X

5 mudanças no corpo que a grávida sente

Ao longo dos nove meses de gestação, o corpo da mulher acaba passando por uma série de transformações, para acomodar o bebê que está se formando. Confira 5 mudanças no corpo que a grávida sente!

A começar pelo útero, que aumenta aproximadamente 20 vezes o seu peso original, acredita?

Claro que isso não passa despercebido: a grávida sente muitas mudanças no corpo (e já tendo passado por elas, sei que algumas são agradáveis, enquanto outras… Cá entre nós, você não vê a hora de se livrar delas).

Mudanças no corpo que a grávida sente

Mulher grávida fazendo yoga, olhando o notebook, na sala. Crédito da foto: Freepik

Essas mudanças no corpo da grávida acontecem desde os cabelos até os pés.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

E se você está se preparando para engravidar, ou já engravidou e está começando a senti-las, vale a pena ficar por dentro de algumas das principais modificações que ocorrem nesse período, também para entender o que acontece com o bebê em gestação. Vem dar uma olhadinha abaixo, que eu conto mais.

Mudanças no corpo que a grávida sente – bexiga fica comprimida

Mulher grávida com expressão surpresa. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Já ouviu aquela história de que grávida quer fazer xixi toda hora? Pois ela faz bastante sentido, afinal, a bexiga acaba ficando comprimida ao longo da gravidez, pelo aumento do útero.

Outro detalhe é o aumento do trabalho dos rins na gravidez, que filtram mais sangue (pois o volume de sangue pode aumentar em até 50% nessa fase) e acabam produzindo mais urina.

Aliás, como os rins ficam “sobrecarregados”, há também um risco de infecção urinária aumentado durante a gestação.

Mulher grávida segurando sua barriga, de lado. Crédito da foto: Freepik

Ao mesmo tempo, os hormônios produzidos nesse período afrouxam alguns músculos e canais do sistema urinário, podendo causar a famosa incontinência urinária (escapes de xixi na grávida).

Mudanças no corpo que a grávida sente – Inchaços aparecem

Aapesar de eliminar mais urina, a grávida retém mais líquido, pela ação dos hormônios da gravidez. E por isso aparecem os inchaços.

A região mais acometida é a dos membros inferiores, pela pressão do útero nas veias localizadas embaixo da barriga, que deixa a circulação sanguínea mais lenta no local.

Mudanças no corpo que a grávida sente – Cabelos mais bonitos

Mulher grávida sentada em um banquinho. Foto: Freepik

Durante a gravidez, o metabolismo acaba acelerando e, consequentemente, as funções normais do corpo acontecem em um menor período de tempo.

É o caso dos cabelos, que passarão a crescer mais depressa e ainda ganharão mais brilho pela ação do estrogênio (um dos hormônios da gestação).

Você também vai notar um maior volume nos fios também causado pelo estrógeno, que diminui a ação da testosterona, impedindo a queda de cabelo (que, por outro lado, vai ser constante depois do parto).

Mudanças no corpo que a grávida sente – Aumento dos seios

Grávida posando para a foto. Foto: Freepik

Logo duas semanas após a concepção a futura mamãe já pode observar um aumento dos seios. Mais uma vez, é o estrogênio, além de outros hormônios, entrando em ação.

Eles agem sobre as glândulas mamárias, preparando-as para produzir leite. É comum a gestante também sentir maior sensibilidade nas mamas.

Manchas e estrias pelo corpo

Pelo aumento da barriga, as estrias podem aparecer (afinal, a pele acaba se distendendo mais). Também é comum que as grávidas notem manchas pelo corpo, mais uma consequência dos hormônios (no caso, o melanotrófico), que acelera a pigmentação da pele.

E você, já sentiu alguma mudança marcante no seu corpo depois que ficou grávida? Com quanto tempo de gestação começou? Deixe seu comentário e ajude muitas outras mães que passarem por aqui!

Leave a Comment