O termo violência obstétrica tomou grandes proporções de uns anos pra cá. Por isso é muito importante que as mulheres saibam sobre o assunto, para buscar seus direitos e procurar melhor atendimento durante a gravidez.

Primeiro, é preciso entender do que se trata: violência obstétrica é a violência cometida contra a mulher gestante em serviços de saúde. Infelizmente, ela pode ocorrer tanto no parto, como ainda no pré-natal e no pós-parto. Pode ser uma violência verbal, física ou até mesmo sexual.

parto normal

Imagem: 123RF

Falando de maneira mais específica: segundo a Organização Mundial da Saúde, violência obstétrica é “a apropriação do corpo da mulher e dos processos reprodutivos por profissionais de saúde, na forma de um tratamento desumanizado, medicação abusiva ou patologização dos processos naturais, reduzindo a autonomia da paciente e a capacidade de tomar suas próprias decisões livremente sobre seu corpo e sua sexualidade, o que tem consequências negativas em sua qualidade de vida”.

Publicidade

Pode parecer que o problema está bem longe, mas a realidade hoje é entristecedora: dados de pesquisa da Fiocruz indicam, por exemplo, que mais de 50% das entrevistadas (foram cerca de 23 mil, pelo Brasil) sofreram episiotomia no parto – ou seja, um corte na região do períneo para ampliar o canal de parto. O problema é que a literatura médica aponta a necessidade do recurso para menos de 10% dos partos.

Já a manobra de Kristeller, contraindicada pelo Ministério da Saúde, foi feita em 36% das pacientes. Portanto, é bom saber: a realização desses procedimentos sem necessidade ou consentimento da mulher são formas de violência obstétrica.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Exemplos de violência obstétrica

Ainda há relatos de mulheres que, durante o trabalho de parto, ouviram dos médicos que as atendiam as seguintes frases: “na hora de fazer, você não gritou”, “se você gritar eu não vou te ajudar”. Tudo isso são formas de violência obstétrica também! Quando o profissional de saúde nega apoio, não respeita os desejos da mulher ou ainda recorre a práticas como realizar o exame de toque vaginal repetidas vezes, esse tipo de violência contra a mulher está ocorrendo.

Embora o Ministério da Saúde, há alguns meses, tenha emitido um despacho para evitar o uso do termo violência obstétrica, disponibiliza em seu site um material didático sobre o assunto. Veja a seguir e entenda melhor:

violência obstétrica o que é

Imagens: Ministério da Saúde

violência obstétrica acompanhante

Fonte: Ministério da Saúde

Publicidade
violência obstétrica gestante

Imagens: Ministério da Saúde

violência obstétrica frases

Fonte: Ministério da Saúde

Outros exemplos de violência obstétrica incluem negação do direito à maternidade; negação de sua sexualidade; julgamentos, chacotas e piadas; falas infantilizadas para se referir à mulher; desrespeito do direito à acessibilidade da informação durante o acompanhamento pré-natal, parto e aborto; restrição da participação da mulher no parto; cesáreas desnecessárias e indesejadas; laqueadura sem consentimento; quebra de sigilo e da confidencialidade; descaso nas situações de violência física, psicológica e sexual; descaso sobre o direito ao planejamento reprodutivo e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, vírus da imunodeficiência humana (IST/HIV/Aids); barreiras físicas para o acesso ao serviço de saúde; falta de acessibilidade para marcação de consultas e realização de exames.

Denuncie!

Caso a mulher seja vítima de violência obstétrica, é muito importante que ela denuncie. A denúncia pode ser feita na própria unidade de saúde onde ela foi atendida, ou na justiça. Nessas horas, ter apoio e se cercar de informação segura também é muito importante. Por isso, uma dica é procurar por grupos de apoio a mulheres, como nas redes sociais, para trocar experiências e adquirir conhecimento para buscar seus direitos. A união é muito importante para evitar que esses casos continuem acontecendo.