O friozinho chegou (pelo menos em São Paulo, já estamos de edredon!) e as crianças acabam ficando boa parte do tempo dentro de casa. Haja criatividade para entretê-las, não é mesmo?
No post de hoje, uma seleção de brincadeiras “indoor”, para que você tenha várias opções na manga para sugerir aos pequenos, nesses dias de outono e inverno. E o melhor: usando materiais que você provavelmente já tem à sua disposição Vamos colocar a mão na massa e alegrar essas tardes de baixas temperaturas?
Armadilha: grude fitas nas laterais do corredor e diga para a criançada que são jatos de laser (e que não podem ser encostados de jeito algum!). Ganha quem conseguir passar para o outro lado sem tocar nas fitas.
Labirinto: muito fácil! Pegue uma caixa de papelão e cole pedaços de canudos, formando um labirinto. Depois pegue uma bolinha e fale para a criança que ela deverá percorrer todo o caminho, até chegar na saída do percurso.
Fonte: http://therapyfunzone.net
Escorregador: monte um escorregador com rolinhos de papel higiênico. Veja o passo a passo nesse site (está em inglês, mas com as fotos é possível entender o contexto).
Fonte: http://www.powerfulmothering.com
Pernas de pau: quando criança, eu adorava essa brincadeira, pois me dava a sensação de que estava muito alta, mesmo estando a poucos centímetros do chão. Vale fazer com baldinhos de praia (como os da foto) ou até mesmo com latinhas. Veja o passo a passo nesse site (também em inglês).
Fonte: http://www.makeit-loveit.com
Ping pong: cole palitos de madeira em pratinhos de plástico e encha uma bexiga. Pronto! Vc já tem um ping pong! Para deixar a brincadeira mais divertida, grude uma fita de uma parede à outra e diga às crianças que é a rede!
Caminho: diversão garantida. É só fazer um caminho bem bacana com fita crepe, para que seja a estrada dos carrinhos. Vale subir no sofá ou fazer um percurso passando pela casa inteira!
Acampar: montar uma cabaninha na sala para dormir é uma aventura e tanto para os pequenos. Parece que estão em outro lugar, bem longe de casa!
Coordenação: outra brincadeira que pode ajudar, e muito, no desenvolvimento da coordenação motora do pequeno. É só pegar uma tábua qualquer e estimular que a criança caminhe por cima. Vale brincar de pirata, de estátua, de ginasta, só para exercitar o equilíbrio! Só não deixe que a tábua seja colocada em algum local perigoso, para não haver risco de quedas.
Lojinha: quem nunca brincou de lojinha ou de mercado quando pequeno? Dispor na estante alguns produtos de brinquedo, outros de verdade, fazer o caixa, usar dinheiro de papel e moedas tornam a brincadeira mais divertida.
Bocha: o objetivo é que o pequeno acerte a bola no alvo. Quanto menor o círculo, maior será a pontuação. A fita crepe é uma ótima pedida para desenhar o alvo.
Fonte: http://www.savvysassymoms.com