X

Ultrassom com Doppler: qual a importância e quando deve ser feito

Foto: Freepik

O Ultrassom com Doppler é um dos vários exames que são necessários no pré-natal. Tão importante quando o ultrassom normal e com resultados ainda mais específicos sobre possíveis complicações para a mãe e para o bebê, ele se torna imprescindível na hora de investir nos exames e consultas. 

Confira a seguir, porquê o Ultrassom com Doppler é tão importante, o que ele identifica e quanto custa. 

Qual a diferença do ultrassom comum para o Ultrassom com Doppler?

Foto: Freepik

Na base, os dois exames são feitos com ondas sonoras que, emitidas em uma frequência específica, se convertem em imagens ao colidir com itens sólidos (no caso, o feto e a parede uterina da mãe). 

O Ultrassom com Doppler segue o mesmo princípio, mas vai além. As ondas emitidas pelo equipamento são capazes de avaliar a circulação de vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um determinado local ou órgão. Por causa dessa análise minuciosa, o Ultrassom com Doppler pode ser feito até mesmo por pacientes que não gestantes, em casos de tireóides, problemas renais, etc. 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
🎁 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O que pode ser detectado durante o exame?

Foto: Freepik

No Ultrassom Doppler, há uma espécie de coloração virtual que ajuda na identificação do fluxo sanguíneo, oxigênio e batidas cardíacas do bebê. Assim, o exame é capaz de detectar desde problemas de desenvolvimento, até baixo fluxo sanguíneo e oxigênio, tanto da mãe quanto do bebê. Confira abaixo tudo que pode ser visto com o ultrassom:

  • Fluxo sanguíneo da placenta, mãe para o filho.
  • Estreitamento ou obstrução de fluxo sanguíneo para o bebê.
  • Atividade cardíaca fetal.
  • Formação dos órgãos do bebê.
  • Quantia de líquido amniótico.
  • Restrição de crescimento fetal por problemas relacionados ao fluxo sanguíneo.
  • Varizes venosas.
  • Trombose.
  • Dilatações como aneurismas, na mãe.
  • Diagnóstico de sofrimento fetal.
  • Acompanhamento de gestações com diferentes formações de placenta.
  • Doenças cromossomiais (se feito ainda no primeiro trimestre).
  • Aparelho circulatório fetal.

 

Para que servem os diagnósticos?

Foto: Freepik

A extensa lista de doenças detectadas pelo Ultrassom do Doppler podem causar os mais diferentes problemas, tanto para a mãe quanto para o bebê. Assim, o exame funciona, principalmente, com o caráter preventivo. 

No momento que ele apontar alguma alteração preocupante no sistema circulatório da mãe ou do bebê, é possível começar um tratamento para reverter o quadro antes que seja tarde demais e aconteça alguma complicação no parto, pré-parto e até mesmo sofrimento fetal. 

Não deixe para fazer o Ultrassom com Doppler apenas quando suspeitar de alguma complicação. Use-o de maneira preventiva e o inclua nos planos do pré-natal. 

 

Qual o foco principal do Ultrassom com Doppler para gestantes?

Foto: Freepik

A importância do exame está ligada principalmente ao crescimento do bebê. O saúde da placenta, o fluxo sanguíneo, todos eles contribuem para o crescimento e alimentação do feto. Caso, estejam com algum problema ou complicações, o crescimento do bebê pode ser diretamente afetado. 

Casos de fetos pequenos para a idade gestacional (PIG), por exemplo, podem ser detectados por meio do Ultrassom com Doppler. Uma vez que ele indica a ausência ou restrição do ganho de peso. 

A partir de que momento da gravidez posso fazer o exame?

Foto: Freepik

Muitas gestantes escolhem fazer o Ultrassom com Doppler apenas na reta final da gravidez. Porém, é possível fazê-lo a partir do primeiro trimestre, para examinar a saúde da placenta e o cordão umbilical, ambos responsáveis pela passagem de nutrientes e desenvolvimento do bebê. 

Além disso, é possível conferir a frequência cardíaca do bebê e até mesmo as veias do cérebro. Verificando se a oxigenação no local está de acordo com o esperado. 

Então, o recomendado é que o exame seja feito pelo menos duas vezes ao longo da gravidez. Uma no primeiro trimestre e outra entre o sexto e nono mês de gestação. 

 

Qual o valor do Ultrassom Doppler?

Foto: Freepik

O preço do exame pode variar muito conforme a localidade, região, laboratório e convênio médico. Entretanto, ele costuma ficar entre R$ 150 e R$ 500. 

A boa notícia é que muitos planos de saúde cobrem o Ultrassom com Doppler e  ele está disponível também no SUS – porém, a fila de espera pode ser um pouco desanimadora, é bom se programar com antecedência! 

O importante é não deixar de fazer o exame. Os cuidados na gravidez são importantes e podem mudar a vida da mãe e do bebê! 

 

Leave a Comment