Quando estava grávida de Catarina, passava horas imaginando como ela estava posicionada dentro de minha barriga. Eu tenho menos de 1,60 m de altura, o que faz de mim (quase, vejam bem, quase!) uma mulher baixinha. Como é que um bebê de cerca de 50 cm de comprimento poderia caber lá dentro? A pequena certamente estava muito enroladinha!

Acredito que, assim como eu, toda grávida tenha vontade de ver como seu bebê se posiciona dentro da barriga. E o máximo que conseguíamos até hoje eram aquelas animações em 3D disponíveis na internet, ou as imagens pouco definidas dos ultrassons, não é mesmo? Por isso eu achei o máximo o trabalho da fotógrafa estrangeira Marry Fermont, que mora na Holanda. Em seu projeto “Just inside the womb” (traduzindo: assim como no interior do útero), ela fotografa bebês que acabaram de nascer, exatamente como estavam dentro da mãe.

Segundo a fotógrafa, ao mínimo estímulo das enfermeiras ou doulas que acompanham os partos, os bebês adotam a posição em que ficaram nos últimos dias da gestação. Claro que tudo é feito com o máximo de segurança para os pequenos – que, segundo ela, naturalmente relaxam e se sentem seguros quando “posam” para a foto.

bebe 1bebe 2bebe 3bebe 6 bebe 5 bebe 4

Publicidade