos comentários, há histórias reais de diversas mães que, infelizmente, presenciaram o perigo com os filhos! Por isso, além de estar atento, segure bem a criança e a mantenha sempre onde você possa vê-la).

Preste atenção ao redor

Se notar algum movimento, pessoa ou situação estranha, saia de perto o mais rápido possível com o seu filho, e ensine-o a fazer o mesmo se estiver sozinho. Por exemplo: caso algum desconhecido esteja olhando demais na direção de vocês, se houver uma mala abandonada em um local público, afaste-se dali.

A mãe não deixa!

No post sobre cuidados com as crianças em lugares públicos, algumas mães relataram nos comentário uma mesma situação: estranhos que se aproximam e tentam segurar seus filhos no colo e, quando percebem que a mãe não quer que a criança seja pega, dizem: “a criança não quer ou a mãe é que não deixa?” Por via das dúvidas, é sempre melhor, como escreveu uma leitora, passar de mãe “chata” que não deixa o filho ir com estranhos, do que correr riscos desnecessários, não é mesmo?

Publicidade