Estamos no auge do verão – e como tem feito calor! Se os adultos estão sentindo as altas temperaturas, imagine então as crianças! Confira os cuidados com o bebê no verão.

Nessa época do ano, todo o cuidado com os pequenos é pouco – a pele deles desidrata mais rapidamente do que a de um adulto, surgem frequentemente bolinhas pelo corpo (as famosas brotoejas) e, se não colocarmos atenção, facilmente desenvolvem vermelhidões na pele por uma exposição solar excessiva.

Além disso, muitas famílias viajam no verão – por isso o bebê fica exposto a diferentes condições encontradas na praia e em outros destinos.  Surgem dúvidas em relação à sua alimentação: melhor levar tudo de casa ou dá para comprar na viagem?

O pequeno pode entrar no mar ou não? A seguir eu selecionei 10 dúvidas frequentes das mães que acompanham o blog – praticamente um mini guia de cuidados com os bebês no verão. Vem dar uma espiadinha!

Publicidade

1. Cuidados com o bebê no verão: hidratação é fundamental

Criança na psicina – Foto: Canva

Bebês e crianças pequenas são mais suscetíveis à desidratação. Certifique-se de que seu bebê esteja bebendo líquidos regularmente. Se estiver amamentando, o bebê pode precisar mamar mais vezes.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

2. Proteção solar adequada

A pele dos bebês é muito sensível. Use protetor solar próprio para bebês e reaplique conforme as instruções, especialmente se estiverem brincando na água.

3. Cuidados com o bebê no verão: Vestuário leve e respirável

Prefira roupas leves e de cores claras. Tecidos como algodão ajudam na respiração da pele e reduzem o risco de superaquecimento.

4. Evite o sol direto

Criança na psicina – Foto: Canva

Mantenha seu bebê na sombra tanto quanto possível, especialmente entre 10h e 16h, quando os raios do sol são mais fortes.

Publicidade

5. Cuidados com o bebê no verão: Chapéus e óculos de sol

Um chapéu de abas largas pode proteger o rosto e o pescoço do bebê, e óculos de sol apropriados para crianças podem proteger seus olhos da exposição ao sol.

6. Horários de soneca ajustados

O calor pode afetar os padrões de sono do seu bebê. Mantenha o ambiente de dormir fresco e confortável.

7. Cuidado com o ar condicionado

Enquanto o ar condicionado ajuda a manter a casa fresca, não o direcione diretamente para o bebê e mantenha uma temperatura ambiente agradável.

8. Cuidados com o bebê no verão: banho refrescante

Criança na psicina – Foto: Canva

Banho com água morna ou levemente fresca pode ser revigorante para seu bebê nos dias quentes.

9. Cuidado com insetos

Use repelentes apropriados para bebês e instale telas nas janelas para evitar picadas de insetos.

Publicidade

10. Esteja atento a sinais de super-aquecimento

Sinais como irritabilidade, pele vermelha, e respiração rápida podem indicar superaquecimento. Mantenha seu bebê fresco e consulte um médico se necessário.

Lembrando que cada bebê é único, e é sempre bom consultar o pediatra para conselhos específicos. Cuidar de um bebê no verão requer atenção extra, mas com estas dicas, você e seu pequeno podem desfrutar com segurança e alegria desta bela estação!