A menstruação atrasa, os enjoos começam, os seios aumentam de volume e até a barriga cresce também… Esses são os sinais comuns que indicam que a mulher está esperando um bebê. Porém, esses indícios também podem significar um quadro diferente: uma gravidez psicológica

Tem gente que pensa que isso não existe, ou que só acontece nos programas de TV. Mas a gravidez psicológica é real, sim. Também chamado de pseudociese, o quadro merece atenção, pois demanda tratamento sério (e muito além do ginecológico).

Entenda mais sobre gravidez psicológica a seguir, e tire suas dúvidas sobre o assunto:

Imagem: 123RF

Publicidade

Por que a gravidez psicológica ocorre?

Muitas pessoas acreditam que a frustração por não conseguir engravidar ou então o medo de uma possível gestação originem uma gravidez psicológica. No entanto, esses fatores não são determinantes, sozinhos, para a decorrência do quadro. O que acontece normalmente é que mulheres que se encontram muito fragilizadas (por essas causas ou ainda outras) estão mais propensas a passar por isso.

Resumindo: a gravidez psicológica é desencadeada por uma série de emoções. Se, além das citadas, a mulher sofrer pressão para engravidar, estiver insegura no relacionamento com o parceiro, estressada ou se já sofreu aborto espontâneo, ela está mais suscetível a desenvolver o quadro. Quem sofre de depressão e outras psicopatias, ou possui tendência para apresentar esses problemas, também pode estar mais propensa.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como diagnosticar a gravidez psicológica?

Muitas mulheres que tiveram gravidez psicológica afirmam terem sentido enjoos e aumento da barriga, sintomas típicos da gestação. Em casos mais sérios, algumas chegam até a produzir leite. Isso ocorre porque a alteração emocional em que a mulher se encontra pode ser tão intensa que altere a produção de alguns hormônios, como a prolactina, cuja ação é capaz de distender o intestino (o que dá a impressão de a barriga estar maior) e produzir leite pelos seios.

Outros sintomas de uma gravidez psicológica podem ser o atraso da menstruação, a sensação de movimentos do bebê na barriga e contrações (como no trabalho de parto).

Porém, um fato importante não tem como ser alterado: em caso de gravidez psicológica, o teste de gravidez dará negativo! Para dar positivo, os níveis de hCG devem estar altos, já que este é o hormônio que formará a placenta (e ele só aumenta se de fato houver um embrião em formação). Agora, caso a mulher não esteja realmente esperando um bebê, o nível dessa substância não será detectável pelos testes.

Infelizmente, mesmo com testes negativos e ultrassom sem detecção do feto, em muitos casos é difícil convencer a mulher com gravidez psicológica de que ela não está grávida.

Publicidade

Tem tratamento?

Além do ginecologista que ateste que não há um bebê a caminho nesse momento, a mulher com gravidez psicológica precisa de tratamento psicológico e psiquiátrico. O ideal é que esses especialistas façam uma terapia multidisciplinar, para ajudar na identificação da causa e tratá-la adequadamente. Se necessário, remédios para cessar a produção de leite, regularizar a menstruação ou mesmo psiquiátricos também podem ser prescritos.

Dá para engravidar depois?

É possível engravidar depois de uma gravidez psicológica mas, antes, é fundamental que a mulher passe por um tratamento adequado, pois sintomas emocionais como estresse e ansiedade são fatores que podem prejudicar bastante o sucesso de uma gestação.