Você tem um pequenino que já completou 1 ano e meio aí na sua casa? Então prepare-se para uma fase de descobertas (e movimentação) intensas! Ao completar os primeiros 18 meses de vida, muitas crianças já andam pela casa sem apoio, e querem curtir esse momento de independência (lembro que Catarina era uma “danadinha”, que adorava dar seus passinhos e arrastar os móveis de um lado para o outro!

Uma boa ideia para essa fase é estimular os passos do seu filho sem ajuda, e até dificultar um pouquinho o percurso (sabia que é assim que seu pequeno vai ganhando mais habilidade motora?). Uma forma interessante de fazer isso é pisos de texturas diferentes pelo caminho e alguns obstáculos.

Tudo isso, além de colaborar com os primeiros passos do pequenino, ajuda a trabalhar o aspecto sensorial, muito importante nessa fase de inúmeras descobertas! Nesse sentido, entre os 18 e 24 meses (2 anos), os pais podem se divertir com o filhote propondo outras atividades em que eles sintam materiais diferentes.

Nessa idade, também é hora de aproveitar o aprendizado de palavras, que está a todo vapor. Quer saber como? Então vem ver uma série de atividades para ajudar o filhote a estimular todas essas habilidades incríveis!

Publicidade

Imagem: 123RF

Andem em superfícies de texturas diferentes

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Após os 18 meses, muitos pequeninos já dão passinhos sem apoio. Para incentivar seu filho a andar sozinho (desenvolvendo a independência), e ainda estimulá-lo sensorialmente, uma dica bacana é levá-lo para passear em locais com pisos e solos diferentes. Por exemplo, irem juntos à praia e deixá-lo andar descalço na areia, ou então na grama.

Em casa também dá para inventar algumas coisas, como espalhar “obstáculos” pelo caminho onde o pequeno passa, como almofadas de materiais diferentes. Ou então, chegou um eletrodoméstico novo e com ele “quilômetros” de plástico bolha? Prenda a folha no chão e chame a criança para passar por cima, ela vai adorar a experiência!

Divirtam-se com massinha

Ainda falando em brincadeiras sensoriais, mais uma muito bacana que você pode fazer com o pequeno, por volta dos 2 anos, é a de massinha. Além de comprar pronta, também dá para preparar a massa em casa (eu mostro como nesse post). Dá para incrementar a brincadeira com canudinhos e outros objetos que a criança possa prensar sobre a massa (se tiverem miniaturas de animais, dá para “carimbar” as patinhas deles, por exemplo).

Publicidade

Os primeiros desenhos

A partir dos 18 meses, muitos pequenos já curtem rabiscar. Ofereça giz de cera e lápis de cor para que ele se divirta com papéis. Nessa idade, o bebê pode brincar em mesinhas, ou ainda dá para prender folhas no chão (como de papel pardo, que são maiores), ou na parede, para que ele desenhe nesses locais.

Aos 23 meses, algumas crianças ainda conseguem desenhar círculos e linhas. Se notar que o filhote já está nessa fase, estimule desenhando você, que ele provavelmente vai querer copiar.

Ofereça um pequeno quebra-cabeça

Prestes a completar dois aninhos, lá por volta dos 23 meses, alguns bebês já conseguem montar quebra-cabeças mais básicos. É bacana procurar em lojas de brinquedos educativos os modelos específicos para essa idade (como os de madeira, com peças grandes) e, em casa, mostrar ao filhote como funciona a montagem para que ele imite. Outra opção é pegar figuras na internet ou mesmo em revistas e recortá-las em quatro quadrados grandes para a criança montar.

Estimule a fixação de palavras com a leitura

Publicidade

Por volta dos 24 meses, o vocabulário dos pequeninos está mais afiado e eles conseguem até compreender e montar sozinhos algumas frases, com poucas palavras. Para estimular a linguagem nessa fase, uma dica muito bacana é aproveitar os livros. Enquanto estiver lendo ao filhote, vá perguntando a ele sobre a história, os personagens (por exemplo, “cadê o ursinho?”, “o que ele está fazendo aqui?”). Com essas pausas, você ainda ajuda a criança a fixar a atenção na atividade por mais tempo (pois até os dois anos elas ainda são bastante dispersas).

E também com músicas

Ouvir e cantar músicas infantis são outras formas de contribuir com o aprendizado e fixação de palavras. E como por volta dos 18 meses o filhote se equilibra e anda, vocês podem ainda dançar juntos!

Empurra-empurra

Por volta de 1 ano e meio, alguns pequenos também gostam de empurrar objetos. Aproveite para oferecer brinquedos que eles possam se divertir fazendo isso, como carrinhos. Aqueles que emitem sons também estão entre os preferidos da idade, por isso carros com sirenes (ou aqueles que emitem sons de bichos) e bolas com guizos são algumas opções pelas quais a criança se interessará.