X

38 Semanas de gravidez

Com 38 semanas de gestação, entramos na chamada “zona de nascimento”. Pode demorar alguns dias ou (novamente) algumas semanas antes do bebê nascer. As contrações se tornam mais frequentes e se assemelham a cólicas menstruais.

38 Semanas de gestação: como fica a vida da mãe

Com 38 semanas de gestação, o espaço para o bebê é cada vez mais restrito e, mesmo que não pare de se mover até o nascimento, seus movimentos são reduzidos.

As contrações esporádicas que ocorrem com mais frequência são o sinal de que o útero está treinando para o trabalho de parto.

Foto: Freepik

Para algumas mulheres, o peso pode aumentar mais claramente durante as últimas semanas de gravidez: nessa idade gestacional, o peso mínimo adquirido desde o início da gravidez é de 9,3 kg, o peso máximo de 14 kg e o peso médio excede ligeiramente os 11 kg.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

No entanto, esses são valores indicativos: o médico monitorará o ganho de peso e aconselhará sobre possíveis ajustes nos hábitos da futura mãe.

Tamanho do útero

O útero com 38 semanas de gestação está com 36 centímetros de altura, o colo do útero neste momento está um pouco amolecido e gradualmente encurta, o que provoca a secreção do tampão mucoso.

 

38 Semanas de gestação: como está o bebê

Foto: Dreamstime

O bebê pode pesar de 2,5 a 3 kg mais, e aumenta em cerca de 30 gramas por dia a partir de agora até o final da gravidez.

Seu comprimento permanece em torno de 47/48 cm. Ele está começando a perder a camada de gordura protetora que o cobre e sua pele percebe com maior força a sensação da água que o cerca.

Leia sobre musicoterapia, um tratamento alternativo que pode ajudar mãe e o bebê no pré e pós-parto!

O médico poderá indicar à futura mãe se a criança está em posição cefálica ou pélvica e quais são as medidas a serem tomadas em ambos os casos: é bom lembrar que, embora tenha sido elaborado um plano de parto, pode acontecer que, no momento certo, as coisas aconteçam de maneira diferente.

  • Na 38ª semana de gestação, o que acontece com o bebê pode ser visto como preparação para o parto e para a vida fora da barriga.
  • Na 38ª semana de gestação, o desenvolvimento do feto é cumulativo. O bebê precisará de acúmulo ativo de gordura subcutânea para a regulação do calor;
  • O sistema respiratório do feto com 38 semanas de gestação é formado e imediatamente após o parto começará com a primeira respiração;
  • No corpo da criança, há um acúmulo de ferro, que é útil para hematopoiese independente;
  • Externamente, o bebê já está totalmente formado, seu peso pode chegar a 3 kg.
  • Com 38 semanas de gestação, o peso do bebê pode variar significativamente e a herança genética, neste caso, desempenha um papel importante.
  • A pele do bebê é rosada, os cabelos ficam apenas na cabeça, as unhas ficam macias por causa da água nos dedos, que logo endurecem após o parto;

A apresentação pélvica do feto com 38 semanas é um motivo para abandonar o parto normal, mas agora cada vez mais maternidades estão realizando o parto natural e com esta posição do bebê.

O que pode acontecer com 38 semanas de gestação

É muito comum que com 38 semanas de gestação a ansiedade comece a atingir tanto a mãe quanto toda a família que acompanha a gestação.

Mas é importante que todos mantenham a calma, sobretudo a mãe, que deve estar relaxada nessa última fase da gestação.

Para que você não fique contando os minutos para a hora do parto procure fazer coisas de que gosta, que te façam se sentir bem e relaxada.

Entretanto existem algumas preocupações que são inevitáveis e uma delas se refere às possíveis despesas adicionais que você pode vir a ter com o nascimento do seu bebê.

Então é bom estar preparada para isso. Assim, procure se informar na maternidade de sua escolha sobre taxas adicionais.

Além disso, converse com o médico que fará o seu parto e com o pediatra que acompanhará o bebê. Procure saber se eles realizam alguma cobrança extra.

Por fim, vale ressaltar que agora que você está com 38 semanas de gravidez, precisa aproveitar muito a sua barriga e relaxar para aguardar o nascimento do seu bebê.

Temas da semana

Leave a Comment