X

30 Semanas de gravidez

As 30 semanas de gravidez marcam três quartos de sua gestação completos. Então você já está bem mais próxima do final da gravidez agora.

Nesta etapa o bebê já está bem desenvolvido e costuma ir se posicionando de maneira favorável ao parto.

Com 30 semanas de gravidez o bebê geralmente está de cabeça para baixo, mas o encaixe propriamente dito costuma ocorrer mais para a frente.

Com relação à mulher, as 30 semanas de gravidez dão início a um período de maior cansaço, em que o sono retorna e as atividades do dia a dia se tornam mais difíceis. Veja a seguir mais detalhes sobre essa fase.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

30 semanas de gravidez: a mãe

Com 30 semanas de gravidez é muito provável que você comece a sentir um cansaço extremo, assim como no início da gestação.

Além disso o tamanho da barriga agora dificulta as atividades cotidianas, como amarrar os sapatos ou abaixar para pegar alguma coisa no chão.

Confira: Nomes de gêmeos: 60 ideias geniais para você se inspirar!

Foto: Freepik

Também, a partir das 30 semanas de gravidez, as variações de humor podem ocorrer mais frequentemente, e pode ser que você fique mais sensível devido a isso.

Mas apesar de essa instabilidade ser comum, se você perceber que está ficando muito triste durante a maior parte do tempo, o ideal é que você converse sobre isso com o seu médico. Isso porque essa tristeza pode ser um indício de que você apresentará depressão pós parto quando o bebê nascer. Mas se a condição for tratada agora, essa chance é reduzida.

Leia mais: Doação de células do cordão umbilical: nós apoiamos essa ideia!

Apesar de tudo, tenha em mente que a gravidez e sobretudo o parto representam uma mudança enorme para a mulher e, por isso, os choros após as 30 semanas de gravidez são praticamente inevitáveis. Isso porque as preocupações são muitas e todo o cansaço que você está sentindo não colabora para que você se sinta bem.

Então tente descansar, pois isso é fundamental para a sua saúde física e mental.

30 semanas de gravidez: o bebê

Foto: Dreamstime

Para o bebê, as 30 semanas de gravidez marcam a entrada em uma fase em que ele fica cada vez mais gordinho, devido ao acúmulo de gordura que ajudará a regular a sua temperatura corporal após o nascimento.

Veja o que comprar para o enxoval do bebê!

Geralmente em 30 semanas de gravidez o bebê possui um acúmulo de 8% de gordura, já está com os pulmões quase totalmente desenvolvidos e possui um sistema imunológico ainda precário, mas que pode dar conta do recado se o bebê nascer agora.

Nessa semana o bebê possui em média 36 centímetros de comprimento e um peso que gira em torno de 1,100 kg.

Coisas a saber

Com 30 semanas de gravidez a mulher costuma apresentar varizes ocasionadas pela pressão que o útero faz sobre os grandes vasos sanguíneos.

Além disso, o aumento dos níveis de progesterona também colabora com o aparecimento dos vasinhos, porque provoca o relaxamento das paredes do vasos sanguíneos.

Mas alguns fatores podem minimizar o aparecimento desse problema, como a utilização de meias de compressão, atividades físicas frequentes e aumento de peso controlado durante a gestação.

Temas da semana

Leave a Comment