Muitas leitoras perguntam sobre o soluço no bebê. Elas relatam que seus filhos apresentam soluço todos os dias, e acabam ficando preocupadas, pois não sabem se isso é normal ou não.
Sabem que eu também tive a mesma dúvida? E o que fiz? Obviamente corri para a internet para ler a resposta! Pois bem, vamos então falar sobre o assunto!
Em primeiro lugar, muita calma. Principalmente entre os recém-nascidos, o soluço é perfeitamente normal e não dói nadinha – você não precisa achar que o seu bebê está sofrendo, porque ele não está. No máximo, ele fica um pouquinho incomodado, mas é só.
Na verdade, seu filho já tinha soluço muito antes de nascer, dentro de sua barriga, como parte do processo que o ensinou a respirar. Aliás, algumas mães até conseguem sentir o bebê soluçando depois da 30ª semana. Viu como é perfeitamente natural?
Se falamos de recém-nascidos e crianças um pouco mais velhas, a irritação do nervo vago frequentemente se torna a causa dos soluços. Os motivos dessa irritação são diferentes. E cada criança tem o seu.
O soluço nada mais é do que uma contração involuntária do diafragma, um músculo envolvido no processo de respiração, que fica situado entre a cavidade abdominal e a cavidade torácica.
Basta que alguma coisa irrite o diafragma para que ele comece a sofrer uma série de espasmos e.. ich! Você já sabe o que acontece!
Há várias coisas que podem incomodar o diafragma, como o ar que seu bebê engole ou mesmo o frio (quando sua mãe diz que a causa do soluço pode estar na fralda molhada, ou na falta de roupa, ela pode ter razão!).
À medida que o corpinho dele adquirir maior controle de seus movimentos, os episódios de soluço tendem a diminuir naturalmente.
Se os episódios de soluço continuarem ocorrendo com muita frequência depois de um ano de idade, ou se o soluço for incontrolável, vale comentar com o pediatra.
Os bebês com refluxo gastroesofágico tendem a soluçar mais – se você perceber que os episódios de soluço, refluxo e tosse estão acontecendo uma uma frequência muito alta e já são motivo de irritação para o seu filhote, também vale marcar uma consulta com o médico.
O soluço é assustador porque as mães acham que a criança fica incomodada com os soluços. E a mãe quer ajudar o bebê para que tudo fique em ordem.
Mas, na maioria dos casos, os soluços não são um problema e geralmente a criança não está preocupada.
Soluço preocupa a mãe. Portanto, se está tudo bem com a criança e ela está ativa, ela tem um humor normal, ela não reage de forma alguma aos soluços, a mãe não deve se preocupar.
Sim. Quando estiver amamentando seu bebê, fique atenta aos ruídos – pode ser que ele esteja engolindo ar. Tente encaixar na boquinha dele a auréola do seio, e não apenas o bico, assim as chances de ele estar tomando mais ar do que leite diminuem.
Se ele mama muito depressa, faça você mesma algumas pausas por ele, tirando-o do peito (ou da mamadeira) por alguns instantes. E depois da mamada, coloque-o em posição inclinada para que ele arrote (o que também evita refluxo).
Se o bebê estiver fazendo uso de mamadeira, dê preferência às anti-refluxo, que diminuem a quantidade de ar engolido. Deixar o pequeno sem roupa muito tempo, antes do banho ou na hora de trocar a fralda pode fazer com que o corpo dele se resfrie, o que também pode causar soluço.
Quanto às crianças maiorzinhas, também é bom mantê-las aquecidas e (tentar) fazer com que elas comem devagar – quanto mais rápido se come, mais ar se engole.
Quase todo mundo tem uma receitinha para isso. Dar um susto é uma delas – o que não é uma boa para as crianças pequenas, que podem se assustar de verdade (e muito menos para os bebês, que não entendem nada e vão abrir o berreiro).
Respirar dentro de um saco funciona com crianças maiorzinhas, já que a inspiração de gás carbônico diminui mesmo o soluço (mas não recomendo para os bebês – que devem ficar longe de saquinhos plásticos, para não haver risco de sufocamento).
Tem gente que coloca uma fita vermelha na testa (!?) e jura que funciona – é claro que não há estudo nenhum estudo que comprove isso, mas… (pode ser que até você achar a fita vermelha, já tenha dado tempo para o soluço passar sozinho!)
