Confira algumas dicas de como esticar as sonecas do bebê. Você só precisa lembrar que bebês diferentes tem necessidades diferentes de sono.

Os bebês geralmente não tem uma rotina fixa de sono noturno. Enquanto os recém-nascidos dormem aproximadamente 16 a 17 horas por dia, alguns bebês depois de um mês conseguem dormir apenas 1 a 2 horas continuamente, acordando constantemente.

Aqui estão algumas dicas de como esticar as sonecas do bebê.

Como esticar as sonecas do bebê?

Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê

Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê – Bebezinho dormindo. Foto: Freepik

Publicidade
  • Esteja próxima ao bebê quando ele acorda e estimule-o a continuar dormindo (faça o que normalmente você faz para ele dormir). Se ele ficar alguns minutos acordado sem essa ajuda, pode ser que não durma mais (e aí você já sabe: chora, fica chato, chora mais um pouco…). Continue nesse processo por pelo menos 20 minutos, ou, quando você colocá-lo no berço, provavelmente ele acordará de novo.
  • Se você mora em um local frio ou fresco pode ser uma ótima ideia enrolar o bebê, para que ele não se mexa muito. Quando o bebê se mexe demais, involuntariamente (porque ainda não coordena os movimentos), isso pode facilitar as acordadas antes do momento ideal.
  • A chupeta pode ser uma grande aliada nessa hora (eu não tinha essa facilidade, e sei que para bebês que não usam chupeta normalmente é bem mais difícil se acalmar; não deixe de ler minha opinião sobre o uso de chupetas nesse post). Coloque na boca do bebê para estimulá-lo a continuar dormindo.
  • Coloque o bebê para dormir junto de você (se você se sente à vontade com isso). Até hoje (Catarina tem 1 ano e 3 meses), quando minha filha acorda e me vê dormindo, dorme mais 45 minutos, totalizando 1 hora e meia. Sei que nem sempre é possível, mas considere isso na hora de desespero.
  • Mantenha a rotina. Acostumar o bebê a dormir sempre nos mesmos horários facilita a regulação do sono.

Dicas de rotina para ajudar a esticar as sonecas do bebê

bebê dormindo de chupeta

bebê dormindo de chupeta. Foto: freepik

  • Não demore para colocar o bebê para dormir. Se ele “passar do ponto”, será mais difícil fazer com que ele pegue no sono e continue dormindo após o breve despertar (o sono será muito mais agitado!). Indícios de que o bebê já está no ponto de dormir: boceja, coça os olhos, olhar vidrado, puxa as orelhas.
  • Faça o que for preciso para que o bebê descanse. Se as sonecas são constantemente curtas, seu filho pode ficar tão estressado que não pegará no sono durante o dia de jeito nenhum. E chora porque quer dormir e não consegue! Em casos extremos, acho que vale a pena até apelar para métodos pouco ortodoxos, como colocá-lo no carro para dar uma volta. Não, não é para você fazer sempre, mas se você não cortar esse ciclo de sonecas curtas e bebê cansado, será cada vez mais difícil para o bebê.
  • Sons calmantes (os chamados ruídos brancos) podem ajudar a prolongar a soneca. Tente ligar um ventilador, um rádio fora de sintonia, um secador de cabelos quando o bebê acordar precocemente e mantenha esse som ligado por pelo menos 20 minutos (que é o tempo que o bebê demorará para aprofundar o sono).

Dica importante, se você já tentou todas as anteriores sem sucesso

Pode ser que seu bebê esteja dormindo demais à noite, e por isso não durma muito durante o dia. Sim, já foi comprovado que para muitos bebês o total de horas dormidas no dia se mantém constante (fonte: Livro Bom Sono, Richard Ferber).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Vamos supor que para a idade do seu bebê, o natural seria que ele dormisse 12 horas por dia, distribuídas em 9 horas de sono noturno e 3 horas de sono diurno, dividido em 2 sonecas de 1 hora e meia. Se seu bebê dorme 11 horas à noite, sobra apenas 1 hora para as sonecas (conclusão: ele vai tirar 2 sonecas de 30 minutos!).

Encurtar o sono da noite pode resolver o problema, deixando mais horas de sono diurno para o bebê (mas se você for fazer essa mudança, lembre-de de tentar por pelo menos uma semana, pois ajustes no sono demoram para acontecer; nesse período, seu filho pode ficar bem irritado, mas se você já tentou todo o resto sem sucesso, acho que vale a pena a mudança).

E por fim, paciência. A parte boa é que se nada der certo, tudo tende a melhorar para você. Com o passar do tempo, o sono do seu bebê ficará mais profundo, e menores são as chances dele acordar precocemente.

O ciclo de sono, que inicialmente é de 45 minutos, também se alonga. E ficando mais velho, seu filho naturalmente precisará de menos horas de sono diurno e não ficará tão afetado com as sonecas curtas.

Publicidade

Pode acreditar, tudo melhora, experiência própria!

E você, também passou por essa dificuldade? Conta pra gente como lidou com a situação!