Agora, em quase qualquer perfil com tema infantil, aparece o termo “padrões de desenvolvimento da OMS” ou “tabelas da OMS” e muitas outras frases com essas letras.

Como uma mãe pode acompanhar o desenvolvimento físico de seu filho de acordo com as tabelas da OMS?

Em 27 de abril de 2006, a Organização Mundial da Saúde publicou em seu site novas normas para o crescimento e peso de uma criança nos primeiros anos de vida.

Os padrões atuais são baseados em estudos iniciados em 1997. Seu objetivo era criar um novo padrão internacional para avaliar o crescimento, o estado nutricional e o desenvolvimento de pequenos problemas para crianças desde o nascimento até os 5 anos.

Publicidade

Descobrimos na internet o site da Organização Mundial de Saúde (OMS) que mostra as curvas de altura e peso usadas pela grande maioria dos pediatras.

Essas curvas foram produzidas através de um estudo com crianças de seis países (Brasil, EUA, Índia, Noruega, Gana e Oman) em uma avaliação entre 1997 e 2003.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Tabela da OMS

Como há crianças de várias raças, esse é tido como o padrão que melhor representa a realidade mundial, pela OMS.

Bom, parece coisa de mãe neurótica (e é mesmo, confesso), mas nos primeiros meses, até a Catarina ganhar corpo e ficar mais fortinha, eu acompanhava de perto o peso. Eu ficava mais tranquila, sabendo que ela estava acompanhando a curva de nascimento sem problemas.

Como pesar o bebê em casa?

Aí fica a pergunta: como eu a pesava em casa? Primeiro eu me pesava sozinha em uma balança digital (daquelas que a gente tem em casa mesmo; a aferição não era exata, mas dava uma boa ideia), e depois com ela peladinha no meu colo. Aí subtraia uma coisa da outra e o que sobrava era o peso dela, hehe.

Se você quer dar uma olhada nessas curvas, separei os links para vocês, é só clicar! Ah, e se você clicar nos arquivos em pdf que serão mostrados nos links, pode até imprimir as curvas para desenhar a do seu filho.

Publicidade
  • Meninos: peso (clique nos pdfs da página para ver as curvas de peso entre o nascimento e 6 meses, entre 6 meses e 2 anos e entre 2 e 5 anos) e altura.
  • Meninas: peso (clique nos pdfs da página para ver as curvas de peso entre o nascimento e 6 meses, entre 6 meses e 2 anos e entre 2 e 5 anos) e altura.

Observação final: mais importante do que saber se seu filho está no percentil 15, 50 ou 85, por exemplo, é ver se ele acompanha a própria curva de crescimento cujo ponto inicial é o peso de nascimento.

E não entre em pânico achando que só porque ele está abaixo do 50 está muito magrinho ou baixinho, pois cada criança tem o seu próprio padrão de normalidade! E é claro, isso não substitui o acompanhamento com pediatra, é apenas um post para mães curiosas!