Com o seu bebê, o que você pode fazer é colocá-lo no peito, se ainda estiver em fase de amamentação, pois ao mamar ela fará o diafragma voltar à sua condição normal.
Mantê-lo aquecido e deixá-lo em posição inclinada para arrotar mais um pouquinho são atitudes que também ajudam. Aí é só esperar, que o soluço… ich!… logo passa!
A presença de vômitos no bebê é um sintoma bastante desagradável, com o qual, em qualquer caso, é aconselhável consultar um médico. No entanto, você precisa separar o vômito e a regurgitação.
Veja comentários
Olá mamães! Tenho uma dica que sempre funcionou com minha bebe. Ela soluçava demais e todos me diziam pra colocar uma linhazinha da roupinha dela ou um pedaço de algodão na testa,kkkkkkk e nunca deu certo, logico. Mas a dica infalivel é dar agua ou dar o peito, entre os dois a agua sempre parou o soluço na hora. E vale antes conferir se o bb esta molhado ou com frio. Hoje minha bb tem 1a5meses e ñ tem mais tanto soluço mas quando tem dou agua no copinho de transição e ele some. Agora vou passar por tudo de novo quando minha Luísa nascer daqui a tres meses. Bjos
Meu miguel está com 23 dias de nascido e sempre q ele soluça eu ponho no peito. Quando ele mama um pouquinho já para de soluçar. É bem rápido
E o que fazer quando o bebe já mamau e passa um tempinho e começa a soluçar , teve uma vez que eu coloquei para mamar e ela acabou vomitando porque o bico do meu seio de ânsia nela o que fazer?
Aqui a linga na testa é infalivell.
Tira se do cobertor da cça alguns fiapos,coloca na sua boca molhando com saliva e formando uma bolinha colocar nacresra do nenen .
aqui da super certo.
Soluço tbem pode ser sinal de refluxo.
Aperte gentilmente entre o polegar e o indicador, a falange do dedo do meio do bebê, por três minutos. Faça também na outra mãozinha se necessário. Geralmente passa em menos de um minuto. Isso é Do-in, procure conhecer os pontos para "primeiros socorros", muito úteis.
Qual o melhor remédio ou pomada para sarar as brotoejas do rosto da minha filha?
Oi, Ricardo,
Em primeiro lugar é preciso saber se é brotoejas mesmo: elas podem ser confundidas, por exemplo, com dermatite atópica (falei dela nesse post, vale a pena ler: http://www.mildicasdemae.com.br/2015/09/dermatite-atopica-tudo-o-que-aprendi-sobre-ela-com-minha-filha.html).
Se for apenas brotoeja mesmo, uma medida caseira que pode ajudar é uma pastinha feita com água e maisena. De qualquer forma, o melhor é sempre fazer uma consulta ao pediatra para uma avaliação e para que ele passe o tratamento correto.
Um abraço!
bom dia!!
existe algum exercício que eu possa fazer no meus seios para aumentar o tamanho do bico?
pois meu filho não consegue pegar para mamar. mas o peito da minha cunhada, que o bico é maior, ele se alimenta tranquilo, mas o meu não.
como faço para aumentar o tamanho do bico do peito? ou existe outra alternativa que faça ele pegar o meu peito?
desde já obrigado
Oi, Joice,
Vou pesquisar a respeito e prometo um post para breve.
Abraços!
Na farmácia vende um bico de silicone, tenta com ele, dizem que é ótimo, vc encaixa no seio e da mama.
O pediatra da minha filha, que hj tem 2 meses disse que qdo soluça demais depois da mamada é pq mamou demais... tem que diminuir o tempo, lembrando que mamar demais tb não é saudável, criança obesa nem sempre é questão de saúde, minha filha mamava 20 minutos no peito e engasgava sempre, passei a dar cinco a sete minutos por recomendação medica, pois tenho mtu leite e isso fazia q no final ela cansava e engasgava. ..
Boa noite!
Foi lendo estas linhas acima que segui os passos mentais para saber aonde eu estava errando hoje com meu filho, recém nascido. Pedi para minha esposa colocar ele no colo e amamentar. Cobertinho e agasalhado, pouco a pouco, ele foi voltando ao normal, parando de soluçar.