X

40 Semanas de gravidez

Os dias durante o último período da gravidez parecem particularmente longos, mas o nascimento está próximo! A gestação está concluída até as 40 semanas de gravidez!

40 Semanas de gravidez: a mãe

Agora tudo está pronto para o nascimento da criança, mas a gravidez não é uma questão matemática: para algumas mulheres, termina mais cedo, enquanto outras esperam mais antes de ver o filho. Permanecer o mais relaxada possível não é fácil, mas ajuda a viver pacificamente até o “nascimento” da criança.

Foto: Freepik

É bom lembrar que a data prevista do parto é uma previsão e não uma certeza. Tanto que foi calculado que apenas 4-5% das crianças nascem na data exata calculada pelo ginecologista. Além disso, 96% dos fetos estão na posição cefálica quando chega a hora.

Você sabia que depressão pós parto pode atingir os homens?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A mulher no primeiro parto normalmente tem uma fase de dilatação de 12 a 14 horas, um período expulsivo (no qual a criança entra no canal do parto) de 1-2 horas e um segundo (isto é, o estágio de expulsão da placenta) de 15 -30 minutos.

Nas gestações subsequentes, por outro lado, o período de dilatação é geralmente de 6 a 8 horas, o período expulsivo de 30 a 60 minutos e o segundo de 10 a 20 minutos.

Imediatamente após o parto, o cordão umbilical é cortado: se a mãe quiser, ela pode decidir (se comunicar com antecedência) mantê-lo ou doá-lo para pesquisas para o tratamento de doenças graves.

Durante a quadragésima semana de gravidez, na ausência de complicações, a mulher não é submetida a novos exames. O último exame pré-natal geralmente é realizado entre a 35ª e a 38ª semana de gravidez.

40 Semanas de gravidez: o bebê

Foto: Dreamstime

Durante a quadragésima semana de gravidez, o feto pesa em média de 3 a 3,5 kg (as meninas geralmente pesam menos que os meninos) e tem um comprimento de 50 a 52 centímetros (os meninos geralmente são um pouco mais longos que as meninas).

Confira 10 coisas que você precisa saber sobre recém-nascido!

Seu sistema imunológico ainda é imaturo e ele receberá anticorpos de sua mãe – primeiro através da placenta e, após o nascimento, através da amamentação, que inicialmente produzirá um líquido chamado colostro e depois será substituído pelo leite real.

Uma vez nascido, seu estado de saúde será examinado com base em 5 parâmetros vitais do índice de Apgar.

40 Semanas de gravidez: coisas a saber

Conforme dito, os casos em que a data presumida de nascimento coincide com a data real de nascimento são raros e considera-se que o nascimento terminou até a 42ª semana. Após essa data, o parto pode ser induzido, com métodos naturais ou com a administração de medicamentos, dependendo do caso.

Existem várias estratégias de indução do parto, mas um elemento principal da avaliação é a aparência do colo do útero. Para que o trabalho de parto comece e o nascimento ocorra, fenômenos reais devem ocorrer.

Uma vez maduro o colo uterino, é necessário que as contrações do útero, muitas vezes já presentes, se tornem cada vez mais intensas e frequentes.

Temas da semana

Leave a Comment