Como vocês já sabem, eu gosto muito de acompanhar estudos sobre o universo infantil. Acredito que eles nos forneçam um novo ponto de vista sobre nossos filhos, para que possamos compreendê-los melhor e nos tornarmos melhores mães e pais.

Por isso, no post de hoje, eu trago informações sobre uma pesquisa recente, realizada por pesquisadores da Vanderbilt University, nos EUA, e que está sendo mostrada nessa semana num encontro científico no Canadá. Você já reparou que seu filho continua escutando as conversas enquanto tira uma boa soneca? Pois é exatamente isso o que eles observaram!

Imagem: 123RF

Nesse estudo, os pesquisadores realizaram a análise do funcionamento cerebral de crianças em idade pré-escolar, para avaliar se elas continuavam escutando enquanto dormiam. Eles utilizaram uma máquina de EEG (eletroencefalograma) portátil e testaram as crianças individualmente, em uma sala isolada e silenciosa, durante o período de soneca em uma pré-escola da universidade. Uma vez dormindo, o grupo jogou três palavras desconexas por um curto período de tempo para as crianças.

Publicidade

Depois que os pequeninos acordavam, os estudiosos usavam o eletroencefalograma para monitorar a função cerebral da criançada. E o exame mostrou que o cérebro reconhecia as palavras faladas durante o sono, mesmo quando elas estavam no meio de outras muitas que não foram ditas – o que comprova que as crianças, de alguma forma, gravaram as informações dadas durante a soneca.

Mas e qual é a relação disso com o nosso dia a dia? Puxa, é muito grande! Porque muitas vezes esperamos que o filho durma para discutirmos um assunto delicado, que pode até estar relacionado a ele. Veja como isso acontece frequentemente no carro, na volta de um passeio, ou durante uma viagem (período em que a criança costuma dormir, enquanto continuamos conversando ao lado dela).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por aqui vou passar a pensar melhor no que falo ao lado de Catarina, durante suas sonecas. Porque como demonstrado no estudo, a audição é um sentido que permanece sempre “acordado”, fazendo registros cerebrais que depois podem ser acionados pela criança. Engraçado como ultimamente Catarina tem me demonstrado isso, ao me perguntar sobre conversas que tivemos enquanto ela dormia, e que ela achava que eram sonhos (acredita?). “Mãe, você conversou sobre a minha escola hoje com o papai?”. “Você discutiu essa tarde com a vovó no telefone?”. Pois é, ela continuava ouvindo, e eu achando que estava evitando que ela escutasse essas conversas!

E por aí, já notou como seu filho continua te ouvindo enquanto dorme? Me conta!