Listinhas com nomes de bebês. Que grávida não vira a louca dessas benditas listas? Então diga a verdade: bastou que os dois risquinhos aparecessem no teste de gravidez para você começar a pesquisar opções de nomes para a sementinha, não é mesmo? E se você está esperando uma menininha, provavelmente já pensou em mil nomes, mas ainda deseja algo diferente. Por isso, no post de hoje, trazemos uma lista de nomes de menina originais – para quem deseja que a filha seja chamada de uma maneira única, na família, na sala de aula, e talvez na escola inteira!

Não é tão fácil encontrar listas diferentes, sem nomes estranhões demais. Ou então óbvios de tão comuns ou com aquela cara de importado, que dificilmente tem a ver com esses tempos ou com a nossa cultura. Mas calma que existem sim nomes de menina originais muito bonitos, que apenas não são muito lembrados. Então nós os recuperamos para você!

nomes de menina originais

Imagem: 123RF

É claro que, nesse quesito, tudo é questão de gosto e opinião. Entretanto, para quem quer boas ideias de nomes de menina originais, que desviam dos modismos e são mais incomuns, aí vai uma boa leva. E uma dica: leia cada um deles em voz alta, porque quando o assunto é a escolha do nome, gostar da sonoridade é fator essencial.

Publicidade

Veja também: Nomes de bebê elegantes: 100 ideias escolhidas a dedo!

Nomes de menina originais

  1. Agnes: tem origem no grego hagnes, que significa pura. Depois foi adaptado para o latim virando Agnes, e manteve seu sentido de pureza e inocência. No Brasil, é usado principalmente nos estados do Sudeste e Sul.
  2. Amora: remete à fruta silvestre de mesmo nome. Vem do espanhol e significa amor. Já reparou que o nome, ao contrário, forma a palavra aroma? A maior parte das pessoas com esse nome, no Brasil, é do estado do Rio de Janeiro.
  3. Anabel: acredita-se que venha da junção de Ana com Isabel, ou talvez de Ana com Bela ou Belle. Por isso, agrega o significado desses nomes e pode ser traduzido como “pureza cheia de graça”. É mais usado no estado de São Paulo.
  4. Angelina: É o diminutivo de Ângela, que significado anjo mensageiro. Ficou mais famoso depois do sucesso da atriz Angelina Jolie. No Brasil, é pouquíssimo usado nos estados da região Norte. Se você mora nesses locais, que tal inovar no nome da sua pequena?
  5. Betânia: vem do hebraico e significa “casa dos figos” ou “casa da tâmaras verdes”. No Brasil se popularizou por ser o nome da cantora Maria Betânia. É mais usado nos estados de Minas Gerais e Pernambuco.
  6. Celina: significa filha do céu, mas também pequena guerreira. Por isso, acredita-se que seja um nome de mulheres batalhadoras e iluminadas. É usado principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
  7. Constança: vem do latim e significa constante, perseverante, a que não desiste. É bastante usada nos estados do Piauí, Maranhão e Bahia, você sabia?
  8. Consuelo: vem do latim e significa aquela que consola. De todos os estados do Brasil, é menos encontrado no Tocantins. Por isso, lá seria um nome de menina bastante original!
  9. Eleonor: vem do francês antigo Aliénor, que, por sua vez, vem do grego e é uma variação de Helena. Por isso significa tocha, raio de sol, reluzente.
  10. Elis: significa “o Senhor é o meu Deus”, ou “Deus é salvação”. No Brasil, se tornou um nome muito querido em função da cantora Elis Regina. É usado sobretudo no estado de São Paulo.
  11. Esther: vem do hebraico e significa estrela. Assim, carrega as características desse astro celeste – é brilhante, iluminada. No Brasil é usada principalmente nos estados do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
  12. Eva: vem do hebraico e é o nome da primeira mulher da Terra, segundo a Bíblia. Seu significado é “aquela que vive”. É mais encontrado no Rio Grande do Sul.
  13. Germana: é o feminino de Germano, que significa irmão. Mas pode significar também “homem da guerra”. No Brasil, é encontrado sobretudo no Ceará.
  14. Glória: tem um significado bem evidente – glória, honra. É uma das formas como as pessoas invocam a Virgem Maria, por isso agrada às famílias religiosas. Uma das mulheres do Brasil mais famosas como o nome é a jornalista Glória Maria.
  15. Guadalupe: outro nome associado à Virgem Maria, que vem do espanhol. Entretanto, a origem do nome é provavelmente árabe, e significa “rio do lobo”. Há quem acredite numa origem asteca, e nesse caso significa “aquela que esmaga a serpente”. É um nome de menina original muito mais usado em São Paulo do que em qualquer outro estado brasileiro.
  16. Heloísa: vem do germânico e significa saudável, “saudavelmente larga”ou “guerreira famosa”. Uma curiosidade: o nome está na posição aproximada de 500º nome mais usado no Brasil. Ou seja, com ele você fugirá bastante dos mais usados!
  17. Inês: é uma variação de Agnes, o primeiro nome da nossa lista. Portanto, o significado é o mesmo: casta, pura.
  18. Irene: tem origem na palavra grega eiréne, que significa paz. Ou seja, Irene é a pacificadora, a pacífica, sendo o nome de uma deusa grega e de santas nos primeiros séculos. Bastante usado no estado do Paraná.
  19. Joana: é o feminino de João, mas um nome muito menos usado do que esse. Vem do hebraico e significa “graça de Deus” ou ainda “agraciada por Deus”. É bastante usado em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará.
  20. Madalena: significa “a que vem de Magdala”, uma aldeia próxima ao Mar da Galiléia. É de lá que veio Maria Madalena, a companheira de Maria, mãe de Jesus. Um dos estados brasileiros em que o nome é mais usado é o do Pará.
  21. Martina: é a versão feminina de Martim, que significa “deus da guerra”. Portanto, é considerado um nome de guerreira. Como o planeta Marte, de onde a inspiração do nome, é o deus grego que rege as terças-feira, fica como sugestão para as meninas que nascerem nesse dia da semana!
  22. Melina: tem origem no grego e de fato significa mel, doce. Por isso, é um nome para uma menina amorosa e delicada.
  23. Nívea: vem do latim e significa “da neve”, ou “branca como a neve”. Dos nomes dessa lista, é o mais comum na região Norte do país. Quem sabe você não terá uma Branca de Neve em casa?
  24. Rosa: significa “bela flor” ou “espécie famosa”. É um nome comum na Península Ibérica (Portugal e Espanha), por isso chegou facilmente ao Brasil.
  25. Violeta: outro nome de flor, que se refere à conhecida florzinha roxa. Esse nome é bastante comum na Escócia e países de língua inglesa. No Brasil, o estado onde é mais usado é o de Minas Gerais.

Veja também: Nomes de bebê para 2019

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!