Doula massageando as costas da gestante. Foto: Freepik
Você sabe o que é doula e qual é o seu papel no acompanhamento da gestação? Se ainda não sabe, está na hora de conhecer essa profissional incrível que tem a capacidade de promover suporte psicológico para a gestante, especialmente quando a gravidez gera grandes inseguranças e dúvidas na futura mamãe.
De maneira resumida, podemos dizer que a doula é aquela que tirará as dúvidas da gestante, além de permitir que a futura mamãe se sinta mais segura diante dos sintomas da gestação, das fases da gravidez e até mesmo diante do tipo de parto escolhido.
Grande parte das doulas defendem ainda o parto humanizado e natural, dando o suporte para que a gestante faça o parto na água, por exemplo. Trata-se de uma profissional qualificada que tem como foco o bem-estar e a saúde da mulher grávida.
No entanto, é claro que as atribuições dessa profissional não param por aqui. Ela é preparada para determinadas tarefas e necessidades que a gestação pode promover na mãe ao longo da gravidez. Quer saber quais são? Então continue lendo o nosso conteúdo para saber mais!
Antes de qualquer coisa, você deve estar se perguntando o que significa doula, no sentido literal, não é mesmo? Pois bem, a palavra doula é de origem grega e o seu significado é “mulher que serve”. Trazendo à luz do dia a dia de uma gestante, a doula é aquela mulher que dará assistência e suporte em todas as etapas da gravidez.
Além disso, a profissional também poderá acompanhar a futura mamãe em diversos contextos, onde ela poderá atuar das seguintes maneiras:
Agora que você já sabe o que é uma doula, deve ter compreendido a importância dessa profissional, não é mesmo? Embora ela não seja considerada uma profissional da saúde, sua presença pode trazer mais bem-estar, conforto e tranquilidade para a futura mamãe. Por isso, se você está grávida, considere contratar uma profissional e veja o quanto isso pode ser benéfico para você! 😉
Leia mais: Sono da gestante: Veja como dormir melhor durante a gestação
O valor de uma doula pode variar de região para região. Além disso, a experiência e as especializações da doula também podem promover uma diferenciação nos valores. De qualquer forma, estimativas apontam que o valor varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil.
É importante frisarmos que este valor diz respeito à contratação da doula, e não necessariamente aos gastos que esse tipo de acompanhamento pode gerar. O parto humanizado, no caso, será pago à parte, por exemplo.
Na realidade, não há um momento específico para que a contratação seja feita. Há mulheres que preferem contratar a profissional quando já está na reta final da gestação, enquanto outras procuram fazer a contratação já no comecinho da gravidez. Isso fica ao seu critério!
Leia também: Doula do parto: Qual a sua função na hora do parto? Entenda!
Você pode encontrar uma profissional diretamente pela internet, buscando no Google ou buscando nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Lembre-se de avaliar bem os perfis e faça uma pequena “entrevista” com as doulas que você selecionar, para assim fazer a escolha de uma profissional que combine mais com o seu perfil. Afinal, você precisa se sentir à vontade com a doula.
Leia agora: Sinais de que o parto está próximo: Veja quais são