Brincadeiras para ajudar seu filho a lidar com os sentimentos (dicas de inteligência emocional)

Por 0 Comentários


De uns anos pra cá, muito se tem falado sobre inteligência emocional. E o “boom” não é à toa: a habilidade de identificar e saber lidar com as emoções é muito importante em vários aspectos da vida, como para conseguir trilhar objetivos com mais clareza, ser capaz de lidar com frustrações e melhorar o relacionamento com outras pessoas. Aqui no blog, a psicóloga Daniella Calderon, nossa colunista, já mostrou nesse post como é possível contribuir para desenvolver a inteligência emocional dos filhos ainda na infância. E hoje eu venho mostrar algumas brincadeiras que também podem ajudar nesse sentido!

O post está muito bacana, porque mostra como é possível, com materiais simples e que provavelmente você tem em casa, preparar uma atividade lúdica, divertida e que ainda vai ensinar o pequeno a reconhecer as diferentes emoções que ele sente. Vale a pena conferir, afinal, é muito importante ensinar nossos filhos a se expressarem. Vem ver!

Desenhando rostos: uma das maneiras mais simples de ensinar seu filho sobre as diferentes emoções é imprimir (ou desenhar) diversos formatos de rostos em folhas de papel (você pode variar os cabelos, para criar alguma distinção inicial) e pedir à criança para desenhar as expressões causadas pelas emoções. Também é bacana pedir a ela que desenhe como ela está se sentindo naquele dia, e depois conversem sobre isso.

Imaginando expressões: você já viu por aí bonecas que não possuem expressões? Esse é um dos brinquedos Waldorf mais característicos, pois segue a premissa da filosofia austríaca de estimular a liberdade da criança também por meio das brincadeiras. Quando não há nenhuma expressão já pronta na boneca que o pequeno brinca, cabe a ele imaginar. Você também pode perguntar durante a brincadeira ao seu filho como o boneco está, para que ele descreva a emoção.

Imagens: http://pinterest.com

Brincando com massinha: além de desenhar, você também pode estimular seu filho a desenhar emoções com massinha (mais uma atividade manual muito bacana!). O esquema é o mesmo: desenhe formatos de rosto em papéis e peça ao pequeno para modelar as expressões com pedaços de massinha (incentive-o a fazer o formato das sobrancelhas, da boca, dos olhos, etc).

Montando as emoções: que tal fazer uma espécie de quebra-cabeça de emoções? Para isso, desenhe rostos (ou imprima imagens da internet) esboçando diversas emoções e, depois, corte-os ao meio (como na imagem a seguir). A diversão é que o filhote combine as metades, formando emoções diferentes. A brincadeira também pode ser feita com ovos de plástico, desenhando nas duas metades.

Aqui no blog eu também já falei sobre a caixa da raiva e o pote da calma, – outras dicas de atividades muito bacanas para incentivar a expressão e o equilíbrio das emoções, vale a pena conferir! E para ver mais sugestões de brincadeiras, clique aqui.


 



Arquivado em: BrincadeirasDiversão Tags:

Deixe seu comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!

Cadastre seu email e receba nossos posts. Clique no email de confirmação que você receberá para ativar o recebimento!