Eu sei exatamente o que é ter um filho que não dorme bem. Por muito tempo Catarina me deu um trabalho absurdo – a ponto de eu acreditar que nunca mais teria uma noite de sono completa. Conversando com tantas mães que acompanham o blog, vejo que esse é um dos problemas mais comuns nas casas com crianças: nossos filhos não dormem! Ou dormem muito tarde e acordam cansados no dia seguinte, ou despertam algumas vezes no meio da madrugada, ou tiram sonecas curtas e passam a se comportar de forma irritada… Enfim, a lista de problemas relacionados ao sono é grande, e nem sempre encontramos facilmente as respostas que nos ajudam a melhorar a qualidade do descanso de toda a família.

mae dormindo bebe tablet

Por isso, quando me deparei com um aplicativo gratuito recentemente lançado por médicos do Evelina Children’s Hospital de Londres, eu fiquei simplesmente encantada! A proposta do Kids Sleep Doctor é que você registre por cinco dias corridos o padrão de sono do seu filho: dizendo a que horas e por quanto tempo ele dorme, se dorme embalado, com sua ajuda ou sozinho no próprio berço, se acorda para mamar durante a madrugada, se demora para pegar no sono, se assiste à televisão antes de dormir… O relatório gerado a partir das informações que você passa é bem completo, e com isso o aplicativo consegue sugerir rotinas personalizadas para que o sono do seu filho melhore substancialmente.

kids sleep doctor

Publicidade

Um exemplo: você relata que seu filho de 4 ou 5 anos tem crises de choro todas as madrugadas, e que muitas vezes não chega a acordar ou não parece reconhecer os pais nesses momentos. O aplicativo poderá dizer então que se trata de terror noturno, um distúrbio de sono relativamente comum nessa faixa etária. Além disso, dará dicas de como ajudar a amenizar as crises – com o tempo, elas tendem a desaparecer sozinhas.

Atualmente, o aplicativo só está disponível para iOS (mas as versões para Android e Windows devem ser lançadas em breve). Eu baixei e testei – como ele está em inglês e não é exatamente o que pode se chamar de intuitivo, é importante acompanhar o tutorial para aprender a registrar toda a rotina do sono do filhote, e então receber a sugestão específica do app para o caso dele.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Claro que o aplicativo não substitui a opinião do pediatra do seu filho sobre os distúrbios de sono, nem o trabalho de consultores que estudaram longamente sobre o assunto e que podem auxiliar – e muito! – na modificação da rotina das crianças para que elas passem a dormir melhor. Mas acredito que seja uma boa ferramenta para pais que buscam entender as causas de problemas de sono simples apresentados por seus filhos (lembrando que o app analisa os dados da faixa etária entre 0 e 16 anos).

Se ficou curiosa em testar também, deixo aqui o link para você baixar o Kids Sleep Doctor (clique aqui).