Esse mês saiu um artigo na BBC que achei muito curioso: foi criado em Israel um monitor de dilatação pré-parto do tamanho de uma moeda de 1 dólar, que é instalado no colo uterino e que transmite os dados por tecnologia Bluetooth a um receptor (que pode ficar no celular ou em uma pulseira da gestante, por exemplo). A ideia é permitir à mulher a monitoração da própria dilatação uterina nos momentos que antecedem o parto, para que ela possa ir à maternidade no momento ideal, sem ter que passar por tantos exames manuais (realizados normalmente por ginecologistas).

dilataçao

O dispositivo foi desenvolvido por Maayan Pokshivka, engenheira médica, como projeto de finalização de seu curso na Faculdade Afeka e demorou um ano para ser concluído. Segundo a diretora de projetos da Faculdade, o exame manual atual seria inexato, uma vez que se baseia em uma análise subjetiva por toque de quem está avaliando a gestante. O protótipo ainda precisa passar por testes clínicos e pelos entraves burocráticos, mas poderia ser liberado para comercialização em apenas um ano.

Por outro lado, o artigo cita a opinião de um especialista e professor da USP de Ribeirão Preto contrária ao dispositivo. Ele afirma que outros fatores devem ser avaliados no pré-parto além da dilatação, como a frequência e intensidade das contrações e o movimento de descida do feto. E que essa avaliação não poderia ser feita pela gestante, em casa.

Publicidade

Fiquei pensando se o dispositivo seria útil para as gestantes que pretendem realizar seu parto em casa, ou mesmo para aquelas que pretendem ir à maternidade, mas evitando procedimentos médicos desnecessários (e acho que para muitas mulheres um dispositivo desses seria bem interessante, até mesmo para diminuir a ansiedade nos últimos dias de gestação). Por outro lado, me pergunto se ele não estimularia uma falsa sensação de controle da situação pela grávida, que poderia ignorar outros sinais sobre a saúde do feto que precisariam ser avaliados. Como eu ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto, deixo a pergunta para vocês: o que acharam sobre o novo monitor? Será que ele seria mesmo útil? Você usaria um? Conta pra gente!

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!