Muitas leitoras do blog me escrevem pedindo sugestões de lanchinhos para os pequenos. E entre os pedidos mais comuns está um post específico sobre lanchinhos para os pequenos, pois muitas vezes não sabemos o que dar aos filhotes, quando eles já estão comendo.
O arroz, o feijão e a carne normalmente são recomendados pelo próprio pediatra, e introduzidos na fase certa. Mas nem todo mundo sabe o que servir nos intervalos entre as refeições principais, por isso achei interessante deixar algumas sugestões bacanas! Vem ver!
Lanchinhos para os pequenos: Frutas
Bebê comendo fruta. Foto: Canva
Diferentemente do que acontecia há alguns anos (até mesmo recentemente, quando Catarina era bebê), hoje a recomendação é servir frutas em pedacinhos, dando preferência a elas e não aos sucos.
Frutas são excelentes lanchinhos, pois são fonte de vitaminas, minerais e fibras. Banana, pera, maçã, manga, mamão, melão, melancia e uva (sem caroço e cortada ao meio) são ótimas opções iniciais. Depois você vai variando a oferta, para que o pequeno experimente novos sabores.
Legumes
Criança comendo maçã. Foto: Canva
Até hoje, eles são dos lanches favoritos de Catarina, sabia? Cenoura (eu adoro as do tipo baby, que já vêm lavadas e descascadas.
E são pequenininhas, super atraentes para os filhotes!), palitinhos de pepino, ervilhas (você pode usar, inclusive, as congeladas e cozinhá-las) e tomates-cereja cortados (ok, na verdade eles são frutos, mas todo mundo acaba colocando “na conta” dos legumes) são boas alternativas.
Lanchinhos para os pequenos: Pão
Tem coisa mais gostosa para os bebês do que miolo de pão francês? Eles adoram!
Essa é, inclusive, uma sugestão para aqueles pequeninos com alergia a leite de vaca, pois o ingrediente não entra na composição do famoso pãozinho nosso de cada dia (mas vale checar com a padaria se não contém traços de leite). Eles ficam chupando, mordiscando, e se entretêm por um bom tempo durante o lanche!
Mingau
Para aqueles que já estão um pouco mais avançados na alimentação, uma boa ideia são os mingaus com cereais. Por aqui, por exemplo, Catarina gosta bastante do mingau da Danone, o Milnutri Cereal Infantil (tem vários sabores: o preferido da pequena é o de arroz, banana e maçã.
E sei que o último lançamento da marca é um sem adição de açúcar!). Acho bacana porque eles não apresentam sódio no cereal em pó, têm vitaminas do complexo B (que contribuem para o crescimento saudável) e uma associação de ferro e iodo, que auxilia no bom desenvolvimento cognitivo¹.
Bom lembrar que são para comer, e não para beber (ou seja, não se deve engrossar o leite com o produto!).*
Lanchinhos para os pequenos: Massa
Sim, você pode cozinhar um macarrãozinho e servir como lanche, obviamente sem molho. Opte por aqueles com formatos que podem ser pegos com a mão, como o parafuso ou a gravatinha. E o bebê mesmo pode comer sozinho!
Queijo
Crianças comendo lanches saudáveis na escola. Crédito da foto: Freepik
Depois que o pediatra liberar (aliás, isso vale para tudo! Sempre o consulte antes de dar qualquer novo lanchinho!), você pode cortar pedaços de queijo e servir no pratinho. Prefira começar com o queijo branco, que tem menos gordura (só tome cuidado com a quantidade de sódio, pois algumas marcas têm bastante! Evite-as!).
Lanchinhos para os pequenos: Biscoitos
Claro que você não vai oferecer bolacha recheada (isso nem precisava dizer!). Mas algumas opções são legais, como o do tipo maizena e o de polvilho. Neles também vale observar com cuidado o rótulo, uma vez que há marcas com gorduras trans, que devem ser riscadas da lista de supermercado.
E você, tem mais alguma sugestão de lanche para os pequenos? Deixe nos comentários!
* Conheça também a Promoção Escolinha Garantida de Milnutri Cereal Infantil, que irá sortear 10 bolsas de estudos no valor de 5 anos de escolinha para o seu filho, e mais 1000 prêmios instantâneos! Confira o regulamento no site: www.promocaomilnutricereal.com.br.
Este é um post publicitário da marca Milnutri.
¹ Carter RC e col. Pediatr, 2010; Domellof e col. ESPGHAN, 2014; Iodine status worldwide. WHO, 2004; Padovani RM e col. Rev Nutr Campinas, 2006; Human Vitamin and Mineral Requirements. FAO, 2001; Fox MK e col. J Am Diet Assoc, 2006; Butte e col. J Am Diet Assoc, 2004.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS. CONTÉM GLÚTEN.