X

21 Semanas de gravidez

3d rendered medically accurate illustration of a fetus week 21

As 21 semanas de gravidez são um marco importante para o desenvolvimento do bebê, pois é nessa fase que ocorre o desenvolvimento de seus ossos.

Com isso a capacidade de produção de glóbulos vermelhos (hemácias) se completa, e é possível que os glóbulos brancos também sejam produzidos.

Enquanto isso, para a mulher, as 21 semanas de gravidez trazem muitas transformações físicas, sobretudo no que se refere à barriga que se torna maior agora. Também o jeito de andar se altera, devido à mudança do centro de gravidade do corpo.

Veja agora mais detalhes sobre essa semana

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

21 semanas de gravidez: o bebê

Com 21 semanas de gravidez já é possível ver pequenos vasos sanguíneos que percorrem todo o corpinho do bebê sob a sua pele transparente.

Se o seu bebê for uma menina, nessa semana tanto a vagina quanto o útero já se encontram totalmente formados. Por outro lado, nos meninos, com 21 semanas de gravidez os testículos começam a descer para o escroto.

Foto: Dreamstime

Além disso agora o sistema auditivo do seu bebê já está bem desenvolvido, e por isso ele já consegue perceber e reconhecer diversos sons, o que inclui a voz dos pais.

Então se aproveite disso para colocar o seu bebê em contato com boas músicas e histórias que você pode contar para ele.

Leia mais: Preparativos para a chegada do bebê: sua check list final!

Nas 21 semanas de gravidez o bebê ainda tem bastante espaço livre dentro do útero, então ele se mexe bastante. Pode ser que você nem consiga dormir muito bem devido à sua intensa movimentação.

Mas se você ainda não sentiu o seu bebê se mexer, não se preocupe porque logo isso vai acontecer.

21 semanas de gravidez: a mãe

Com 21 semanas de gravidez a barriga está incomodando cada vez mais e, além do peso e da azia, ela faz com que você fique cada vez mais inchada.

Então a retenção de líquidos nessa fase começa a se intensificar e infelizmente não há nada que possa ser feito para que isso não ocorra.

Foto: Freepik

Entretanto, atividades físicas liberadas pelo seu médico, meias de compressão e usar sapatos fechados ao invés dos abertos são atitudes que podem ajudar bastante a diminuir os incômodos.

Confira 5 dicas para aliviar o inchaço na gravidez!

Além disso, com 21 semanas de gestação, a mulher costuma apresentar problemas de memória que se tornam mais frequentes a cada semana.

Coisas a saber

Até as 21 semanas de gravidez é normal que a mulher tenha engordado por volta de 5kg. E é necessário muita atenção a partir deste período, porque agora o ganho de peso pode se tornar mais intenso.

E para evitar isso, invista em atividades físicas que, além de melhorar seu humor e te deixar mais bem disposta, vão ajudar a reduzir os inchaços e o ganho e peso.

Foto: Freepik

Mas lembre-se de que você precisa do aval do seu médico para fazer qualquer tipo de exercício para evitar problemas com você e com o seu bebê.

Além disso cuide da sua alimentação para que ela seja equilibrada e contenha todos os nutrientes de que você e seu bebê necessitam.

Lembre-se de que não vai precisar comer por dois, mas precisará aumentar a qualidade dos alimentos ingeridos.

Por fim, comer bem fará você se sentir melhor, além de ajudar o bom funcionamento do intestino e diminuir as queimações de estômago. Cuide-se sempre!

Temas da semana

Leave a Comment