O drama é o mesmo para a maioria das mulheres: durante a gravidez, nos sentimos lindas com nossos cabelos, que se tornam mais brilhantes e volumosos. Mas depois que o bebê nasce, tudo muda e os fios começam a cair (ah, que vontade de chorar!). Sei bem como esse momento pode ser desesperador, e como ele pode interferir na autoestima no pós-parto. Por isso, reuniu dicas naturais para ajudar as mamães que estão passando por essa situação. Vem ver!

queda de cabelos no pos parto

Por que a queda de cabelo ocorre?

Os cabelos costumam mesmo ficar mais bonitos e saudáveis na gestação – não foi apenas impressão sua. Isso acontece devido a certas alterações hormonais, como o aumento do estrógeno no corpo da futura mamãe. Entretanto, depois que o filho chega ao mundo, muitas mulheres começam a notar que os fios estão caindo. Segundo especialistas, esse sintoma pode surgir 60 dias após o nascimento do bebê e persistir por até seis meses.

Publicidade

A explicação científica para a queda dos cabelos depois da gravidez é que os níveis hormonais da mamãe voltam a ser como eram antes – assim, todos os fios que não caíram durante os nove meses, começam a despencar. Dessa maneira, surge esse fenômeno, que tanto assusta as mulheres que acabaram de ter um bebê. Se você está passando por isso, não se desespere: algumas medidas simples podem ajudar a amenizar o problema (coisas que você mesma pode fazer em casa, sem estourar o orçamento da família em um salão de beleza!):

1) Alimente-se bem: uma das maneiras de prevenir a queda é garantir que você está ingerindo todos os nutrientes necessários. Por isso, consuma alimentos como frutas, vegetais, legumes, proteínas e grãos, que garantem a saúde dos fios. Parece besteira, mas faz diferença!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

2) Faça uma receita milenar: o conhecido cabelereiro Marco Antônio de Biaggi compartilhou o modo de preparo de uma mistura que, segundo ele, pode ajudar (e muito!) a evitar as temidas quedas:

INGREDIENTES
– 1/4 de limão picadinho (com casca e tudo)
– 1 maçã picada bem fininha (com casca e tudo)
– 1 cenoura picada bem fininha (com casca e tudo)
– 1 litro de água fervendo

MODO DE PREPARO
Em uma vasilha, coloque os ingredientes e adicione a água fervendo, como em uma infusão. Deixe a mistura esfriar antes de beber. Importante: você deve beber toda a infusão no mesmo dia!

3) Hidrate-se: tomar água, sucos, água de coco e outras bebidas saudáveis é muito importante. Nunca se esqueça de que a hidratação começa de dentro para fora, e que, como outros tecidos, o capilar também precisa de ingestão de líquidos.

Publicidade

4) Evite se estressar: eu sei que a rotina de uma mãe de recém-nascido não é nada fácil. Temos que dar conta de tantas coisas, que muitas vezes ficamos nervosas e esgotadas. Mas cuidado: além de todos os outros malefícios, o estresse também pode causar queda de cabelo. Mostre para as pessoas próximas que você precisa de ajuda e, sempre que possível, tente relaxar.

5) Cuide do seu cabelo: limpar o couro cabeludo é fundamental para evitar o acúmulo de produtos, que podem causar caspa e até mesmo quedas. Na hora do banho, busque massagear com delicadeza os fios e sempre opte por cosméticos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo – como cacheados, lisos, secos ou oleosos.

6) Evite prender: se você tem cabelos compridos como eu, sabe que, para realizar algumas tarefas com os filhos, é quase impossível não prendê-los (parece que “rabo de cavalo” é o penteado oficial de quem se tornou mãe, não é mesmo?). Mas, na medida do possível, deixe os fios soltos. A queda pode ocorrer devido ao atrito dos elásticos de cabelo.

7) Redobre os cuidados no inverno: os cabelos costumam sofrer no frio, já que são submetidos com mais frequência às altas temperaturas nos banhos e também aos secadores e chapinhas. Por isso, se você está com problemas de queda, abandone esses vilões e tente lavar os fios em uma temperatura mais amena. Faz toda a diferença!

Se o problema estiver fora do controle e persistir mesmo com todas essas medidas, procure um médico dermatologista. Ele saberá orientá-la da melhor maneira e poderá sugerir alguns tratamentos específicos para tratar a queda.