Todo mundo sabe o quanto é importante estimular a leitura desde a primeira infância. Apresentar livros para os bebês e ler histórias enquanto os filhos ainda não são alfabetizados trazem benefícios incríveis para os pequenos. Mas agora, pesquisadores acharam uma explicação científica para isso: eles provaram que o fato de ler para as crianças, em voz alta, ativa partes do cérebro que ajudam na compreensão narrativa, no processo de formação das imagens mentais e, consequentemente, torna a alfabetização mais tranquila.

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram o seguinte experimento: coletaram dados sobre como a leitura era estimulada na casa de cada criança que participou do projeto (com que frequência os pais liam para elas, se havia bastante incentivo, se as leituras eram variadas, etc). Depois disso, os cientistas mapearam os cérebros dos pequenos utilizando ressonância magnética, enquanto eles ouviam gravações de histórias. Foi então que perceberam que as crianças que recebem mais estímulo para a leitura em seus lares são também aquelas que apresentam as partes do cérebro associadas à compreensão narrativa e às imagens visuais mais ativas.

Os resultados dessa pesquisa serão publicados dia 10 de agosto na Pediatrics, uma das principais revistas sobre Pediatria no mundo. Os autores do trabalho disseram que ainda buscam outras respostas para complementá-la – como, por exemplo, se há diferença em relação à pessoa que executa a leitura para a criança: os pais ou outros cuidadores.

Publicidade

Estudos como esse são importantíssimos, porque ressaltam o benefício científico que a leitura desde a primeira infância proporciona. Além de ajudar no processo de alfabetização, ler para os pequenos também é uma ótima maneira de estreitar o vínculo entre pais e filhos. E não tem idade para começar: mesmo que o filhote ainda seja um bebezinho, procure livros para sua faixa etária e leia todos os dias para ele – você verá que essa é uma dica que funciona mesmo!