Após a décima sétima semana de gravidez e quatro dias, o quarto mês de gravidez termina. A mulher grávida entra no quinto mês de gravidez, fazendo sua jornada mágica em direção ao nascimento.
A criança continua a crescer na barriga e a se tornar cada vez maior. Até o corpo da mãe muda rapidamente e com o bebê um forte vínculo é criado.
17 Semanas de gravidez: a mãe
O útero continua a mudar e se mover e, durante a 17ª semana de gravidez, está localizado a meio caminho entre o osso púbico e o umbigo. Assim, a gestante pode observar um aumento nas secreções corporais, que se manifestam com suor, problemas no nariz ou aumento do corrimento vaginal.
Se a náusea e o cansaço pertencerem ao passado, a gestante poderá sofrer na décima sétima semana de quedas de pressão. Não é raro neste período de gravidez ocorrerem desmaios e tonturas, por isso, é bom ter sempre um doce à mão para aumentar o nível de açúcares em caso de tontura.
A principal mudança, no entanto, é a circulação sanguínea, que deve ser mantida sob controle. De fato, com 17 semanas de gravidez, veias altas podem ser notadas e cãibras podem aparecer. Isso se deve ao fato de o útero ser tão grande que afeta a circulação. O peso da criança e da mãe cresce e aumenta em 2-5 kg.
Leia mais: Chá de bebê diferente: 5 ideias para se inspirar e amar!
Em geral, este é um período positivo para a futura mãe, mesmo que alguns pequenos problemas possam ser sentidos como: cansaço, prisão de ventre e tontura.
Mas não se preocupe, todos eles são desconfortos comuns que você pode aliviar com descanso, uma dieta rica em fibras e muita água.
Se você começar a sentir o peso da barriga e alguma dor nas costas, tente massageá-la e dormir de lado, em posição fetal para aliviar o peso nas costas.
17 Semanas de gravidez: o bebê
O feto continua a crescer e já está formando depósitos de gordura subcutâneos que, no final da gravidez, ocuparão cerca de 2-6% do seu corpo e o ajudarão a manter a temperatura certa quando sair do ambiente uterino.
Nesse período de gravidez, a criança é particularmente ativa, se move e chuta a barriga. O feto mede 11 centímetros e pesa 100 gramas.
O ultrassom, se realizado na décima sétima semana de gravidez, permite avaliar a anatomia de todo o corpo da criança, desde os membros inferiores e superiores, até o cérebro e o cordão umbilical.
Leia mais: Moisés para bebê: vale a pena comprar?
Normalmente, a criança ainda tem os olhos fechados e segura as mãos em punho. Unhas e cabelos crescem ainda mais, enquanto os vasos sanguíneos podem ser vistos através da pele.
Na décima sétima semana, finalmente podemos ver o sexo da criança através de ultrassom.
Leave a Comment