O que você sentiu quando descobriu que estava esperando uma menina? Claro que eu senti uma alegria imensa (assim como também teria sentido se estivesse grávida de um menino), porque, independentemente do sexo do bebê, é uma delícia quando o filhote vai ganhando forma! Você começa a fazer uma imagem na cabeça, escolhe o nome, e aos poucos vai descobrindo como é ser mãe daquele serzinho tão especial.

Mas não temos como negar que mãe de menina tem uma série de sentimentos muito peculiares. E também de preocupações! Aqui eu coloco uma listinha de tudo o que eu acho que é comum a nós, que temos pequeninas em casa! Vem dar uma espiadinha!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

  1. Você, mesmo sem querer, vai tentar se encontrar em seus gostos, em sua imagem. Vai se pegar falando: “eu também adorava brincar com essa boneca, quando era pequena!”. E terá certeza de que ela puxou seus olhos, seu cabelo, ou seu nariz.
  2. Você vai amar vestidos, de todos os tipos. Com babados, sem, com laçarotes ou com o tapa fralda combinando. E descobrirá que tem uma quantidade mínima de cabides para pendurar todos eles no armário (incrível como se multiplicam!).
  3. Você aprenderá a fazer tranças, rabos-de-cavalo, maria-chiquinhas e mais um milhão de penteados (mesmo que só vire especialista em um deles).
  4. Você vai adorar quando ela tentar te imitar. E não importa se é colocando uma roupa sua (que nela mais parece um vestido com cauda), fingindo que passa batom ou tentando colocar seus sapatos. Você vai acha-la a coisa mais fofa do mundo nessa hora!
  5. Você vai descobrir que não tem coisa mais gostosa do que ter sua filha brincando de pentear seus cabelos, com aquelas mãozinhas miúdas.
  6. Você, do dia para a noite, se perguntará onde está aquela garotinha que só enxergava você no mundo. Porque, de repente, ela se “apaixonará” pelo pai e você ficará para escanteio.
  7. Você saberá que, mesmo sendo a maior fã do papai é você quem ela procura quando se machuca, quer colo ou não consegue dormir.
  8. Você sentirá que tem a maior aliada dentro de casa. Porque seu marido não pode desviar o olhar nem por um segundo, ou então ela fala: “ô, pai, o que você está olhando?”. E com voz de brava, viu?
  9. Você verá sua casa sendo tomada por um mar de bichinhos de pelúcia. E lembrará que tinha o sonho de ganhar um urso gigante, do tamanho do seu quarto!
  10. Você vai sentir medo. Porque sabe que o mundo lá fora ainda é muito duro com as mulheres. Vai temer que ela sofra, que não seja valorizada, que não seja amada. E ficará muito atenta para resguarda-la.
  11. Você vai querer ser sua melhor amiga. Aquela pessoa em quem ela confie de olhos fechados, e que tenha o direito de saber tudo o que passa em sua cabeça.
  12. Você vai passar a apreciar o ballet. Mesmo que na sua infância você tenha odiado aquela meia-calça apertada, e o coque puxado para trás. Porque se a pequena gostar de dançar, é isso o que importa!
  13. Você vai se realizar quando ela ganhar o novo modelo da Barbie. E vai passar tardes inteiras brincando de comidinha, casinha (e também de Lego, porque as meninas de hoje brincam com tudo!).
  14. Você vai adorar quando ela te entregar cartinhas cheias de corações e com um “eu te amo, mamãe”.
  15. Você vai adorar saber que ela cresce e continua te dando a mão, ou te dando tchauzinho na porta da escola, sem sentir vergonha (em geral meninas se importam menos com essas demonstrações públicas de carinho).
  16. Você vai chorar quando ela suspirar por um menino pela primeira vez. Porque você sabe exatamente como seu coraçãozinho está batendo depressa!
  17. Você vai perceber que meninas são complexas desde pequenas. E que gostam de discutir, conversar, falar, falar, falar… (E vai pensar que, por vezes, deve ser mais fácil ser mãe de menino, que se entretém com uma bola o dia todo).
  18. Você descobrirá que tudo é um grande drama. A briga com a amiguinha da escola, principalmente!
  19. Você se emocionará ao ver como sua pequena é generosa, e como é capaz de pensar em todos ao seu redor. Parece que meninas já nascem com essa habilidade naturalmente, sem que você tenha que fazer muito esforço para aflora-la.
  20. Você vai se orgulhar da mulher que ela está se tornando a cada dia que passa. E fará de tudo para que ela seja forte, para acredite em si mesma, e para que saiba que sonhos se realizam, se você batalhar por eles.