Se os sucos de frutas antes eram considerados saudáveis para os bebês a partir dos seis meses de vida (idade em que eles já podem ingerir outras bebidas e alimentos além do leite materno e/ou fórmula), agora pesquisas apontam novidades nesse assunto. Uma nova recomendação da Academia Americana de Pediatria alerta: crianças só devem tomar suco de fruta (qualquer fruta) a partir do primeiro ano de vida.

O que a entidade ressalta é a falta de valor nutricional significativo na bebida para crianças nessa idade – e mais uma série de fatores. Vem entender e ver pelo que substituir!

Imagem: 123RF

Por que o suco faz mal?

Publicidade

Além da falta de valor nutricional nos sucos de frutas, a recomendação da Academia Americana de Pediatria em relação a postergar seu uso para os maiores de 1 ano seria justificada pelo ganho de peso que ele proporciona, possibilidade de promover diarreias e, ainda, desencadear cáries (isso porque, muitas vezes, o suco é colocado em garrafinhas, e tomado em pequenos goles pelas crianças – ou seja, deixa os pequeninos expostos ao açúcar causador da cárie o tempo todo). Inclusive, o órgão aponta que o aumento do risco do desenvolvimento de cáries e de excesso de peso é o mesmo causado por sucos e (acredite!) refrigerantes.

Outro motivo que levou à recomendação é que os sucos de frutas podem interferir na absorção de certos medicamentos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

 

E o que os pequenos até um ano podem ingerir?

Em relação ao valor nutricional, a Academia orienta que, ao invés dos sucos, os pequenos comam as frutas in natura ou vegetais, por serem mais saudáveis e terem mais fibras (que o organismo precisa no dia a dia).

Agora, em relação à bebida, a nova recomendação é que bebês até um ano ingiram somente água e leite e/ou fórmula (sem açúcar!).

Publicidade

Mas vale conversar com o pediatra sobre o assunto, porque alguns sucos de frutas contêm ácido ascórbico, que ajuda na absorção do ferro. Para pequenos que precisam da suplementação desse nutriente, alguns sucos podem acabar sendo recomendados.

 

A atenção continua depois do 1° ano!

Outra orientação da Academia Americana de Pediatria é em relação às porções de sucos de frutas que as crianças podem tomar diariamente. O que a entidade aponta é que o bebê entre um e três anos ingira, no máximo, 118 ml de suco por dia. Já entre o quarto e o sexto ano, essa quantia deve se restringir a 177 ml diários. E, até os 18, até 236 ml.

Mais um cuidado importante é se certificar de que o suco ingerido seja natural. O ideal é fazer a bebida diretamente da fruta, mas caso decida recorrer a um produto industrializado, vale a pena conhecer as diferenças entre os tipos ofertados no mercado – e nesse post eu conto quais são elas e qual a melhor opção.