Ainda durante os primeiros meses de vida do filhote, muitos pais optam por dividir o quarto com o bebê (essa prática, inclusive, é recomendada pela Associação Americana de Pediatria como uma medida de segurança, que previne a ocorrência da morte súbita, como eu expliquei nesse post). Se você optou por esse caminho, provavelmente deseja que essa adaptação no cômodo, necessária para acomodar o bebê, seja feita sem deixar o quarto dos pais com aquela cara de improvisação, não é mesmo? Pois saiba: é possível, sim, abrir espaço para o filhote, e ainda ter um espaço funcional e bonito!
Essa aliás, era a preocupação de uma leitora do blog, que me mandou uma mensagem super meiga, pedindo que eu fizesse uma seleção de ideias bacanas para decorar um quarto compartilhado entre pais e filhos. E por isso eu fiz esse post, mostrando que dá para combinar os itens da criança com os dos pais, e fazer o quarto parecer que já foi pensado para acomodar um berço. Gostou? Então vem ver algumas ideias bacanas!
Esse quarto compartilhado com o bebê recebeu bandeiras, uma estante e uma girafa! O objetivo era deixar a decoração descontraída (mas repare que os objetos do bebê combinam com a cor neutra da cama do casal e do tapete pré-existentes).
Observe que pelúcias e móbiles ocupam pouco espaço e são opções para combinar a decoração adulta com a infantil. E mais vez a girafinha aparece (ela está fazendo o maior sucesso entre os pais do exterior! Quem sabe a moda chega aqui no Brasil!
Não necessariamente a cor do berço precisa acompanhar o tom dos outros móveis do cômodo. Mas estar em sintonia com a decoração, em geral, deixa o ambiente harmônico (aqui ela acompanha o piso de madeira escura).
Já pensou em fazer um quarto compartilhado entre pais e filhos com uma decoração moderna? Olha como fica interessante!
Você não precisa espalhar brinquedos pelo quarto do casal para acomodar o recém-nascido (até porque ele não brinca muito nos primeiros meses, não é mesmo?). Aqui o móbile deu um ar romântico ao quarto, sem deixa-lo muito infantil.
Quer uma sugestão que faz sucesso sempre? Coordenar as roupas de cama e os lençóis do berço! Fica lindo!
Outra dica para você não errar na decoração: tons pastéis são coringa para decorar um quarto compartilhado!
Aqui uma poltrona mais requintada, que poderá ser usada até mesmo quando o bebê tiver seu próprio quarto, serve de poltrona de amamentação. Amei!
Você pode reformar um móvel antigo e pinta-lo em tom pastel, para acomodar as roupinhas do bebê.
Letras também são uma forma criativa de decorar um quarto compartilhado entre pais e bebê (você pode colocar a inicial de cada integrante da família sobre a cama e o berço!). E por que não se render às pelúcias na sua cama também? Aposto que muitas mães vão adorar a ideia! Com um pequenino ali, está liberado!
Aqui os pais optaram por colocar um berço na mesma cor dos criados-mudos.
Nesse quarto as bolinhas estampando o trocador e o colchão do berço combinaram com o ar já retrô do quarto. Dessa forma a decoração ficou muito alegre!
Enfeites na parede, próximos ao berço, não ocupam espaço e agregam o toque infantil ao quarto compartilhado.
Um berço acoplado à cama, no melhor estilo co-sleeping, é outra opção (e pode ser ainda uma peça decorativa, como esse modelo com formato de carrinho de bebê).
Um adesivo sobre o berço, como esse das asinhas, pode dar um toque especial à decoração.
Se seu quarto já for colorido, invista em um berço branco, que combina com tudo!
Como esse quarto não era grande, foi adaptado com prateleiras na parede para comportar um berço. Assim não há a necessidade de criado-mudo, o que poupa bastante espaço!
Há pais que gostam de fazer contraste, optando por um berço e uma poltrona de amamentação com cor oposta à da cama do casal.
Não é exatamente o mesmo gosto, mas não é que certas misturas de cores e estampas acabam funcionando?
Para mim, um quarto compartilhado absolutamente lindo! Adorei a combinação de papéis de parede e dos móveis neutros. Assim o espaço continua sendo muito gostoso de ser usado pelos adultos.
Leave a Comment