X

Parto na água: como funciona? Quais os benefícios?

Dentro do útero, durante nove meses, o bebê fica quentinho e envolto pelo líquido amniótico, esperando a hora de nascer. Hoje já se sabe o quanto o útero é agradável para os bebês, e a simulação desse ambiente, seja com um parto na água, ou com medidas depois do nascimento, é bastante comentada.

No pós-parto, por exemplo, recomenda-se enrolar o bebê num paninho (cueiro), aquecê-lo e até mesmo soprar em seu ouvido sons parecidos com o que ele escutava no útero.

Essas são técnicas eficientes para fazer a criança se acalmar em uma crise de choro, justamente por fazer com que o bebê se sinta no ambiente intrauterino. O mesmo acontece com o parto na água, que, segundo especialistas, teria a propriedade de trazer o bebê ao mundo de uma maneira muito mais tranquila.

Para a mãe, muitos benefícios também são apontados por quem viveu a experiência de dar à luz em uma banheira. Mas e os riscos? Há algo com que você deva se preocupar se decidir fazer seu parto na água? Tudo isso você confere a seguir. Venha entender mais sobre o assunto!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

recém-nascido amamentando após nascimento. Foto: freepik

O papel da água no parto

A água quente é um calmante natural para o corpo. É por isso que muitas mulheres, durante o trabalho de parto, ficam debaixo do chuveiro para aliviar a dor das contrações. Outras optam por relaxar dentro de uma banheira com água aquecida.

E quando o parto é na água, é dentro da banheira que ele acontece. O recipiente não fica cheio d’água, mas apenas com uma quantidade rasa. Lá dentro fica a mulher, e pode ficar também seu companheiro, cercados pelos profissionais de saúde.

Muita gente se pergunta se quando o bebê nasce na água há o risco de afogamento. A resposta é não. Isso porque, imediatamente após o nascimento, a criança já é colocada para o contato pele a pele com a mãe, fora da água.

Para que a criança não perca calor, ela deve ser aquecida prontamente com uma toalha, por exemplo, depois de nascer. Além disso, nós temos o chamado reflexo de mergulho, ou seja, nós não inspiramos quando nosso nariz e boca estão submersos, capacidade desenvolvida logo cedo.

Sem contar que, quando o bebê nasce, a oxigenação ainda é feita pela placenta, enquanto o cordão umbilical pulsa. Por essa série de fatores, não há risco de a criança se afogar.

parto natural em casa. Foto: freepik

Benefícios do parto na água

Um dos principais benefícios apontados é que a água quente lembra o útero materno, o que torna o nascimento mais tranquilo para o bebê. Já para a mulher, a vantagem está na temperatura da água que, aquecida, age como um relaxante muscular, favorecendo o trabalho de parto e o alívio das contrações. Isso diminui, por exemplo, a necessidade de analgesia.

Pelos benefícios oferecidos à mulher, o uso da banheira na primeira fase durante o trabalho de parto é recomendada inclusive pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Agora, durante o período expansivo, ou seja, quando o bebê nasce, as opiniões dos obstetras são divergentes.

Há quem defenda o parto na água, há quem tenha ressalvas sobre ele, pelo fato de ainda ser pouco estudado. Contudo, o que foi comprovado até agora é que o parto na água não oferece riscos maiores à mulher e ao bebê em relação a outros tipos de parto.

Orientações

O parto na água é uma opção apenas para mulheres com gravidez de baixo risco, quando não há intercorrências nem da mãe e nem do bebê. Quem deseja dar à luz dessa maneira deve conversar com a equipe de parto antecipadamente sobre o assunto, para avaliar a possibilidade.

Isso porque nem todos os profissionais têm experiência com parto na água, fator que pode levá-los a preferir não fazê-lo. Mais um detalhe é que nem todos os hospitais possuem a estrutura adequada para esse tipo de parto, e também é preciso se certificar sobre a higienização da banheira, para evitar o risco de infecções.

Portanto, informe-se o quanto antes sobre todos esses detalhes para que o nascimento do seu filho ocorra de maneira segura e dentro daquilo que você deseja.

Veja também: O livro de gravidez do ano!

O que esperar durante um parto na água em casa

Considere visitar hospitais locais e centros de parto para descobrir mais sobre suas opções de parto na água. Alguns hospitais permitem que você trabalhe na banheira, mas exigem o parto na cama do hospital.

Outros podem permitir que você passe por todos os estágios do trabalho de parto na banheira. Alguns podem ter regras e práticas adicionais em vigor. Reúna o máximo de informações possível para que não haja surpresas quando você chegar.

Suprimentos para parto domiciliar na água

Se você escolher um parto domiciliar na água , há opções de como conseguir uma banheira. Você pode alugar ou comprar um. Às vezes parteiras irá fornecer uma banheira, depositando-os em sua casa mais tarde em seu terceiro trimestre.

Independentemente disso, você vai querer se preparar com antecedência para saber onde colocar a banheira. O peso geralmente não é um problema na maioria das casas, mas se você estiver preocupado, considere colocá-lo no nível do primeiro andar.

Você precisará de vários suprimentos para limpar e aquecer a piscina. Por exemplo, você pode optar por usar um forro de piscina higiênico , especialmente se estiver alugando ou emprestando uma banheira. Você também vai querer uma rede arrastão ou uma peneira para retirar materiais sólidos durante o parto.

parto em casa – Foto: Freepik

Outros suprimentos:

  • nova mangueira de jardim longa o suficiente para alcançar sua banheira
  • adaptador para conectar a mangueira a uma pia
  • um jarro de água sanitária para limpar
  • lona para proteger seu chão
  • mais folhas de plástico para cobrir uma banheira limpa
  • toalhas
  • termômetro flutuante
  • potes para água fervente como aquecimento de reserva

Você também precisa de acesso a um tanque de água quente. Na verdade, você pode precisar colocar o aquecedor de água na configuração mais alta para garantir que terá água quente suficiente durante o trabalho de parto. Você deve manter a temperatura da banheira de parto entre 36,1 e 37,8 ° C.

Pode parecer muita preparação, mas sua parteira ajudará a orientá-la ao longo do caminho. O segredo é deixar sua banheira o mais limpa e confortável possível.

Leave a Comment