Hoje eu recebi uma mensagem de uma leitora com uma sugestão de post bem interessante: como organizar a festa na escola dos pequenos.

Eu adorei a ideia, porque acho um assunto importante e delicado. Afinal, nesse caso, você precisa preparar uma comemoração em um ambiente diferente da sua casa, onde estarão crianças com quem seu contato não é tão frequente.

festa na escola

festa na escola – Foto: Freepik

Parece difícil? Mas não precisa ser. A seguir, eu compartilho algumas dicas com vocês:

Publicidade

1 – Fale com a escola do seu filho e veja o que pode (e o que não pode) ser enviado

Essa é a dica mais importante, porque cada espaço escolar enxerga as festas dos alunos de uma forma – em alguns, você pode levar apenas o bolo; em outros, pode também enviar lembrancinhas para os colegas de turma, e há ainda outros que liberam para decoração, salgadinhos, docinhos (enfim, uma festa completa).

festa na escola

festa na escola – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quando você respeita as normas da escola, além de não criar situações tensas, otimiza seus gastos, comprando apenas o que será útil para o evento.

Assim, programe-se para essa conversa algumas semanas antes do aniversário do seu filho.

2 – Convite para festa na escola

Algumas escolas não permitem o envio de convites de aniversário (justamente para evitar que os coleguinhas enviem presentes). Na escola da pequena funciona dessa forma, e minha opinião pessoal é que é uma grande comodidade.

convite festa de criança

convite festa de criança – Foto: Freepik

Publicidade

Mas se na escola de seu filho é de praxe enviar um convitinho, providencie aqueles impressos, com envelope (que a professora colocará na agenda de cada criança, ou distribuirá entre seus pais) com pelo menos uma semana de antecedência.

3 – Ideias de bolo para festa na escola

e aqui vale falar tanto do sabor, quanto da apresentação. Em geral as crianças adoram bolo de brigadeiro, ou de cenoura (se você optar por algum deles, certamente será um sucesso) – analise qual é a linha da escola, se mais natural ou não, para definir se vale a pena enviar o de chocolate.

bolo bailarina

bolo bailarina – Foto: Freepik

Muitas escolas pedem que o bolo já venha cortado em pedaços e embrulhado: assim a distribuição entre os coleguinhas fica facilitada.

Chocolate em forma de coração

Chocolate em forma de coração – Foto: Freepik

Uma outra ideia, ao invés de enviar o bolo convencional, é fazer cupcakes e enviar para a turma – os pequenos adoram e a porção já está individualizada! Para as mães prendadas, pode ser uma boa forma de economizar na festinha, pois você faz a receita em casa na véspera e deixa tudo prontinho.

Publicidade

Por fim, é importante perguntar à escola o tamanho do bolo – ele deve servir apenas a sala do seu filho ou será distribuído por todas as classes (o que é pratica muito comum em escolas pequenas)?

Não se esqueça de colocar no cálculo os professores e outros funcionários – afinal, todos eles têm contato diário com seu filho e adorarão receber um pedacinho do bolo de aniversário.

4 – Seja prática na decoração da festa

festa de aniversário infantil decoração

festa de aniversário infantil decoração – Foto: Freepik

A maioria das escolas não permite que você envie decoração para a comemoração; mas, se ela for permitida na de seu filho, a dica é permanecer no simples e prático (lembre-se de que os professores têm pouco tempo para montar a festa).

Poucos balões ou um painel único que possa ser colado facilmente com fita adesiva já dão um ar festivo e não sobrecarregam ninguém.

5 – Escolha bem as lembrancinhas da festa na escola

Esse é um dos pontos mais delicados da organização de uma festa na escola, pois aquilo que você escolher será levado para casa pelas outras crianças.

Cuidado com objetos pequenos (ou com pedaços que possam descolar), que podem ser engolidos por crianças pequenas. Se optar por enviar guloseimas, vale a pena conversar com a escola, para saber se há alguma criança com restrição alimentar.

O envio de balas e doces não é bem visto por muitos pais; por isso, se quiser ter certeza de que a lembrancinha será bem aceita, fuja deles.

E dê preferência para uma lembrancinha única (sem distinguir se é de menino ou de menina, por exemplo), pois a chance de ocorrer uma briga porque “a do outro é muito mais legal do que a minha” não é pequena.

Imagem: http://elo7.com.br

Quer uma boa ideia? Kits de colorir fazem a alegria da criançada e não esbarram nos problemas já citados.

6 – Comidas e bebidas

Converse com a escola sobre possíveis restrições, como frituras, doces e refrigerantes. Você pode providenciar sanduíches de queijo em pão de forma, pães de queijo (as crianças adoram!), salgadinhos (dê preferência aos assados, que são mais saudáveis), água e sucos. Não exagere na quantidade, pois os pequeninos costumam comer pouco.

docinhos para festa infantil

docinhos para festa infantil

Avalie a possibilidade de marmitas ou kits prontos (que vêm dentro de caixinhas, e que são vendidos por empresas especializadas em buffets para festas). Pois como já vêm montados, são uma “mão na roda” para quem não quer ter trabalho com a organização da comemoração.

Nas escolas em que as comidinhas podem ser enviadas, geralmente o brigadeiro é liberado. Mas apesar dos copinhos de doce serem lindos, as crianças acham muito mais prático comer as bolinhas (e o volume de lixo gerado é bem menor).

7 – Outros itens necessários para festa na escola

Você providenciou tudo, mas saiu da escola e percebeu que se esqueceu dos guardanapos? Faça uma listinha de outros itens que não podem faltar, como pratinhos, talheres e copos descartáveis, vela e canudinhos.

festa infantil

festa infantil – Foto: Freepik

Algumas escolas permitem o envio de máquina fotográfica para o registro da festa. Então mande, pois o registro da festinha de cada ano, e do crescimento do seu filho, não tem preço!

8 – Quando os adultos podem participar

Algumas escolas permitem que os pais e, eventualmente,  outros familiares (como os avós) possam estar presentes na festinha. Lembre-se de que muitas crianças não se sentem à vontade na presença de estranhos.

Foto: Freepik

Assim, se algum colega de seu filho ficar retraído, aja com naturalidade e não force a situação (aos poucos eles vão se acostumando, sem que nada precise ser feito).

9 – O fim da festa

Se você estiver na festa, cuide para que ao final dela esteja tudo limpo – arregace as mangas e ajude! Além de facilitar o retorno da escola às atividades normais diárias, esse é um grande exemplo para seu filho!